Tudo sobre Peixes (20/Fev a 20/Mar)


Peixes
Elemento: Água    Qualidade: Mutável
Regente: Netuno    Símbolo: Peixe
Modo: Sentimento    Lema: Eu acredito
Atrações: Aquário, Câncer, Escorpião
Cores: Malva, Púrpura, Água-marinha
Plantas: Musgos, Samambaias, Algas
Partes do Corpo: Pés, Dedos dos pés, Sistema linfático

PERSONALIDADES

Os nascidos sob a Cúspide Peixes-Áries são incomumente diretos em sua abordagem à vida e sua franqueza pode torná-los admirados ou incompreendidos. São indivíduos elementares e básicos que não podem e não gostam de ser contrariados, independente do posto que ocupam. Pessoas do signo de Peixes-Áries raramente vêem algo de errado em suas ações e, em geral, recusam-se a mudar de atitude ou estilo de vida por quem quer que seja. Mesmo o mais moderado parece carregar um senso de infalibilidade em relação a sua pessoa. Tendem a conseguir o que querem pela insistência.

Toda personalidade de cúspide contém elementos conflitantes, sendo influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes. Como a personalidade Peixes-Áries combina os traços de sensibilidade e profunda emoção dos piscianos, conferidos pela água, com os traços ardentes de ação e voluntarismo do ariano, pessoas nascidas sob esta cúspide podem intrigar os incapazes de compreender sua mistura de características ativas e passivas. Podem ser ao mesmo tempo sonhadores e empreendedores. Entretanto, como tipos com sentimentos intuitivos, muitas vezes carecem da estabilidade conferida pelo elemento terra e de objetividade mental pronunciada. Por esta razão, sua vida tende a apresentar muito conflito e oscilação.

Os que chegam a conhecer melhor o "peixariano" aprendem a não esperar por razões mais profundas ou motivos pouco evidentes por trás de suas ações. Os nascidos sob esta cúspide inicial ressentem-se de serem analisados, sentindo correta ou erroneamente que, o que estão apresentando de forma tão aberta ao mundo é exatamente o que são, nem mais nem menos. Todos os processos auto críticos lhes são dolorosos, mas seu sucesso na vida é diretamente proporcional à sua capacidade de permanecerem objetivos em relação ao que fazem e ao que são.

ATRAÇÕES : Pessoas nascidas na Cúspide Peixes-Áries sentem-se em geral mais atraídas por pessoas de outras cúspides, sobretudo as nascidas sob as Cúspides Libra-Escorpião (19 a 25 de outubro) e Touro-Gêmeos (19 a 24 de maio).

Conselho: Sua tarefa mais importante é aprender a ter paciência. Desenvolva habilidades sociais em atividades com os outros. Tente refrear o lado impetuoso, pondere as alternativas e considere as conseqüências antes de falar ou agir. Conheça melhor a si mesmo.

As almas sensíveis nascidas sob a Cúspide Aquário-Peixes gastam a maior parte de sua energia no âmbito de duas esferas: o pessoal e o universal, muitas vezes ignorando a esfera mundana. De fato, os "Aquapeixes" podem ser vistos como exploradores, que têm coragem suficiente para mergulhar fundo dentro de si, mas também anseiam por sondar o além. Talvez a síntese definitiva que estes indivíduos devem realizar seja reconhecer os extremos do interno e externo, subjetivo e objetivo, pessoal e universal como simplesmente dois lados da mesma moeda. Além disso, como o meio termo (em termos simbólicos, o ego operante e sua expressão social) é o caminho mais difícil para os nascidos nesta cúspide trilharem, talvez tenham de focalizar mais de sua energia em lidar com as ocupações da vida.

Toda personalidade de cúspide encerra elementos conflitantes, sendo influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes. No caso desta cúspide específica, a natureza dinâmica, universal de Aquário é moderada ou desafiada pela natureza altamente subjetiva e pessoal de Peixes. Pessoas mais bem-sucedidas nascidas sob esta cúspide são capazes de integrar estes dois lados de seu caráter, não se perdendo em sonhos irreais, nem submergindo nas profundezas de seus próprios interesses.

Os "Aquapeixes" têm fome de experiência. Para muitos, impressões do mundo exterior são como alimento ou combustível que dão potência ao seu motor criativo. Mas como são sensíveis ao extremo, é difícil permanecerem objetivos em seus contatos com o mundo. Essa dificuldade é parte da razão pela qual suas tentativas de encontrar um equilíbrio para sua vida diária são altamente problemáticas.

ATRAÇÕES : Pessoas nascidas sob a Cúspide Aquário-Peixes em geral sentem-se mais atraídas por pessoas de outras cúspides, sobretudo as nascidas em Câncer-Gêmeos (19 a 24 de junho) e Leão-Virgem (19 a 25 de agosto).

Conselho: Não se entregue ao mundo ou se esconda em uma trincheira. Se necessário, destrua as obstruções para redescobrir seu eu sensível. Aprender a confiar pode levar à ausência de medo. Sem negar sua necessidade de explorar as profundezas e as alturas, tome o caminho do meio com maior freqüência.

Muitos nativos de Peixes I acreditam na supremacia do espírito sobre a matéria, e portanto, muitas vezes devotam-se a causas ou propósitos idealistas. Alguns nascidos neste período chegam ao ponto de demonstrar o que equivale a uma desconsideração pelo mundo material, sobretudo quando se trata de seu trabalho.

De fato, muitos nativos de Peixes I têm aspiração e interesse pelo lado não-material da vida - a vida dos ideais, da música, da arte e do movimento. Seu sistema de crença pode ser de natureza religiosa ou eles podem ser panteístas que vêem Deus em toda parte, mesmo que não se submetam à autoridade de uma igreja, templo ou mesquita. Além disso, seu senso de devoção pode ser direcionado para o trabalho, família ou interesse, que pode na verdade ser menos um passatempo e mais uma busca completamente envolvente. Raramente se encontra um egoísta consumado neste período, uma vez que mesmo os que se dedicam a sua carreira ou autodesenvolvimento também o fazem almejando servir uma causa superior.

No entanto, os nativos de Peixes I também podem ser indiferentes e, às vezes, preocupados com a sua própria auto-importância ou a importância de seus projetos, o que às vezes significa negligenciar a família e os amigos. Um ar de infalibilidade também os acompanha, de forma que os outros podem se sentir frustrados ou até enfurecidos com a atitude de superioridade e o ar de sabichão dos nativos de Peixes I.

Muitos têm uma visão de vida surpreendentemente realista, em todos os seus variados aspectos. Seus interesses abrangem todo o conhecimento humano - das preocupações práticas do dia-a-dia até os recessos mais remotos do cosmos. Os nascidos no período de Peixes I na verdade podem não considerar a espiritualidade como um estado idílico distante, mas uma forma mais consciente ou iluminada de lidar com o aqui e agora.

Conselho: Às vezes é necessário ser mais agressivo. Mantenha-se em contato com assuntos cotidianos e preste atenção a suas necessidades e às necessidades dos outros. Cuidado para não alienar-se ao colocar-se em um plano superior. Buscar um estado mais elevado de consciência não significa evitar arcar com os afazeres da vida.

Nativos de Peixes II são indivíduos que muitas vezes acabam passando longos períodos de tempo a sós. Naturalmente, como todo mundo, dão conta de suas responsabilidades diárias com a família e o trabalho, mas mesmo trabalhando de forma eficaz, podem estar em seu próprio mundo. Geralmente não muito sociais, os nativos de Peixes II têm um círculo de amigos fiéis e queridos que os provêem de toda a interação social de que necessitam. Muitos optam por trabalhar como donos de seu próprio negócio em casa ou em um escritório privado e quando atuam em grupo saem-se melhor quando têm espaço próprio (quando podem fechar a porta contra intrusos indesejados).

Os nascidos neste período têm grandes dons a dar aos poucos que permitem freqüentar sua intimidade. Poucos no ano todo têm o talento para compartilhar de forma tão significativa a si mesmo e a sua incomum vida interior. Os abençoados com um amigo de Peixes II sabem das alegrias provenientes da interação com indivíduos tão sensíveis e muitas vezes discretamente passionais quanto os nativos de Peixes II.

São indivíduos que não se sentem à vontade no mundo. Muitas vezes solitários ou mesmo perseguidos por sua sensibilidade e idiossincrasias, podem começar a isolar-se da sociedade na adolescência ou no início da vida adulta. Outros mais "normais", gravitam para uma maior privacidade, não porque desgostem ou tenham ficado traumatizados pelo mundo exterior, mas porque acham o fato de ficarem sós mais gratificante e produtivo. Muitos destes indivíduos sentem-se aturdidos e perturbados com os infindáveis barulhos e interferências da existência cotidiana.

Como os nascidos nesta semana em geral são indivíduos abertos, sensíveis e acolhedores, sua receptividade é grande. Conseqüentemente, mais do que a maioria, podem ser propensos a acidentes e desastres, bem como a experiências positivas de aprendizado e estímulo sensual. Parece que são destinados a viver plenamente nos cumes e depressões da vida. Felizmente, os nascidos neste período tendem a ser extremamente flexíveis e, assim, a recuperar-se de reveses a que os outros podem não sobreviver.

Conselho: Procure manter uma visão realista. Resista ao engodo da fuga, em todas as suas variadas formas. Por outro lado, deixe uma janela aberta para o mundo. Continue a lutar pela confiança e aceitação, mas lembre-se de defender a si mesmo também. Melhorar sua posição social pode facilitar certas coisas para você. Seu sofrimento pode não ser exclusivo, tampouco necessário.

Pessoas nascidas em Peixes III muitas vezes apresentam dotes paranormais e intuitivos incomuns. No entanto, podem desperdiçar esses talentos se não encontram uma maneira de utilizá-las de modo prático, no aqui e agora. Equilibrar pontos de vista, energias e atividades cotidianas conflitantes é fundamental para a eficácia do nativo de Peixes III.

Algumas das lutas que todos temos de enfrentar, mas que se destacam na personalidade de Peixes III estão entrando em acordo com o relativo e o absoluto, o objetivo e o subjetivo, o pragmático e o ideal. Por exemplo, muitos nativos de Peixes III sabem que tudo é relativo, mas ao mesmo tempo sentem intensa necessidade de acreditar em princípios universais. Ou, embora saibam da existência de verdades incontestes que temos de colocar em prática no dia-a-dia, é preciso reconhecer que muitas delas são coloridas por nossas visões e reações subjetivas. Oscilar entre tais pontos de vista é típico do nativo de Peixes III, mas também o é seu intenso desejo de integrar aparentes contradições.

O fator irreal desta semana pode ser muito grande, sobretudo entre os nativos de Peixes III que não investiram muito tempo ou energia em desenvolver habilidades práticas. Este tipo de Peixes III deseja voar antes de aprender a caminhar. É verdade, contudo, que muitos demonstram capacidades paranormais desde tenra idade, que vão de encontro às noções geralmente aceitas de espaço, tempo e causalidade. Mas a despeito de exibirem tais habilidades incomuns, parecem estar em contato com condições humanas e universais especiais, percebidas por poucos. Portanto, é provável que em algum ponto desistam das ambições mundanas para seguir o que consideram grandes desafios e chamados superiores.

Conselho: Seja mais exigente consigo quanto ao seu desenvolvimento pessoal e contribua ativamente para a vida ao seu redor. Cuidado para não descuidar de edificar uma firme base. Há limites para o que é capaz de superar - torne a vida mais fácil para você e esteja disposto a ceder quando necessário.



Publicações mais recentes