Encontrar Deus

Hoje, nesta noite chuvosa, estava pensando um pouco como tantas pessoas buscam a Deus em suas vidas, infelizmente sem grande sucesso. Muitas vezes, diante de angústias e dificuldades, muitos questionam: onde está Deus agora? Como ele deixa isso ocorrer?

Penso que talvez o erro desses buscadores seja mais básico, mais profundo. Não acho que o grande problema seja eles estarem buscando no lugar errado, deixando de fazer algo essencial nessa busca (algum mandamento) ou cometendo algum sério pecado.

Nada disso, para mim, é o ponto crucial. Após meditar sobre esse assunto, posso dizer que o grande problema é a própria ideia básica de que devemos buscar Deus, ou seja, que devemos percorrer um caminho definido, com diversas etapas, com sucessivas provas e purificações, para daí podermos contemplar Deus, como um resultado de um esforço pessoal, uma recompensa por seu mérito nessa caminhada.

Associada a essa ideia está a de que a vida é uma escola, que estamos aqui para aprender, nos aperfeiçoar, e só depois de muito esforço chegaremos mais perto de Deus.

Tudo isso faz sentido sim, tem seu valor, já que é importante termos interesse em melhorar, em se relacionar melhor com os outros, em realizar coisas boas, não é a toa que vivemos nesse mundo, que tantos desafios enfrentamos, mas nada disso é realmente essencial.

Pois a realidade mais profunda e incrivelmente simples é que não precisamos fazer nada para chegar a Deus, porque já estamos em Deus, aliás Ele está em todo lugar, e nós somos unos em essência com Ele. Basta se abrir, aqui e agora, e deixar a Luz de Deus, o Amor Divino, chegar e inundar você, de forma consciente.

Assim, precisamos somente ter consciência disso, ou melhor, ser essa consciência, viver o mais intensamente e profundamente possível. O caminho serve somente para nos dar mais elementos para essa tomada de consciência, na realidade o caminho não tem um destino definido, ele termina na hora que "cai a ficha", ou seja, que percebemos que não temos que chegar ou fazer mais nada, que Deus está conosco agora, como sempre esteve.

Esse momento especial, que na realidade é dividido em várias etapas, não vem de um esforço nosso, não é uma recompensa ou algo assim, não é proporcional ao nosso mérito. É muito maior, é indescritível, e nos mostra um flash do Amor Divino, e o quanto somos muito maiores do que em geral pensamos. Podemos chamar de "estado de graça" e é parte de nossa essência, perfeitamente acessível a qualquer um, na realidade é um direito nosso, quase um destino.

Posso citar uma analogia muito útil: tudo se passa como se Deus estivesse sempre ali, dentro de nós, só que em geral nós botamos um monte de cortinas que "escondem" isso de nós. O caminho serve para que tenhamos condição de retirarmos, aos poucos, essas cortinas, e descobrirmos, de forma cada vez mais clara, Deus, que já estava lá. É mais ou menos isso.

Assim, não devemos ficar tão preocupados em acertar sempre, em fazer tudo certo, em sempre superar as dificuldades, já que nada disso é tão importante assim. Maior que tudo é o infinito Amor e a Graça divina, que estão sempre conosco, é só perceber e curtir. Desejo a todos que vivam de forma intensa, sejam vocês mesmos e possam estar prontos para encontrar Deus, aí mesmo, dentro de vocês.

Vinicius S. Figueiredo

Colaborador do Portal Esotérico: Vinicius S. Figueiredo é Engenheiro, estudioso de temas místicos, publica textos de temática espiritual no blog: palavrasaoventomistico.blogspot.com.br

---

O Portal Esotérico não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos e/ou serviços prestados por seus colaboradores.

Compartilhe este artigo

Faça um comentário

Caso tenha um Perfil ativo no site, entre no Perfil antes para facilitar o preenchimento deste formulário


Loja Tempo Avon