Tudo sobre Virgem (24/Ago a 22/Set)


Virgem
Elemento: Terra    Qualidade: Mutável
Regente: Mercúrio    Símbolo: Virgem
Modo: Sensação, Pensamento    Lema: Eu sirvo
Atrações: Gêmeos, Peixes, Touro
Cores: Prata, Índigo, Violeta escuro
Plantas: Gualtéria, Artemísia, Alfeneiro
Partes do Corpo: Abdome, Intestino delgado e grosso, Pâncreas, Baço, Sistema metabólico

PERSONALIDADES

Em alguns aspectos do caráter, os nascidos sob a Cúspide Leão-Virgem são altamente reservados, em outros, extrovertidos. Naturalmente, esses elementos aparentemente contraditórios são apenas dois lados de uma mesma moeda. Para revelar o que se encontrava anteriormente escondido, antes é preciso haver segredos. Além disso, pode-se argumentar que uma razão para que haja algo escondido é para que possa um dia ser revelados com maior impacto.

Felizmente, muitos nascidos sob esta cúspide têm o bom senso do momento propício para agir, isto é, o momento certo para realizar algo. Mestres do efeito, sabem quando manter silêncio e quando falar. Portanto, tanto o que escondem quanto o que revelam pode ser usado como meio, técnica e mesmo arma para ajudá-los a alcançar seus fins de forma muito sutil ou dramática. Toda personalidade de cúspide encerra elementos conflitantes, sendo influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes.

Felizmente aqui, um dinamismo orgânico é estabelecido, onde os elementos práticos e mundanos de Virgem combinam-se perfeitamente com as qualidades intuitivas e explosivas de Leão. Embora tipos intuitivos e abertos à sensação, os "Levirginianos" também se encontram sob a influência de Mercúrio, que promove o pensamento lógico. A mundanidade de Virgem é algo mitigada por essa influência, uma vez que os nascidos sob esta cúspide tendem a ser mais discriminativos e menos abertamente sensuais. O quarto modo, o sentimento, está em falta aqui, e portanto, os "Levirginianos" podem ser algo inacessíveis, tanto em relação às suas próprias emoções profundas quanto às dos outros.

ATRAÇÕES : As pessoas nascidas sob a Cúspide Leão-Virgem em geral se sentem mais atraídas por pessoas de outras cúspides, sobretudo as de Peixes-Áries (19 a 24 de março) e Touro-Gêmeos (19 a 24 de maio).

Conselho: Não acuse o mundo por não reconhecê-lo se você se esconde. Seja mais transparente - deixe as pessoas verem o que você realmente é. Cuidado ao manter segredos até para você mesmo. Permita que os outros o vejam, compartilhando alegrias e tristezas.

Pessoas de Virgem I são em geral francas e diretas. Em geral, os nascidos neste período que são dotados de capacidade de liderança aplicam seu talento e energia servindo de modo prático a algum grupo ou causa. Os que operam em uma esfera mais orientada para o pessoal têm menos chance de alcançar o sucesso. Os nativos de Virgem I são excelentes companheiros, colegas e sócios. Evitando ser o centro das atenções, muitos preferem trabalhar em grupo ou nos bastidores, desfrutando, assim, de uma sensação de liberdade conferida pelo anonimato. Outros optam por trabalhar sós e podem até parecer solitários ou isolados dos outros. Na verdade, fortes mas altruístas, os nascidos em Virgem I são capazes de trabalhar satisfeitos, sem se queixar durante anos, com pouca recompensa material.

Os nascidos no período de Virgem I sabem que sempre há um jeito de se conseguir algo. Muitas vezes, o segredo de sua confiança está em saber como reduzir tarefas a um sistema ou como superar obstáculos técnicos pela prática. Um perigo, naturalmente, é o de sua vida tornar-se muito inflexível devido ao programa rígido que seguem. Nesse caso, o processo pode se revelar mais importante que o objetivo. Como pais, os nascidos em Virgem I devem cuidar para não serem muito severos ao estabelecer regras para os filhos. Por outro lado, quando propensos a dar-lhes liberdade, podem ser igualmente capazes de arquitetarem um sistema em torno desta idéia.

Pessoas nascidas neste período são excelentes amigos que, apesar de não serem particularmente brilhantes ou esfuziantes, podem servir de porto seguro em tempos de aflição. Devido à sua fidedignidade, alguns atraem indivíduos instáveis que alimentam dependência. Assim, apesar de parecerem ser infinitamente capazes de serem úteis e construtivos, os nativos de Virgem I devem proteger-se contra os que exigem demais de suas energias.

Os nascidos neste período adoram elaborar idéias, esquemas e sistemas de pensamento por meio da fala e da escrita. Em geral, encontram centenas de exemplos para abonar suas opiniões, mas podem apresentar a tendência para fixar-se em uma única idéia ou corrente de pensamento, excluindo as demais. Também podem apegar-se a uma determinada pessoa de forma obsessiva, sobretudo quando têm dificuldade para fazer amizades duradouras e profundas.

Conselho: Suavize um pouco sua postura - aceite o que vier e o que se for naturalmente. Procure manter separados seu trabalho e sua vida particular. Recolha-se mais e exija fidelidade dos outros também. Proteja-se de bajuladores e parasitas. Ocasionalmente, seja mais egoísta e não tenha vergonha de exigir benefícios para si.

Pessoas de Virgem II são difíceis de penetrar. Sua natureza paradoxal e muitas vezes misteriosa parece resistir a explicações. Parte da razão disso é que o nativo de Virgem II está com freqüência envolvido em empreendimentos altamente pessoais, difíceis de comunicar ou partilhar. Sua busca e luta pessoal é uma aventura solitária.

O poder do intelecto figura de forma proeminente na personalidade de Virgem II. Os nascidos neste período usam bem a mente em uma variedade de atividades científicas, técnicas e práticas, em geral aperfeiçoando sua arte ou habilidade a um alto nível de perícia. Também dão grande ênfase à manutenção de padrões em seu trabalho. Infelizmente, podem impor os mesmos rigorosos padrões a indivíduos menos capazes ou mais despreocupados, que acham difícil viver segundo tais expectativas. Quando estendem seu sistema de valores para a esfera moral, como freqüentemente o fazem, podem parecer aos outros pessoas algo desagradáveis ou mesmo exigentes. Felizmente, os nascidos neste período raramente operam segundo um padrão duplo e permanecem vigilantes no que se refere à justeza de suas ações.

Assim, a aprovação ou desaprovação desempenha papel importante para eles. Os nascidos neste período que foram rejeitados, tiveram amor negado ou foram criticados indevidamente na infância podem repetir tal comportamento com seus filhos ou parceiros na vida adulta. Embora aceitando várias perspectivas e abertos a novas descobertas, os nativos de Virgem II podem não ser tão abertos a aceitar a personalidade e as fraquezas dos outros. Quando internalizam atitudes paternas, podem ser extremamente exigentes e críticos consigo mesmos, concedendo-se pouco descanso e gerando uma constituição nervosa.

Como muitos nativos de Virgem II apresentam uma aparência externa suave e amigável, pode-se julgá-los acessíveis. Entretanto, quem se opõe a eles jamais esquece a intensidade de sua reação. Tanto homens como mulheres nascidos neste período podem estar entre os mais fisicamente atraentes de todo o ano; se não são dotados naturalmente de boa aparência, em geral conseguem tornar-se atraentes.

Conselho: Procure manter a flexibilidade e a aceitação sem comprometer seus altos padrões. Abra o coração nos relacionamentos amorosos. Esteja ciente de seu lado que condena e não perdoa. Amabilidade, bondade e diplomacia são traços que merecem ser desenvolvidos. Cuidado para não se colocar acima da lei ou à parte da sociedade. Não tenha receio de mostrar sua vulnerabilidade.

Pessoas de Virgem III não são tímidas quanto a exigirem o que precisam. Centram-se no que é adequado para eles e não para os outros. O lado obediente e orientado para o trabalho do virginiano não é tão evidente aqui, o que, entretanto não deve dar a impressão de que os nativos de Virgem III sejam mercenários ou frios. Na verdade, precisam dar e receber carinho e amor como todos nós, mas podem ser muito mais seletivos em relação a como e sob que condições partilhá-los. Também podem ser altamente discriminativos quanto à qualidade de seus sentimentos e a dos outros.

Os nativos de Virgem III especializam-se em utilizar o pleno poder de seus processos mentais para lidar com a situação imediata. Entretanto, podem perder o equilíbrio se seu centro emocional for perturbado. Em geral, têm dificuldade para lidar com as emoções. Como tendem a tomar tudo literalmente e dão grande primazia ao lado intelectual, não demonstram muita simpatia pela condição do outro. Desprezam sobretudo a autopiedade e a falta de autocrítica. Assim, são particularmente severos com os muito permissivos ou que parecem gostar de sua fraqueza. Mas os nascidos em Virgem III reservam seu escárnio mais feroz para os que os traem ou sabotam seus planos - podem ou não exigir retribuição de tais pessoas, mas certamente os ignorarão e os evitarão no futuro.

Além de sua aversão ao caos, os nascidos em Virgem III exemplificam os traços característicos do virginiano de ordem e asseio. Outro traço positivo é sua autoconfiança. Entretanto, podem ser quase cruéis ao implementar suas idéias, muitas vezes empregando uma eficaz combinação de exigência frontal e manipulação sutil. Quando suas paixões se fixam em um indivíduo, sua capacidade de lealdade e serviço é grande, mas também o é sua capacidade de controlar e dar ordens. Devem precaver-se de dominar os menos determinados e obstinados.

Embora os nativos de Virgem III muitas vezes demonstrem uma intensa ambição, seu desejo de ser excepcional raramente manifesta-se como extravagância. De fato, sua aversão ao excesso de emocionalismo, ostentação ou agitação os poupa de muita aflição e complicação desnecessária à vida.

Conselho: Procure ser mais solidário em relação aos sentimentos dos outros. Nem todos possuem uma vontade tão forte e direcionada como a sua. Não se atenha ao intelecto; cultivar o amor pela comida, pelo sono e por atividades sensuais é essencial para firmar sua energia. Não se esconda por trás, tampouco se apóie tanto naqueles que o desejam servir.

Os "Virlibrianos" ocupam-se muitas vezes com a busca da beleza e da sensualidade. Talvez se sintam atraídos por pessoas atraentes, pelas artes, objetos preciosos e afins ou desejam tornar a si, os membros da família, o espaço em que vivem ou seu estilo de vida esteticamente mais atraentes. Não é de se admirar que os nascidos sob esta cúspide, devido à sua atenção e interesse por detalhes, saibam muito bem como manter o funcionamento harmonioso e bem integrado de um negócio, um projeto ou uma atividade da família.

Toda personalidade de cúspide encerra elementos conflitantes, sendo influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes. No caso dos nascidos sob a Cúspide Virgem-Libra, entretanto, as diferenças podem se tornar plenamente integradas em torno do tema central da Beleza. Ambos, Virgem e Libra, estão interessados em assuntos de gosto e ideais estéticos. Contudo, como tipos sensação-pensamento, podem carecer de profundidade nas esferas emocionais e intuitivas, o que pode levar alguns a considerá-las superficiais.

Inegavelmente, os "Virlibrianos" se interessam pela aparência externa das coisas. Mas, muitas vezes, o que estão buscando é uma perfeita representação externa de sua visão interna, que vem de seu interior mais profundo.

ATRAÇÕES : Pessoas nascidas sob a Cúspide Virgem-Libra em geral se sentem mais atraídas por outras pessoas de cúspides, sobretudo as nascidas em Capricórnio-Aquário (17 a 22 de janeiro) e Áries-Touro (19 a 24 de abril).

Conselho: Não se preocupe demais com as aparências. Mantenha-se vivo em sua busca pela beleza - evite perder o interesse, preocupar-se demais com a moda ou tornar-se compulsivo. Cuidado para não negligenciar objetivos espirituais ou cair presa de excessivo materialismo. Mantenha seu sistema nervoso sob controle.



Publicações mais recentes