Tudo sobre Libra (23/Set a 22/Out)


Libra
Elemento:Ar    Qualidade:Cardinal
Regente:Vênus    Símbolo:Libra
Modo:Sensação, Pensamento    Lema:Eu peso
Atrações:Aquário, Áries, Touro
Cores:Cores primárias, Rosa choque, Azul-escuro
Plantas:Amor-perfeito, Prímula, Violeta, Morango
Partes do Corpo:Rins, Coluna lombar, Ovários, Cólon descendente

PERSONALIDADES

Os "Virlibrianos" ocupam-se muitas vezes com a busca da beleza e da sensualidade. Talvez se sintam atraídos por pessoas atraentes, pelas artes, objetos preciosos e afins ou desejam tornar a si, os membros da família, o espaço em que vivem ou seu estilo de vida esteticamente mais atraentes. Não é de se admirar que os nascidos sob esta cúspide, devido à sua atenção e interesse por detalhes, saibam muito bem como manter o funcionamento harmonioso e bem integrado de um negócio, um projeto ou uma atividade da família.

Toda personalidade de cúspide encerra elementos conflitantes, sendo influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes. No caso dos nascidos sob a Cúspide Virgem-Libra, entretanto, as diferenças podem se tornar plenamente integradas em torno do tema central da Beleza. Ambos, Virgem e Libra, estão interessados em assuntos de gosto e ideais estéticos. Contudo, como tipos sensação-pensamento, podem carecer de profundidade nas esferas emocionais e intuitivas, o que pode levar alguns a considerá-las superficiais.

Inegavelmente, os "Virlibrianos" se interessam pela aparência externa das coisas. Mas, muitas vezes, o que estão buscando é uma perfeita representação externa de sua visão interna, que vem de seu interior mais profundo.

ATRAÇÕES : Pessoas nascidas sob a Cúspide Virgem-Libra em geral se sentem mais atraídas por outras pessoas de cúspides, sobretudo as nascidas em Capricórnio-Aquário (17 a 22 de janeiro) e Áries-Touro (19 a 24 de abril).

Conselho: Não se preocupe demais com as aparências. Mantenha-se vivo em sua busca pela beleza - evite perder o interesse, preocupar-se demais com a moda ou tornar-se compulsivo. Cuidado para não negligenciar objetivos espirituais ou cair presa de excessivo materialismo. Mantenha seu sistema nervoso sob controle.

Dito de forma simples, os nativos de Libra I estão entre os mais talentosos e atraentes de todo o ano. É estranho que, embora com tanto a seu favor, com freqüência se sintam curiosamente incapazes de avançar tão facilmente como gostariam. Algo disso tem a ver com insistirem tanto na perfeição técnica. Além disso, suas emoções podem ser muito instáveis e, se não forem moderadas, podem solapar seus esforços.

Os nascidos em Libra I com freqüência exigem demais não apenas de si mesmo, mas também das pessoas com quem interagem no dia-a-dia. Seus padrões de beleza, verdade e qualidade são realmente altos. Conseqüentemente, podem ser muito cansativos, e a convivência com eles, extremamente difícil. Por outro lado, quando estão satisfeitos, a aprovação e encorajamento que dão aos amigos, sócios e familiares é sincera e significativa.

Os nascidos neste período têm um elevado código de honra, que buscam aplicar em sua conduta. Raramente transgridem seus princípios ou noções pessoais de moralidade. mas não obstante, podem ser extremamente sutis em mascarar seus verdadeiros pontos de vista ou intenções por trás de uma fachada irônica ou satírica. Alguns podem acreditar que os compreendem, mas logo descobrem que cometeram profundo equívoco.

Por exemplo, certos indivíduos nascidos neste período podem parecer tão obsessivos com as exigências de seu trabalho que negligenciam os interesses dos que o cercam. De fato, são ao mesmo tempo cientes e interessados no que os outros sentem e, embora possam dar a impressão de desligados ou frios, toda sorte de emoções complicadas estão operando logo abaixo da superfície. De fato, um exterior frio não revela tanto falta de emoção, mas uma tentativa de manter os sentimentos sob controle.

Tão grande é o interesse por coisas técnicas demonstrado pelos nascidos em Libra I que podem passar a maior parte da vida consertando coisas. Esses "consertos" podem aplicar-se não apenas a torradeiras e carros, mas também a sistemas, organizações ou relacionamentos - até pessoas. Muitas vezes os nativos de Libra I estão convencidos de que podem resolver uma determinada situação, mas ficam tão fascinados com o trabalho em si que se torna difícil ou impossível concluí-la. Enquanto fazem ajustes, consideram e reconsideram, o relógio continua a andar. Portanto, é importante que permaneçam abertos às sugestões e incentivos que os outros lhes dão.

Conselho: Cultive a autoconfiança. Não seja tão agressivo ao criticar os outros - pode magoar. Seja consistente em suas posições. Combata o impulso de adiar, mas ao mesmo tempo resista a interferir naquilo que funciona, embora não preencha suas expectativas. Erros fazem parte do jogo.

As pessoas de Libra II estão interessadas no sucesso social, mas apenas até certo ponto. Os indivíduos vibrantes nascidos neste período em geral não estão interessados em adquirir poder sobre os outros e dificilmente poderiam ser chamados de alpinistas sociais. Ao contrário, estão fascinados pelas variadas operações da sociedade e, muitas vezes, não importa sua situação na vida, se envolvem na definição de padrões sociais de comportamento, bem como nas prioridades de seu grupo.

Os nascidos em Libra II em geral sentem-se em casa no mundo. Embora possam dar grande valor ao fato de passarem algum tempo sós, estariam desperdiçando uma verdadeira bênção e talento caso se isolassem, uma vez que suas "habilidades comunicativas" são muito avançadas, para dizer o mínimo. Muitos sentem que podem confiar nos nativos de Libra II e prontamente o fazem. Uma razão pela qual inspiram confiança é que os amigos e sócios percebem seu desinteresse em se beneficiar com o infortúnio do outro ou utilizar informações para fins egoístas. Além disso, os nascidos neste período são muito divertidos, o que parece suavizar as preocupações consigo e com os outros.

Mas são extremamente francos e de poucas palavras ao expressar sua opinião. Como atribuem grande importância à justiça e à imparcialidade, podem reagir violentamente ao que percebem como corrupção ou decadência. Não gostam particularmente dos que permanecem despreocupadamente inconscientes do sofrimento dos outros, podendo ocasionalmente criticar tais pessoas com enorme veemência. Devido ao seu comportamento, os nativos de Libra II nem sempre fazem amigos, mas em geral inspiram respeito.

São muitas vezes os que lançam moda e definem o gosto em seu círculo social. Esses indivíduos atualizados orgulham-se de saber o que é atual e o que é ultrapassado no momento. Além disso, muitos são fascinados pela história da moda, inovação e invenção; assim, sem eles próprios serem convencionais, podem ser versados em convenções de qualquer costume social particular - até mesmo serem especialistas. Os mais bem-sucedidos tiram proveito desta consciência e formam uma visão pessoal, que os ajuda a construir o futuro de sua profissão, grupo social ou família.

Conselho: Procure encontrar o que seu coração realmente deseja. Uma vez encontrado, lembre-se de mostrar que realmente se interessa por ele. Não desista de seus projetos - prenda-se ao que é mais valioso em si mesmo. Aprenda a limitar suas explorações de assuntos interessantes, mas que o distraem, e que podem desviá-lo de seu propósito principal. Faça escolhas difíceis, mas preserve seus sonhos e visões.

Pessoas de Libra III são realistas obstinadas, com os componentes essenciais e o desejo de seguir em frente. Entretanto, sua abordagem para alcançar o sucesso tem em geral mais a ver com a persistência do que com uma vontade implacável. Embora a ambição seja uma de suas principais características, os nativos de Libra III não estão interessados apenas em obter resultados ou exercer influência sobre os outros. A maneira como as coisas são feitas é de grande importância para ele; conseqüentemente, podem considerar um fracasso uma aventura ou empreendimento "vitoriosos" se tiverem sido realizados sem senso de estilo, motivação ou propósito adequados.

Os nativos de Libra III dramatizam conscientemente sua imagem. Seja por meio de sua aparência, fala ou condura, se esforçam para passar uma impressão favorável. De fato, formar tal imagem pode ser a preocupação central de sua vida. É importante que pareçam à vontade, movendo-se de modo cortês e gracioso. Paradoxalmente, estes indivíduos comedidos, com muita freqüência, irritam os que os cercam e sobretudo sua abordagem fria e relaxada e sua aparente objetividade podem enfurecer rivais e competidores.

Os nativos de Libra III podem ser indivíduos altamenre responsáveis, que desempenham suas obrigações meticulosamente. No entanto, os que se envolvem em relacionamentos pessoais com eles podem se sentir profundamente incompreendidos na esfera emocional e até mesmo negligenciados, pois é comum os nativos de Libra III estarem dispostos apenas a ir até um certo ponto na relação e não passarem dali. Ao traçarem esta linha, podem acreditar estarem economizando energia para o trabalho ou preservando uma acalentada sensação de liberdade, recusando-se a serem arrastados para lutas ou estados emocionais mais complexos.

Manter um padrão de qualidade elevado em seu trabalho é fundamental para os nativos de Libra III e, com isso, seu bom nome. Em geral, não apenas conhecem os aspectos técnicos de sua profissão, mas também possuem tino financeiro. Como se esforçam tanto para se tornarem indispensáveis, podem ficar confusos e deprimidos quando ignorados ou rejeitados. Embora em geral autoconfiantes, podem precisar aprofundar seu sendo de independência de modo a não serem tão dependentes do que os outros pensam dele.

Conselho: Cuidado para não fazer promessas que não pode cumprir. Considere cuidadosamente as possíveis repercussões de suas ações. Às vezes é necessário dissimular, mas não engane a si mesmo no processo. Tenha mais consideração com os sentimentos dos outros; dedique tempo e paciência suficientes a assuntos emocionais.

O dramático "Escorlibriano" é um dos indivíduos mais críticos de todo o ano. Os nascidos neste período podem perfeitamente encarnar a época em que vivem, mas podem também tecer comentários sobre ela. Não importa a sua profissão ou posição, suas mentes ágeis e suas línguas ferinas os marcam como indivíduos com quem se tem de ajustar contas. Com freqüência, quando se pede sua opinião, eles a dão de forma direta, sem omitir nada. Portanto, os nascidos sob a Cúspide Libra-Escorpião podem ser procurados por suas avaliações honestas, mas são igualmente temidos e até evitados por sua franqueza penetrante.

Toda personalidade de cúspide encerra elementos conflitantes, sendo influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes. No caso desta cúspide particular, a consciência social altamente desenvolvida de Libra pode estar bem integrada com o forte desprendimento controlador do Escorpião. Entretanto, podem surgir conflitos entre energias intelectuais e emocionais extremamente difíceis de equilibrar. Tipos basicamente pensamento-sentimento, os "Escorlibrianos" suspeitam de impulsos intuitivos.

Por outro lado, os nascidos sob a Cúspide Libra-Escorpião também têm um lado impulsivo e podem a qualquer momento abandonar sua postura objetiva em troca do risco e da aventura. Além disso, uma vez assumido um compromisso, recusam-se a parar até alcançar o final (mesmo que seja doloroso). O envolvimento total demonstrado pelos nascidos neste período, bem como seu charme e atração, torna muito difícil desbancá-los de uma posição de autoridade ou, conforme o caso, do coração de quem os ama.

ATRAÇÕES : Pessoas nascidas sob a Cúspide Libra-Escorpião em geral se sentem mais atraídas por pessoas de outras cúspides, sobretudo as nascidas em Touro-Gêmeos (19 a 24 de maio) e Sagitário-Capricórnio (19 a 25 de dezembro).

Conselho: Procure relaxar e divertir-se. Aprenda a ser menos intransigente. Não se afaste de experiências inusitadas, mas mantenha a estabilidade e o equilíbrio. Continue a lutar com a vida e resista ao escapismo ou à autopiedade. Deixe o passado para trás e abrace o futuro. O cinismo e o sarcasmo são veneno para você.

tendÊNCIAS

POSITIVO

É charmoso, diplomático, gentil e está sempre pronto a estender a mão a quem precisa. Tem forte senso de justiça.

NEGATIVO

É indeciso, não sabe dizer não e assume mais encargos do que pode cumprir. Deve desenvolver a sinceridade.

 

Socializar é a lei até na hora de comer para a expansiva Libra, que adora sair com os amigos para os bares da vida, se alimentando aos poucos de verduras cozidas, carnes e peixes bem passados em pratos bonitos, com acompanhamento leve. Com certa tendência a se alimentar de forma desequilibrada quando não está tranqüilo, Libra precisa de variedade alimentar e sabores pouco ácidos ou apimentados. Sobremesa, quase nunca.
O libriano é sóbrio e provavelmente é o signo que melhor sabe se vestir. Adora estar na moda e sabe escolher a roupa que mais lhe cai bem. Sabe combinar as cores até nos mínimos detalhes e não exagera nos acessórios. Parecerá igualmente elegante de bermuda e camiseta ou usando uma roupa bem formal. Prefere o azul e os tons de rosa, mas sabe usar bem as melhores cores para cada ocasião. Levará um bom tempo até decidir o que vestir - principalmente as meninas - mas dificilmente erra. Adoram um bom perfume.
As doenças nos rins, nas supra-renais, na coluna e nas cadeiras caracterizam os problemas dos librianos. A má filtração sangüínea, a desregularização dos hormônios no sangue e o desequilíbrio da coluna vertebral são os distúrbios tipicamente librianos. Isto pode gerar dificuldades no relacionamento com o mundo, agressividade quando se requer raciocínio equilibrado, e indecisão quando se requer ação objetiva.
Sofisticados, sociáveis, relativistas, justos, ponderados, polidos, gentis, conjugais, vaidosos, refinados, elegantes. Não dê nunca a um libriano algo de "gosto duvidoso" . para não errar, escolha o clássico. Vá sempre no "seguro" roupas, bolsas, sapatos de griffe . qualquer que seja o presente, compre-o em uma loja sofisticada e notoriamente de bom-gosto ou chique. Ao lhe dar algo, seja discreto, polido e escolha o momento adequado (nada de lhe dar o presente no meio do jantar ou desembrulhar para ele enquanto ele dirige o carro). Jamais faça estardalhaço ao dar ou receber algo de um libriano ele detesta exageros em todos os sentidos. Também não é um signo muito afeito a surpresas, não sabe muito bem o que fazer nesse tipo de situação e costuma ficar constrangido. Com o seu charme social característico e seu grande savoir-faire e conhecimento da arte de se relacionar, pode ter certeza que ele não esquecerá a data, nem vai deixá-la passar em branco. Portanto, prepare o presente!

Sugestões de presentes que têm o clima deles:

  • • Objetos de arte
  • • Assinaturas de revistas de arte e decoração
  • • Livros de arte ou design de modo geral
  • • Produtos de beleza
  • • "Bancar" aquela plástica ou lipo que ele (a) está querendo fazer
  • • Flores (a mais clássica gentileza - uma boa idéia é mandar flores durante o dia e lhe dar algum presente à noite)
  • • Jantar em um restaurante sofisticadíssimo
  • • Móveis assinados
  • • Cigarreiras
  • • Se por acaso você pensou em lhe dar um computador, escolha um Macintosh
  • • Canetas tinteiro, ou, que tal uma mont-blanc?
  • • Um tabuleiro de xadrez ou gamão
  • • Roupas de tecidos e padrões clássicos e cores discretas
  • • Abotoaduras

 


VIDA AFETIVA

Sempre se verá o libriano de bem com a vida e com as pessoas, pois procuram sempre estar em estado de graça. Se não está amando e curtindo cada momento, está no rastro de um novo amor. Os dois estados lhe fazem bem. Fazem com que ele se sinta vivo e um ser integrado a natureza. Gosta de freqüentar lugares românticos e de assistir filmes com belas histórias de amor.

Sem dúvida, tem muito a oferecer a um parceiro, que aprecie o afeto verdadeiro, o calor e a emoção de um relacionamento. Quando está amando faz tudo pela pessoa amada. Torna mais fácil para o parceiro retribuir o afeto, pois o amor é muito contagioso. Sua atenção constante por seu amante provoca o retorno apaixonado.

O libriano se encontra num período mais delicado com relação à paixão principalmente na juventude. Afinal, os jovens, em sua maioria, tendem a ficar meio enfeitiçados com o primeiro caso de amor. Se for jovem e estiver apaixonado, deve olhar-se pelo lado de fora e avaliar os seus sentimentos com objetividade, por mais difícil que seja. Também é bom pensar na perspectiva a longo prazo em relação a si e à pessoa que ama, imaginando-se daqui a dez anos. É importante descobrir se ambos têm um temperamento harmônico e se combinam nas varias etapas que um relacionamento a dois exige, tanto no sentido pessoal como sexual. A sua necessidade de um relacionamento permanente, que é a forte característica libriana, pode fazê-lo casar-se ou passar a viver junto com alguém antes do tempo. Junto com isso virão todos os encargos de uma vida conjugal que em determinados momentos pode não estar preparado para suportar.

É necessário estar bem certo de que o libriano e seu par combinam. Também é bom experimentar relacionamentos com várias pessoas. Isso vai lhe dar força interior e capacidade de lidar com o seu futuro parceiro fixo de um modo muito mais pleno e satisfatório, passando antes por esse período de experiências.

Assim, o melhor é pensar nos seus primeiros relacionamentos como possíveis pontos de referencia para o relacionamento da sua vida. Divertir-se e explorar o terreno, eis o lema. O libriano precisa, e muito, de um relacionamento pessoal, mas deve tomar os devidos cuidados para não se machucar ou tomar decisões que nem sempre serão as mais acertadas. O que importa é empenhar-se para não cometer erros, pois um erro poderia lhe prejudicar psicologicamente muito mais do que a maioria das pessoas. Só aprenderá com a experiência e, para adquirir experiências, tem que estar livre para conhecer as mais variadas formas de amar.

O libriano é ardente e ceve evidenciar essa ardência pelo amor, aperfeiçoando-se e transformando esse seu sentimento natural em um sentimento completo. Para aproveitar plenamente o sexo, precisa de um ambiente confortável e descontraído e de todo o tempo do mundo. É claro que, na maioria dos casos, não disporá de todo esse tempo, mesmo que esteja casado ou morando com alguém. Portanto, pode ser preciso ajustar o seu ritmo no amor ao de seu parceiro e os dois lados têm de fazer concessões. Haverá ocasiões em que simplesmente não estará com vontade de fazer amor. Nesse caso, seja franco com o seu parceiro. Não invente desculpas. Nesses momentos, é importante fazer uma avaliação e descobrir a razão pela sua falta de motivação sexual, nunca guardando para si problemas relacionados aos dois. Analisar profundamente qualquer sentimento negativo e discuti-lo com seu companheiro pode ser bastante importante. E com certeza será muito recompensador dividir medos e dúvidas com a pessoa amada.

O primeiro mandamento a ser respeitado é: nunca apareça todo amarrotado, com aquela cara de quem acabou de sair da cama, nem surpreenda um libriano nas mesmas condições. A não ser que queira acabar com seu romance. Para Libra, beleza é fundamental. Para agradar alguém deste signo de apurada sensibilidade estética, você não precisa ser nenhum top model, mas tem que cuidar bem de sua aparência. Os próprios librianos costumam ser muito elegantes e querem que quem está a seu lado combine com eles, não pode quebrar a harmonia do conjunto. Além disso, apreciam que os outros também admirem e gostem de você. A opinião das pessoas é muito importante.

Caso você seja daquele tipo que quer ficar sempre sozinho com a pessoa amada, incógnito, ou escondido em uma ilha deserta, talvez tenha sérios problemas, pois é um signo altamente social. Libra gosta de fazer tudo junto, adora companhia - e só a sua às vezes pode não ser o suficiente. Isso não quer dizer que não gosta de você, é que o libriano sente necessidade de convivência com os outros seres humanos e de participar no que acontece com a sociedade. Se você é flexível e entrar no embalo, ótimo, e melhor ainda se também propuser programações interessantes com amigos.

Regido por Vênus, o planeta do amor, da união, da arte e da beleza, Libra valoriza os relacionamentos como ninguém e faz de tudo para agradar aqueles que ama. Para não perturbar seu senso de justiça, recomenda-se que você também aja assim. Embora librianos sejam os primeiros a preparar o ambiente, criar situações românticas e dar presentinhos, não vai fazer mal nenhum se você imitá-los.

Para o signo da Balança, harmonia e equilíbrio são palavras-chaves - convém que você as inclua em seu vocabulário e as siga ao pé da letra, nas mais diversas situações. Como um signo de elemento Ar, o mental predomina sobre o emocional, o que se estende às relações afetivas. Não espere explosões emocionais, ataques de paixonite e tampouco o atropele com essas manifestações barulhentas. Se você é daqueles que gosta de falar alto, bater portas e precisa de uma boa briguinha de vez em quando, procure outro signo. Talvez você nem perceba que o libriano foi embora enquanto você esbravejava. Diplomático e educado, sempre vai querer resolver as coisas com uma conversa amigável, depois que você se acalmar, claro. Não fique pensando que está sendo frio, que não sente, que não ama você, e tudo e tal - é que gostam de manter os pratos da balança bem alinhados.

Geralmente é um beijo "formal", socialmente aceitável, e que de preferência passe uma bonita impressão. Libra detesta extremismos, nada de beijinhos frios demais, que passem a impressão de falta de amor; e nada de beijos escorpianos, tórridos e com um grau de atracação um pouco quente demais. Libra gosta de sair bem na foto, lembre-se disto. Mas os de Libra, como os de Touro e os de Leão, são os mestres do romance. Então, quando estiverem a sós, talvez ele lhe reserve uns beijos menos preocupados com as aparências, e com toda a capacidade que Libra tem de criar ambientes agradáveis o beijo pode ser ainda mais especial por causa do cenário. E aí, sim, será o momento de vocês se engalfinharem escandalosamente, coisa que gente de Libra detesta fazer em público.

O libriano, ao contrário de Áries - o signo oposto - não se destaca pela abordagem direta e instintual no que se refere à sexualidade. Sua libido dirige-se aos estímulos estéticos - a beleza, a harmonia, o equilíbrio. Para ele, o que importa não é tanto a satisfação sexual, mas o prazer erótico do belo. Gentil, refinado e de gosto sofisticado, assusta-se com paixões arrebatadoras, atitudes instintivas e impulsivas. Conduz uma conquista com muita arte, requinte e harmonia. Não fala abertamente sobre sexo, faz rodeios, galanteios, e usa de muita sutileza. Espera que o parceiro seja sofisticado, bem cuidado e mantenha uma boa aparência também na intimidade. Muito preocupado com o outro, o libriano volta toda a sua atenção para o parceiro, procurando saber o que ele deseja. Mas espera reciprocidade, pois a justiça e o equilíbrio é seu código básico. Sedutor, joga charme para todo mundo. Procura e sabe agradar. Detesta ferir os sentimentos dos outros e não sabe dizer não. Muitas vezes se vê envolvido em situações que nem estava interessado por sua dificuldade de recusar e ofender. Não espere que ele seja sincero e direto quanto a isso. Jamais se aproveita ou insiste em algo que ele supõe que o outro não quer. Parte do seu charme está na sua enorme cordialidade e natural consideração pelo outro.

O Libriano gosta de mulheres! É seu prazer especial seduzi-las com seus mil gestos requintados, em que louva a beleza do sexo. Mental e voltado para o companheirismo, ele prefere compartilhar as boas coisas da vida com quem entende seu jeito discreto e requintado de ser. Precisa de leveza, boa vontade e espaço para desenvolver sua sexualidade sem problemas. Não gosta de mulheres que apelam para recursos grosseiros e quer fazer do sexo um ato de arte e ritmo, belo como tudo o que deseja criar na vida. Sua sexualidade se acende com boa educação e boa apresentação, e sem dramas emocionais, que só o amedrontam. Ponto frágil: cintura e costas.

A Libriana se deixa seduzir por quem sabe apreciar seus pontos de vista. Ela não é um tipo sensual na acepção simples da palavra. Precisa de muito contato visual, pois é sensível demais à beleza masculina e tem uma natureza delicada e frágil, rapidamente ela considera tudo muito animalesco e sai de cena com classe. Portanto, cuidado: nada de se atracar com ela nas ruelas escuras e nos ambientes públicos; ela irá considerar isso grotesco demais. Pernas e tornozelos devem ser tratados com carinho especial na hora do sexo.

 

O libriano costuma se desenvolver psicologicamente e se transformar em uma pessoa muito mais completa depois de ter passado a viver um relacionamento permanente. O seu signo solar lhe dá uma forte necessidade de ter um par, mas deve tomar cuidado para não deixar que a personalidade de seu parceiro sobreponha-se a sua, lembrando-se que é uma pessoa por direito próprio e precisa conservar sua personalidade e individualidade, além de sua independência.

Para o libriano, é muito fácil adquirir o hábito de pensar em tudo em função de seu parceiro, por isso recomenda-se cautela, pois muitas vezes poderá pensar tanto no outro que esquecerá de si mesmo.

Tanto o homem quanto a mulher poderão estar fazendo sacrifícios demais por seus companheiros, anulando suas opiniões, seus sentimentos e talvez desistindo do emprego em benefício do relacionamento, mas não deve fazer isso. Ninguém é obrigado a desistir dos próprios sonhos e desejos em prol de seus casamentos.

O libriano só será feliz quando se unir a uma pessoa que respeite seus direitos, ame suas vontades e incentive suas idéias e seus projetos. Abrir mão de coisas em função da vida matrimonial tem que ser feita de uma forma sadia e racional, sem exageros. Se as coisas forem mal no relacionamento, é ele quem vai cobrar da outra pessoa a vida profissional e a grande carreira a que renunciou em prol do relacionamento.

Quanto aos filhos, é preciso lembrar-se de que as crianças têm que saber quais são seus limites, não permitindo que elas façam o que querem com você ou qualquer outra pessoa. Deve ser enérgico e mostrar para elas a diferença de posição entre pais e filhos, sem transferir a decisão de vontades das crianças para seu companheiro.
O libriano é bastante justo. Quando traído, fica transtornado e não descansa enquanto não descobre os motivos que levaram a parceira a ficar com outro. O libriano quer entender o que aconteceu. Depois que a poeira baixar, aproxime-se e tente uma conversa franca. Vai valer a pena investir nisso!

FAMÍLIA

Os pais de Libra pensam estar sempre agindo da forma correta, mas podem não perceber o que é o certo a ser feito. Eles não têm grande desejo em serem pais mas aceitam seus filhos quando eles chegam. Eles podem tentar evitar as tarefas aborrecidas sobre isso por terem um emprego ao qual são dedicados ou uma série de outros hobbies que lhe parecem ser mais interessantes que ficarem ocupados com os deveres domésticos. Estes homens atuam melhor no papel de pais com crianças mais velhas porque eles podem falar com elas. Homens librianos são a prova viva que a idade de cavalheirismo não morreu, pois eles irão sempre ceder lugares para você nos ônibus e trens e abrir as portas para você também. A tremenda característica pessoal do pai Libriano é sua fantástica habilidade em ser sociável, pois, eles são grandes diplomatas e odeiam magoar qualquer um.

Eles gostam de ter uma boa aparência, e simplesmente amam o que há de melhor. Algumas vezes podem ser muito frios, mas sempre se lembrarão quando fizer isto, e saiba que esta atitude é causada pela sua mente não pelo seu coração. Pois será por muito tempo uma criança que estará cada vez mais velha, e seu apurado senso de justiça introduzirá gradualmente todos os ideais corretos e valores para suas crianças.

Em um determinado momento ele pode não ter mais tempo para seus filhos, e preferirá ir para um campo de futebol, mas retornará em breve para brincar com seus filhos na sala. Seus filhos devem perceber que ele gosta de manter tudo com honestidade e beleza e se ele perceber que está sendo prejudicado pode ser muito teimoso e firme para cada um dos seus amados filhos. Permita que ele seja indecisivo e irritante às vezes e desfrute dos momentos com ele quando distribuir amor e consideração em público.

Os filhos serão amados e ternamente cuidados, mas, com toda a sinceridade, o parceiro vem bem na frente, em primeiro lugar. Os filhos são os sócios mais jovens, porém o companheiro é o presidente da companhia.

Eles terão um grande pedaço do coração dela, mas ela nunca permitirá que lhe roubem o canto que ela lhe deu antes de eles chegarem.

Se as brincadeiras deles interferirem com seu repouso, ela pode ser muito severa, e se eles o desobedecerem, ficará mais zangada do que se não obedecessem a ela.

Os filhos, quando crianças, serão meigos e asseados, quando adultos, corretos e polidos - a não ser que o pai os estrague e ela não interfira. É mais uma daquelas decisões que ela pode deixar em suas mãos, evitando assim de fazer o julgamento errado.

A mãe de Libra é normalmente meiga, embora bastante firme quando é preciso. Jamais permitirá que eles faltem com respeito ao pai. No entanto, se o pai se tornar um pouco despótico e severo demais, ela saberá como consolá-los às escondidas.

Que gracinha esta criança! Simpática. Dada e... muito sedutora. Poucas crianças são tão sociáveis e, agradáveis no trato do que esta. Ela se dá bem com todo mundo, trata todo mundo bem e, não cria caso com ninguém. Pelo contrário, ela é uma intermediadora e apaziguadora.

Ela agrega as crianças num grupo e, geralmente, é usada pelos pais para apaziguar as brigas entre os irmãos. Diplomática, ela fala com um, conversa com outro... acalma um... agrada outro... até todo mundo se entender melhor.

Apaixonado pela beleza, desde cedo, o pequeno libriano tem um bom gosto de dar inveja a muito adulto. Sabe escolher suas roupas. Combinar as peças, os acessórios e as cores. Decorar o próprio quarto. E, é capaz de curtir desde vitrines de lojas, revistas de moda e decoração, livros de arte e até visitas a museus.

Pelo grau de sensibilidade estética que o pequeno libriano possui, é possível que tenha dotes artísticos. Vale à pena conferir e, estimular. Tudo o que é feio, grosseiro, de mau gosto e cafona, será imediatamente detectado e repudiado pelos olhinhos desta criança.

Se, você tiver dúvida do que usar, de como se vestir ou, do que comprar... pergunte a ela. Não errará.

Equilíbrio. Senso de harmonia. Bom gosto. E bom senso fazem parte da personalidade desta criança, desde muito cedo.

Se, ela presenciar os pais brigando ou, discutindo, imediatamente ela interferirá e tentará que eles façam as pazes outra vez. Mas, não se engane, esta é uma criança pacífica mas, profundamente, justa. Ela defenderá com unhas e garras - quem estiver certo. Seu senso de justiça é tão apurado, e, inegociável, que se um dos pais favorecer a um dos filhos - mesmo que seja ela a beneficiada - ela denunciará a injustiça. E exigirá partes iguais.

O pequeno libriano detesta estar só. Não gosta de fazer nada sozinho. E, possui uma habilidade incomparável para arranjar um par. Terá sempre uma companhia para brincar, estudar, ir ao colégio, ir ao curso de inglês, passear, ir ao clube, à pracinha etc. Jamais o veremos sem um coleguinha do lado. Mesmo que ele seja convidado pessoalmente para uma festinha ou aniversário, levará uma companhia. Eles funcionam assim. Em dupla. Desde cedo.

Por isto, são amáveis, agradáveis e cordiais. Para terem sempre uma companhia. Escondem o mau humor e, qualquer sentimento de raiva e hostilidade. Para não desagradar. Como não sabem dizer não, de novo, para não desagradar, não se deve confiar no sim de um libriano. Ele pode estar omitindo a sua verdadeira vontade e opinião, só para dizer e fazer o que o outro quer.

As meninas librianas são coquetes e muito vaidosas. Vão gostar de brincar de modelo, e de usar roupas, maquiagem, perfumes, e jóias da mamãe.

O menino libriano vai gostar mais das brincadeiras que usem a cabeça como os legos, ou a pintura e o desenho. Os jogos violentos e competitivos não fazem o gênero deste elegante pequeno libriano.

O pai, para esta criança, é cordial, charmoso, simpático, bem educado e completamente justo e equilibrado nas suas ações e julgamento. O pai deles nunca pode perder a cabeça.

Esta é uma criança que detesta gritos, vozes alteradas, ordens e insultos. Ela é gentil e obediente e, quer bons tratos.

Qualquer coisa que mandemos ela fazer, se parecer justo e razoável, ela fará sem hesitação. Mas, acusar a ela ou a um outro de algo que não fizeram ou, dar um castigo por algo injusto, fará nascer neles um rebelde enrustido. Aí você verá uma criança revoltada, que brigará por justiça. Até o fim. Mesmo que a causa seja de um outro.

Esta é uma criança charmosa e, sabe seduzir os adultos e outras crianças para fazerem o que ela gosta.

A saúde é em geral boa, mas, são sujeitos à gripes, se pegarem um pouco de frio. Devem estar sempre bem agasalhados, pois são friorentos. Precisam aprender a beber bastante água, desde cedo, para evitar problemas renais ou infecções urinárias. Seus pontos fracos.

Esta é uma criança mais urbana. Gosta das grandes cidades. De cinema. De teatro. De gente. De festinhas. O campo. O mato. Os animais. A terra. O contato com a natureza - são plenamente dispensáveis para ela. Pode até mesmo ter medo de bichos.

Não será de se estranhar, se ouvirmos esta criança, pequeninha, dizer obrigado, com licença, desculpas e, todas essas expressões de bons modos.

Esta é uma criança muito sensível à dor e, possivelmente não gostará nada de ir ao dentista, ao médico, de tomar injeção, de fazer exames desconfortáveis e, mesmo, de tomar remédios de gosto muito ruim.

De um metabolismo mais delicado, ela deverá responder muito bem à homeopatia. Nada radical, extremo e intenso deve ser praticado com ela. É tudo mais para o equilibrado, aos poucos, e em doses suaves.

E viva a balança!

O adolescente de Libra é discreto e sensato. Não costuma decidir nada de primeira, nem ser muito impulsivo. Costuma cair nas graças dos mais velhos que o consideram o típico "jovem bem-educado".

Sabe dividir suas coisas e gosta de estar na companhia de alguém. Pensa nos outros e leva em consideração o que acham e pensam. Adora estudar junto e rende mais quando faz isso. Possui espírito de cooperação.

Como já indica o nome do signo, o equilíbrio de sentimentos, de atitudes, de pensamento, de comportamento é a sua máxima!

O adolescente libriano tem um temperamento cordial e amável. Tem sempre uma palavra agradável, um elogio.

Sabe ressaltar o que tem de melhor e mais bonito em alguém ou em alguma situação. E podem confiar no bom senso dele, se ele está dizendo, aquilo deve ser bacana ou de bom gosto!

Detesta brigas, desacordos e exageros de qualquer espécie. Tende a ser conciliador e pacificador. Não sabe dizer não e tem muita necessidade de ajudar os outros.
São ótimos no trato social são sociáveis e adoram seus amigos. Os adolescentes librianos sabem pedir por favor, dá licença, agradecer um presente, retribuir um elogio, detalhes que são tão importantes no convívio social. Nem parecem adolescentes!

Parece que já nascem conhecendo as normas da etiqueta! Convivem muito bem com pessoas de todos os tipos e faixas etárias desde que a convivência se dê na base da boa educação e da amabilidade.

Usam o seu charme todo especial e suas boas maneiras para conquistar os que estão à sua volta. Muito justos e capazes de entender e aceitar pontos de vista diferentes, costumam ser os mediadores do grupo, aqueles que fazem os acordos e acalmam os ânimos.

Têm muito prazer em apresentar os amigos uns para os outros. Adoram chegar acompanhados nos lugares. Às vezes com vários amigos, porque marcaram com todos eles e acabam levando todo mundo pra não deixar furo com ninguém.

Marcam vários programas ao mesmo tempo e quando não conseguem coordenar tudo, acabam dando bolo porque ficam sem graça de desmarcar.
Os relacionamentos são muito importantes para este signo. Não são de grandes manifestações de afeto ou de carinho, ao contrário, tendem a ser mais frios e racionais, o que não impede que sejam super dedicados à pessoa que está com eles.

São cúmplices, bons parceiros com quem se pode contar para dividir os problemas e as coisas boas. Procuram sempre ver o outro lado, se colocar no lugar do outro, buscando com isso conciliar as diferenças e fazer acordos.

Quando acontece um desentendimento, o libriano é o primeiro a tentar uma reconciliação porque gosta que as coisas estejam em harmonia. Procuram manter o equilíbrio nos relacionamentos e ficam muito incomodados quando sentem que gostam mais ou menos do que a outra pessoa ou seja, quando os sentimentos não são na mesma medida.

Ir ao cinema, sair para dançar, ir à festas (de preferência reuniões), programas sociais e freqüentar lugares da moda, agrada muito a este adolescente.

Geralmente ele vai estar conversando longamente com uma única pessoa. O adolescente de Libra adora um tête-à-tête e programas à dois. Ele sempre vai escolher lugares bonitos, com instalações e decoração de bom gosto, que tenha um clima "chique" e cordial, onde seja bem tratado.

Detesta lugares feios, pouco sofisticados, com pessoas sem charme, isso o deixa super incomodado. Adora programas culturais de qualquer espécie.

Gosta de gente! E de freqüentar lugares onde possa encontrar pessoas, fazer amizades. É um tipo bastante urbano. Não gosta de isolamento, nem de estar afastado, junto à natureza.

Jogos que envolvam uma estratégia mental são os seus preferidos, como por exemplo o xadrez ou o gamão, que além de tudo são jogos bem sofisticados!

Arte, estética, moda, decoração são assuntos que interessam a este signo tão ligado à harmonia das formas e à beleza. Também não é raro encontrá-lo folheando uma revista de arquitetura ou passando suas horas pensando em como vai decorar seu quarto.

Comprar roupas, acessórios e produtos de beleza são para esse adolescente um programão! E é capaz de ir a uma festa só para estrear aquela roupa nova que comprou ou para mostrar seu novo corte de cabelo!
Todos os esportes que dependam de equilíbrio e estratégia são apreciados pelo adolescente de Libra. A esgrima seria uma boa opção porque além de tudo inclui um refinamento de gestos e atitudes.

Atividades físicas mais violentas, muito competitivas ou esportes mais radicais não chamam a atenção desse adolescente que desde muito cedo sabe ceder sua vez e conciliar esforços com os outros.

Os jogos de duplas (como o tênis) são os seus prediletos. Dança, balet, ginástica rítmica e práticas orientas costumam ser seus exercícios preferidos porque envolvem gestos harmoniosos e delicados.

Detesta suar, fazer esforços exagerados que o deixem desmantelado, desarrumado, despenteado!

Se você o encontrar malhando pesado em uma academia, pode ter certeza que o objetivo é estético ou seja, harmonizar as formas do corpo, equilibrar o tamanho dos ombros com os quadris, uniformizar a massa muscular não é por prazer ou gosto e jamais o fará de modo exagerado.

VIDA PROFISSIONAL

Se for verdade o que você procura, você a encontrará ao trabalhar com Libra. As Balanças olharão para todos os lados de um assunto, então farão uma cuidadosa e deliberada decisão uma vez (e elas estão seguras qual delas é a certa). O senso de justiça e jogo limpo para aqueles que nasceram sobre este signo é memorável. Librianos desfrutam o papel do líder e trabalhará duro para manter este privilégio.

Librianos almejam a troca de idéias, conversação e bate-papo, e se tudo isso é levado na parte social, melhor ainda. Harmonia é importante para os Librianos, como estas charmosas pessoas desfrutam ambientes agradáveis aos quais quer compartilhar com todos; Eles também apreciam o conceito de "coopere para ter cooperação", importante para a paz e mútuo entendimento no ambiente de trabalho como na vida.

O mediador em Libra gosta de trazer as pessoas a ficarem juntas, mas as Balanças também aproveitam para ter um parceiro ao seu lado. Ter pessoas ao seu redor será sempre divertido, mas ter um verdadeiro aliado é algo sem preço para Libra. Librianos são motivados pra manter as parcerias de maneira suave, e também é provável que seja uma experiência interessante, desde que elas desfrutem de seu mundo maravilhoso. Se há uma coisa que Libra poderia usar, é um pouco de coragem na hora de tomar duras decisões. As coisas podem não ter um ritmo constante para sempre! Quando isso vem a ser uma crise de gerenciamento, portanto, Libra pode fazer alguma ação dramática, até mesmo uma que seja demais até para ele.

O escritório de Libra é geralmente muito bonito, com flores recém-colhidas e um arranjo de assentos que coloca todos os convidados em um mesmo nível hierárquico. De todos os signos, Libra é o mais interessado em feng shui, e eles arrumarão os móveis de modo que tudo seja harmonioso. Se Libra esta indo almoçar, provavelmente está pensando em alguma sofisticada Cafeteria, cuidadosamente escolhida para se juntar a um cliente em mente.

Chefes de Libra cuidam para fazer as coisas funcionarem sem ter que sacrificar a harmonia ou o equilíbrio. Baseados na lealdade e justiça, eles tipicamente irão dar novas idéias com calma e renovação sem serem muito críticos. Assim, os empregados podem se sentir como se não soubessem exatamente como agir perante seus chefes librianos.

E a personalidade suave de um Chefe Libriano não ajudará muito também quanto a isso. Tentar conseguir desvendar além da fachada aparentemente serena do Libriano pode ser um desafio. Exteriormente, são sempre charmosos e graciosos. Suas condutas por diplomacia podem também dar a eles uma presença quase "santa". Por outro lado, contudo, eles realmente não perdoam um erro.

Eles vêem cada ponto de vista de cada lado. Antes de agir, você pode estar certo que eles já consideraram todos os ângulos e estão sem nenhuma preocupação em causar situações embaraçosas causadas por eles mesmos. Gerentes de Libra são bem cuidadosos com as políticas de escritório. Eles podem terminar tudo imediatamente, mas tipicamente, não gostam de estar diretamente envolvidos. Eles não escolhem lados sobre quem está certo ou quem está errado.

Eles acreditam que com comunicação tudo se resolve. Embora eles pareçam destacados, eles sempre estão dispostos para conhecer os colegas de trabalho mais profundamente de modo a fazer uma situação mais produtiva e organizada. Você pode contar com eles quanto à honestidade e lealdade. Um dos seus talentos especiais é de manter as pessoas sempre unidas. Eles podem ajudar a unificar lados retaliados ou integrar novos empregados com facilidade.

Para agradar seu Chefe de Libra, evite ser falador ou argumentativo. Mantenha uma presença pacífica sobre você e não o pressione para tomar decisões rápidas. Cooperação é importante para seu sucesso pessoal - eles se esforçam para construir um agradável e bem sucedido ambiente de trabalho e é esperado que você também faça sua parte para que isso aconteça.