Tudo sobre Touro (21/Abr a 21/Mai)


Touro
Elemento: Terra    Qualidade: Fixo
Regente: Vênus    Símbolo: Touro
Modo: Sensação    Lema: Eu tenho
Atrações: Libra, Escorpião, Capricórnio
Cores: Todas as nuances de azul; Verde-escuro
Plantas: Margarida, Dente-de-Leão, Lírio
Partes do Corpo: Ouvidos, Cordas vocais, Pescoço e Garganta, Palato, Glândulas salivares, Cerebelo

PERSONALIDADES

Os nascidos na Cúspide Áries-Touro são personalidades marcadamente dominantes, capazes de impactar seu ambiente com grande força e exercer controle sobre os que estão a sua volta. Sejam eles líderes ou não, podem construir carreiras sólidas de várias formas: ascendendo na empresa, estabelecendo-se como freelancers influentes, criando uma família ou uma boa situação no lar, ou construindo uma base financeira sólida. Pessoas de Áries-Touro sentem-se muito pouco à vontade quando forçadas a abrir mão de sua autonomia ou compelidas a submeter-se à autoridade de outro. Por outro lado, precisam evitar serem vitimizadas ou oprimidas por seu próprio desejo e ambição.

Toda personalidade de cúspide compreende elementos conflitantes, por ser influenciada por dois signos adjacentes, muito diferentes. Como a personalidade Áries-Touro combina os traços ardentes, impulsivos e intuitivos de Áries com os mundanos, sensuais e práticos de Touro, podem surgir conflitos frustrantes entre as considerações imaginativas e as realistas. Por outro lado, as qualidades conferidas pelo elemento terra servem para equilibrar, acalmar e tornar mais práticas estas energias ígneas (do Fogo). Os tipos intuição/sensação nascidos sob esta cúspide podem às vezes carecer de sensibilidade emocional.

"Tourarianos" são altamente estratégicos em pensamento e ação, o que é demonstrado por sua capacidade de superar desigualdades aparentemente avassaladoras, guiados por um instinto infalível que lhes diz quando esperar e quando agir. Mestres de completo e esmerado preparo, não têm pressa alguma em alcançar resultados imediatos.

ATRAÇÕES : Pessoas nascidas na Cúspide Áries-Touro em geral sentem-se mais atraídas por outras pessoas de cúspides, sobretudo as nascidas em Touro-Gêmeos (19 a 24 de maio) e Escorpião-Sagitário (19 a 24 de novembro).

Conselho: Tente não dominar os outros. Aprenda a retroceder e a deixar que as coisas aconteçam como devem acontecer. Embora sinta muita vontade de realizar o trabalho, dê chance aos outros para fazerem ao seu modo, mesmo que cometam erros. Tente permanecer sensível aos sentimentos dos outros.

Pessoas de Touro I são pragmáticas e obstinadas. São as que mais se parecem com a imagem comum da teimosia do Touro. Quando recebem um pedido ou proposta, que, na sua opinião, é apenas de complicação desnecessária ou perda de energia, invariavelmente dizem não sem nenhum arrependimento. Isto não indica, contudo, que o Touro I é desumanamente inflexível, pois pode estar aberto a sugestões e à inovação em circunstâncias adequadas. Além disso, o nativo de Touro I é suscetível a ceder a encantos, sobretudo quando origina-se do objeto de um amor intenso ou de um filho favorito, por exemplo.

Os aspectos físicos da vida são o que mais interessam às pessoas nascidas no período de Touro I. Construir uma casa confortável e bela, desfrutar dos prazeres da mesa e da cama, envolver-se em esportes e recreação e administrar os afazeres domésticos são o seu forte. De fato, os aspectos de manutenção de qualquer empreendimento podem envolver o nativo de Touro I mais do que a empolgação da fase inicial. Idéias abstratas são fonte de fascinação ou inspiração por algum tempo, mas as de natureza prática, que podem ser trabalhadas no mundo real, são que continuam a prender sua atenção.

O nativo de Touro I pode ser extremamente agradável e despreocupado - desde que tudo corra sem problemas. Entretanto, mostra um lado menos agradável de sua natureza a qualquer um que considerar criador de problemas. Quando as coisas não estão bem, pode mergulhar em depressão emocional por períodos prolongados de tempo. Em vez de agir prontamente em face a um problema sério o Touro I pode optar por esperar. O aspecto vantajoso deste traço é que, por resistir a ações precipitadas. Muitas vezes maximiza suas chances de sucesso. O aspecto desvantajoso é que pode esperar tempo demais; o nativo de Touro I muitas vezes perde oportunidades na vida por excessiva cautela.

Gosta muito do papel de chefe ou pai, mesmo que qualidades fortes de liderança e ambição não sejam necessariamente características dos nascidos neste período. A imagem de alguém que gosta de proteger, ajudar e acalentar é muito importante para eles. Um dos talentos mais fortes de Touro I é a capacidade de construir grupos coesos na base da harmonia e da cooperação. Touro I compreende que a capacidade de avançar em harmonia com os outros pode ser tão importante quanto o talento ou a inteligência no trabalho.

Conselho: Tome cuidado para não assumir responsabilidades em excesso. Trabalhe conscientemente para mudar a si mesmo de tempos em tempos. Cuide para não postergar em nome da prudência ou do bom senso. Abra seus horizontes expondo-se a disciplinas e pontos de vista diferentes.

Indivíduos de Touro II interessam-se pelo desenvolvimento e transmissão de idéias e técnicas. Não importa sua classe social, sua profissão ou ocupação, os nascidos neste período têm uma mensagem a dar. Portanto, é extremamente importante que encontrem alguém que queira escutar. O tamanho da platéia pode variar de um simples amigo a centenas de pessoas, mas as observações de Touro II são memoráveis e tendem a ser repetidas pelos outros e até registradas. Pessoas de Touro II instigam os outros a pensar no que dizem e podem de fato ser muito influentes.

Mesmo que não sejam professores por vocação, pessoas de Touro II muitas vezes se engajam em atividades similares. Além disso, sem verbalizar seus pensamentos, muitos nascidos neste período podem liderar pelo exemplo, uma espécie de ensinamento, na verdade, superior ao aprendizado por meio de livros. Este tipo de nativo de Touro II acredita em falar tudo claramente e em colocar em prática suas crenças para que todos vejam. Estas crenças não são necessariamente conservadoras - na verdade, muitos evidenciam comportamento pouco convencional e até mesmo radical.

Os nativos de Touro II são influentes em sua esfera de atuação e como suas idéias raramente são irresponsáveis, mas tratam de assuntos atuais ou sérios, tendem a impactar bastante a vida dos outros. Infelizmente, o Touro II com o tempo pode tornar-se muito didático e convencido de sua infalibilidade. Este tipo de Touro terá de trabalhar sua flexibilidade e aceitação se não quiser ficar encurralado. A vida do Touro II pode ser solitária, uma vez que os nativos deste período têm uma dupla necessidade de aprender com os outros, mas também de manter alguma distância entre eles e a sociedade. Como pais, devem cuidar para não afastar-se dos filhos; como empregados, dos colegas. O Touro II valoriza extremamente sua privacidade - é importante para ele organizar seu tempo conforme lhe seja mais adequado e, portanto, não recebe bem intromissões inesperadas.

Conselho: Procure ser mais afetivo e bem-humorado. Cuidado com atitudes ásperas, dogmáticas ou inflexíveis. Lembre-se de que os outros também têm o que ensinar e que o melhor professor é muitas vezes um eterno estudante. Dê o bom exemplo admitindo seus erros. Revise e trabalhe periodicamente suas idéias.

Os nativos de Touro III valorizam muito a natureza e o comportamento natural. No entanto, paradoxalmente, podem sofrer de inibição ao se depararem com críticas, ostracismo (punição de exílio) ou atitudes desencorajadoras. Os indivíduos de Touro III são em geral extremamente sensíveis e precisam de liberdade para se expressarem, sem medo de censura.

O Touro III tende a ser autodidata e em geral evita o aprendizado institucionalizado. Não apenas aprende pela experiência, mas também com a natureza. De certa forma, estes espíritos livres vêem o bebê como o ideal da auto-expressão desinibida. Por esta razão, também gostam muito de animais.

Muitas vezes o Touro III é censurado por sua ingenuidade. Pode-se até considerar seu ponto de vista primitivo; mas na verdade o que ele busca é o meio mais simples e direto de se expressar. A maioria dos nativos deste período prefere seguir o caminho de menor resistência, mas o que consideram fácil pode ser muito difícil ou até incompreensível para os outros. Com freqüência enfrenta problemas quando não se conforma com as normas sociais. O Touro III bem-sucedido é altamente resistente à crítica negativa e tentativas de derrotá-lo. Os menos fortes, entretanto, podem adquirir hábitos nervosos, comportamento neurótico ou até tornarem-se profundamente deprimidos.

O nativo de Touro III com freqüência tem uma graça natural. Muitas vezes os outros se impressionam com sua integridade e sentem que encontraram uma pessoa completa. Contudo, o nativo de Touro III pode não ser realmente tão "completo" como parece. Conflitos e frustrações ocultos sobram em muitos nativos deste período que, apesar de parecerem naturais, podem acalentar desejos difíceis de realizar. O Touro III mais extravagante pode usar seu talento dramático e personalidade alegre como uma capa para encobrir sua insegurança, da qual é dolorosamente consciente.

Conselho: Mergulhe fundo e explore as profundezas de sua personalidade. Tente levar a vida com um pouco menos de seriedade se quiser que os outros façam o mesmo com você. Por outro lado, nunca desista de sua abordagem natural e instintiva à vida. Estabeleça padrões mais elevados e espere mais de si mesmo.

De várias formas as pessoas nascidas sob a Cúspide Touro-Gêmeos podem ser consideradas eternas adolescentes. São energéticas, convincentes e inventivas. Gostam muito do que fazem, não importando o que seja. Como são também versáteis, podem se cansar (e os que os cercam) ao desejarem fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Precisam aprender a limitarem-se e a explorarem bem pelo menos uma alternativa antes de passarem para outra. Entretanto, quando estas pessoas dinâmicas não estão ativamente perseguindo um objetivo, adoram falar sobre o que acontece à sua volta. A vida sem comunicação seria realmente triste. Os nascidos nesta cúspide caracterizam-se por um intercâmbio verbal ativo e são em geral talentosos nisso. Às vezes, contudo, tal intercâmbio torna-se uma via de mão única, em que apenas o "Tougêmeos" fala.

Toda personalidade de cúspide compreende elementos conflitantes, por ser influenciada por dois signos adjacentes bastante diferentes entre si. Como a personalidade "Tougêmeos" combina os traços mundanos e sensuais de Touro com os etéreos, instáveis e expansivos de Gêmeos, podem surgir conflitos entre considerações físicas e mentais. Caracterizados por serem sensação/pensamento, os nativos desta cúspide podem carecer de sensibilidade emocional e não confiar o bastante em suas intuições. Por isso, podem ruminar excessivamente questões emocionais e ao mesmo tempo parecerem muito frios ou antipáticos com relação aos sentimentos dos outros. Devido ao seu ritmo frenético, são propensos a explosões, tanto físicas quanto mentais. Entretanto, têm boa chance de alcançar sucesso duradouro se conseguirem desenvolver a auto disciplina e orientarem-se de forma eficiente.

ATRAÇÕES : Os nascidos sob a Cúspide Touro-Gêmeos em geral sentem-se mais atraídos por outras pessoas de cúspides, sobretudo as nascidas nas Cúspides Áries-Touro (1 a 24 de abril) e Sagitário-Capricórnio (19 a 25 de dezembro).

Conselho: Monitore cuidadosamente o ritmo de suas atividades. Procure ser mais consistente e menos casual ao descartar pessoas e idéias. Não se apresente de forma tão prepotente. Desligue o motor mental de tempos em tempos. Confronte seus medos e suas inseguranças.



Publicações mais recentes