Diferença entre Esoterismo e Exoterismo

Esoterismo é o nome genérico que designa um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões que buscam desvendar seu sentido oculto.

A ideia central do Esoterismo é pesquisar o conhecimento perdido e utilizar todas as técnicas possíveis para que cada homem consiga transmutar o velho em novo, as trevas em luz, o mal em bem. Enfim, para que o esotérico consiga fazer a alquimia da sua própria alma e ascender rumo ao Criador.

O Esoterismo estuda e faz uso prático das energias da natureza na Terra. Os métodos de sintonia com essas energias são inúmeros.

A palavra Esoterismo, deriva do grego esotéricos e significa "interno" ou "escondido". Portanto, significa estudo que se oculta às pessoas, revelando-se no tempo certo, aos iniciados, não em escolas, mas solitariamente, através da leitura de livros espiritualistas.

Hoje em dia o termo é mais ligado ao misticismo, ou seja, à busca de supostas verdades e leis últimas que regem todo o universo, porém, ligando ao mesmo tempo o natural com o sobrenatural.

Exoterismo

Significa o que é externo, aquilo que a pessoa comum conhece; que torna-se público, exterior. Seria o oposto de Esoterismo ou Ocultismo. O Exoterismo é a verdade esotérica exteriorizada, uma maneira mais simplista ou "superficial" do Esoterismo.

Compartilhe este artigo

Faça um comentário

Caso tenha um Perfil ativo no site, entre no Perfil antes para facilitar o preenchimento deste formulário