O melhor lugar do mundo é Aqui e Agora

Parafraseando a música de Gilberto Gil encaminho-os, com esta leitura, para o processo de auto-observação, sendo este, talvez, o próprio caminho para um significado mais profundo, o momento, sem estar se referindo á Doutrinas e/ou Religiões, de entrar em comunicação com o seu próprio Ser. O começo da libertação é a compreensão de que você não é a sua mente. Saber disto irá permitir que você possa observar o pensador e, consequentemente, observar seus pensamentos e emoções, sendo estes, os primeiros movimentos para libertar-se, ententendendo como libertação ser livre para pensar, ou seja, o mestre e não o escravo dos seus pensamentos.

Auto-observação é um ato de atenção dirigida para dentro, é o que nos permite mudarmos interiormente. Isto somente será possivel se conseguirmos silenciar nossa mente e evitarmos conversas internas, podendo então realizarmos a observação do que se passa dentro de nós e, ao mesmo tempo, ter total atenção no mundo exterior e ao que estamos fazendo naquele determinado momento. Com a auto-observação teremos muito mais atenção e concentração naquilo que nos propomos a fazer . A ideia consiste em estar alerta aos seus pensamentos e emoções, como um observador.

Por que estou tendo estes pensamentos? Por que estas emoções estão emergindo nesta determinada situação?

Para pegar um caso prático, tente se auto-observar quando estiver interagindo com uma outra pessoa e esta lhe fizer uma critica que julgue não ser construtiva ou comentário que julgue malicioso, pois de imediato irá notar uma emoção negativa, sentimento desagradável e um pensamento para contra atacar. Estas reações talvez não sejam exteriorizadas, já que você não é o pensamento e sim aquele que observa, mas as reações/pensamentos estavam ali e foram flagadas, e evidenciam o observador e o observado, onde o observador (Ser) se isola do observado (Ego) e vê os pensamentos que se sucedem as emoções, as comédias, dramas pessoais e mentiras elaboradas. No instante seguinte já não estamos mais despertos e já passamos a desempenhar o nosso papel que acreditamos ser o verdadeiro. Pronto! Já vimos até aqui a que a observação é uma das chaves para maior controle da personalidade e Despertar da Consciência, equiparar o pensamento com o Ser e identidade ao pensamento. Eckhart Tolle afima que o passo mais vital em sua jornada em direção à iluminação, compreendendo isto como expansão da consciência, é aprender a se desidentificar de sua mente.Toda vez que você criar um espaço no fluxo da mente a luz da sua consciência se torna mais forte. Você acredita que é sua mente? Esta é a ilusão, pois o “O instrumento tomou de você”. O momento presente é a chave para a libertação, mas você não pode encontrar o presente momento enquanto você estiver inundado de pensamentos.

Compartilhe este artigo

Faça um comentário

Caso tenha um Perfil ativo no site, entre no Perfil antes para facilitar o preenchimento deste formulário