Tudo sobre Sagitário (22/Nov a 21/Dez)


Sagitário
Elemento:Fogo    Qualidade:Mutável
Regente:Júpiter    Símbolo:Centauro
Modo:Intuição    Lema:Eu filosofo
Atrações:Gêmeos, Áries, Touro, Virgem
Cores:Azul escuro, Bege, Bronze
Plantas:Aspargo, Castanha, Soja
Partes do Corpo:Quadris, Coxas, Fígado, Veias, Sistema muscular

PERSONALIDADES

A personalidade Escorpião-Sagitário é caracterizada pela rebeldia contra a autoridade. Por estranho que pareça, os nascidos nesta cúspide que finalmente se encontram em posições de autoridade são muitas vezes capazes de exercer poder habilmente. Entretanto, de modo geral, os "Escorsagitarianos" se saem melhor quando donos do próprio negócio. Mesmo aqueles que trabalham em grandes empresas ou organizações, ou os que fazem parte de um empreendimento de grupo, funcionam mais eficazmente quando possuem alto grau de autonomia.

Toda personalidade de cúspide encerra elementos conflitantes, sendo influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes. As energias de Escorpião (água) e Sagitário (fogo) podem colidir, produzindo distúrbios internos. Tipos sentimento-lntuição, os "Escorsagitarianos" podem carecer da estabilidade da terra e da orientação mental do ar, qualidades necessárias para mantê-los equilibrados.

Muitos nascidos na Cúspide Escorpião-Sagitário são propensos à indisciplina, sobretudo na juventude, quando são talvez dolorosamente conscientes de serem diferentes das outras pessoas. Portanto, podem nem mesmo se preocupar em preparar-se para uma vida mais convencional. Por outro lado, os que são forçados por experiências difíceis a acreditar em si mesmos na juventude, podem de fato adquirir um raro senso de integridade e propósito.

ATRAÇÕES : Pessoas nascidas sob a Cúspide Escorpião-Sagitário sentem-se em geral mais atraídas por pessoas de outras cúspides, sobretudo as nascidas em Peixes-Áries (19 a 24 de março) e Câncer-Leão (19 a 25 de julho).

Conselho: Siga sua visão da vida mas não perca o contato com a dos outros. Mantenha suas intenções honestas e seus motivos puros. Desenvolva a objetividade necessária para distanciar-se e observar a própria vida. Procure perdoar mais e ser menos possessivo.

Pessoas de Sagitário I talvez sejam os indivíduos mais autoconfiantes de todo o ano. De fato, os nascidos neste período exigem liberdade para sentir, pensar e agir de acordo com seu código pessoal de comportamento. No entanto, também ficam muitos satisfeitos em ajudar os que precisam de sua proteção ou apoio - crianças pequenas, adultos desfavorecidos, animais domésticos etc. - sua generosidade e capacidade de dar nesses casos é grande.

Os nativos de Sagitário I não podem ser e não são coagidos. Seu senso intuitivo é altamente desenvolvido, portanto, tendem naturalmente a seguir seus instintos. Assim, às vezes, podem ser bastante impulsivos, até precipitados. Felizmente, embora os nascidos neste período sejam com freqüência atraídos por experiências enlevadoras e idealizadas, também podem se sentir estimulados com aquilo que os outros consideram mundano ou lugar comum.

Para a maioria dos nascidos no período de Sagitário I, a educação escolar e formal não exerce forte atração. Autodidatas em grande medida, estes espíritos livres podem se sentir confinados e restringidos em uma sala de aula, sobretudo quando existem regras rígidas ou comportamento formal. Muitos acreditam que a própria vida é um grande mestre e têm a experiência como seus livros e lições. Embora sejam capazes de devotar sua energia criativa a uma determinada área, podem ao final adotar o credo de que viver bem é a atividade mais criativa. Portanto, os nascidos em Sagitário I que trabalham em empregos comuns em geral dedicam grande parte de sua energia para tornar estimulantes e recompensadores seu tempo livre e seus passatempos.

Passeios com a família, eventos comunitários, atividades esportivas ou simplesmente divertir-se com os amigos - todas ou alguma destas atividades podem se tornar o principal interesse de sua vida. Podem ser por vezes altamente críticos e até mesmo ferozmente satíricos da tolice humana. Entretanto, não vêem a própria ironia e zombaria como negativa ou destrutiva, mas como uma verdade necessária, baseada em uma orientação ética para com a vida. Poucas coisas são mais valorizadas pelos nativos de Sagitário I do que o caráter e a integridade.

Seu desejo de independência e sua tendência a limitar-se a poucos amigos seletos apresentam o risco de condená-lo a uma vida solitária. No entanto, ser só não necessariamente é uma experiência solitária para os nascidos neste período.

Conselho: Esforce-se para manter suas emoções equilibradas. Cuidado para não cultivar uma atitude muito orgulhosa ou muito arbitrária. Controle suas expectativas e procure perdoar mais. Nada há de errado no compromisso ou em perdas ocasionais. Cuidado com sua tendência ao exagero.

Pessoas de Sagitário II são diferentes e não temem demonstrá-lo. É como se o molde em que cada uma foi feita tivesse sido perdido após o uso. São extremamente difíceis de categorizar, uma vez que são muito individuais e suas personalidades complexas desafiam a descrição de várias maneiras. Com freqüência, elas próprias desafiam regras estabelecidas de conduta e códigos sociais, menos devido à rebeldia e mais simplesmente pelo fato de que raramente consideram fazer algo de outro modo que não o seu. De fato, às vezes parece que os nascidos em Sagitário II são incapazes de ser algo a não ser eles mesmos. Conseqüentemente, se tornam as coisas difíceis para os outros, em geral não é sua intenção.

Nem sempre é fácil conviver com pessoas tão individualistas e originais. De algum modo, entretanto, esperam que os outros compreendam seus intrincados processos mentais e seu comportamento tão pouco convencional. Os nascidos em Sagitário II têm uma maneira peculiar de fazer as pessoas "normais" ficarem nervosas. Como são avessos a concessões ou a abrandar sua postura, podem envolver-se em grandes conflitos e serem rejeitados nos relacionamentos pessoais, e também em suas carreiras. O ponto fundamental é se têm ou não tenacidade para perseverar apesar das dificuldades.

Talvez o segredo para os nascidos em Sagitário II seja procurar companheiros e ocupações que se ajustem à sua natureza incomum. Em geral não se preocupam em escusar-se por seus princípios, estilo de vida ou decisões pessoais. Entretanto, ao associarem-se com quem os aprecia têm grande possibilidade de alcançar o sucesso.

A maioria dos nascidos no período de Sagitário II não têm grande interesse em progredir. Alguns simplesmente abandonam metas comuns, talvez cedo na vida, e não se preocupam com o reconhecimento. Paradoxalmente, estas mesmas pessoas podem ser destinadas ao sucesso pela sorte e serão impulsionadas pelos acontecimentos, gostem ou não disso. Não é raro um diligente nativo de Sagitário II desistir de alcançar o sucesso - e repentinamente consegui-lo.

Conselho: Procure sair mais e fazer como os outros de tempos em tempos. Não se esconda, acreditando que ninguém o compreende. Faça um esforço para deixar os outros entrarem em seu mundo privado. Não vire as costas para a vida: mantenha-se atualizado e renove sua dedicação.

Pessoas nascidas no período de Sagitário III tendem a ser personalidades altamente moralistas e expansivas. Pensam grande e seguem uma perspectiva mais ampla. Isto não implica negligenciarem detalhes, pois muitos têm também aptidão para os trabalhos artísticos e são tecnicamente proficientes. Mas normalmente os nascidos neste período se sentem mais à vontade quando colocam suas habilidades a serviço de uma causa elevada - seja social, científica, relacionada à família ou de natureza altamente pessoal.

Os nativos de Sagitário III podem ou não ser fisicamente grande, mas mesmo os de compleição pequena têm uma presença muito marcante. Tal presença pode ser intimidadora para alguns, reconfortante para outros, mas em qualquer caso é difícil ignorá-la.

Muitos nascidos neste período acreditam poder mover montanhas (e às vezes de fato o fazem), mas devem precaver-se para não abrir caminho pela coação. Embora seja difícil confrontar sua força, não obstante encontram grande resistência, a menos que consigam moderar o exercício de seu poder. Em geral, os nativos de Sagitário III não são demasiadamente loquazes, preferindo deixar que suas ações falem por si. Muitas vezes conseguem expressar-se melhor por meio da escrita do que da fala. Precisam aprender a controlar seu temperamento, quando se enfurecem, pois sua ira pode ser realmente amedrontadora. O outro extremo também é possível, quando mergulham em um silêncio mortal. Em qualquer um dos casos, o fator dinâmico por trás de tal comportamento é muitas vezes o medo subjacente de inferioridade ou fracasso. Assim, embora muitos nascidos neste período pareçam poderosos, às vezes até divinos, podem manifestar uma curiosa falta de autoconfiança.

Como em geral respeitam ou levam a sério apenas argumentos provenientes de uma posição de força, amigos, familiares e colegas de trabalho devem assumir uma postura firme com eles. Em geral, os nativos de Sagitário III não correm o risco de conseguir favores utilizando-se de meios desonestos ou desleais - sua forma de persuasão é bastante direta. Não obstante, podem ter de aprender a ser mais diplomáticos, a contornar em vez de bater-se contra os obstáculos. Além disso, precisam dedicar mais consideração a projetos e empreendimentos premeditados e evitar, assim, desperdiçar prodigiosa energia em proposições fadadas ao fracasso.

Conselho: Aprenda a apreciar as coisas simples, os prazeres singelos da vida. Procure ser mais compreensivo com os outros. Aplique seus padrões éticos para si mesmo e concentre mais suas energias no desenvolvimento pessoal. Descubra uma maneira de misturar-se, quando necessário, e evite irritar-se.

Os nascidos sob a cúspide Sagitário-Capricórnio não apenas demonstram talento para apreender o estado futuro das coisas, mas também ajudam a moldá-lo. Uma razão pela qual o futuro, com tanta freqüência, "pertence" a determinados indivíduos nascidos nesta cúspide é que eles se preparam completamente para isso. Os "Sagicapricornianos" são também grandes iniciadores de projetos, capazes de fazer as coisas funcionarem de forma eficiente em um período de tempo excepcionalmente curto. Não são conhecidos, entretanto, por sua paciência com os que não apreciam ou endossam seus planos. Diante da falta de cooperação, estão preparados para seguir em frente sós - decididamente e com toda a gana.

Toda personalidade de cúspide encerra elementos conflitantes, sendo influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes. Essa característica é particularmente verdadeira para os nascidos sob a Cúspide Sagitário-Capricórnio de fato, o lado ardente, impulsivo do sagitariano pode colidir com as características mais lentas, práticas e calculistas do capricorniano. Além disso, podem surgir conflitos entre as influências expansivas de Júpiter (regente de Sagitário) e as tendências restritivas de Saturno (regente de Capricórnio). Tipos intuição-sensação, os nascidos sob esta cúspide podem carecer da leveza conferida pelo elemento ar e da sensibilidade da água.

Os "Sagicapricornianos" são muitas vezes indivíduos profundos, solenes, que reconhecem o poder do silêncio. Muitos nascidos sob esta cúspide também têm a capacidade de utilizar este poder como uma extensão eficaz de sua personalidade. Devem tomar cuidado, no entanto, para não alienarem aqueles com quem convivem e trabalham ou cortar linhas de comunicação.

ATRAÇÕES : As pessoas nascidas sob a Cúspide Sagitário-Capricórnio sentem-se em geral mais atraídas por pessoas de outras cúspides, sobretudo as nascidas em Touro-Gêmeos (19 a 24 de maio) e Leão-Virgem (10 a 25 de agosto).

Conselho: Aprenda a moderar seu temperamento. Ao compreender-se melhor estará menos à mercê de seus humores. Esforce-se para melhorar seus relacionamentos sociais e continue auxiliando os outros. Cuidado com a tendência para fechar-se em si mesmo. Permita que seu lado carinhoso e amoroso exerça pleno controle e mantenha seu coração aberto.

tendÊNCIAS

POSITIVO

É otimista e inteligente. Leva alegria a todos os lugares e sempre encontra boas soluções para os problemas.

NEGATIVO

Inquieto demais, perde boas oportunidades porque não espera o momento certo para agir. Deve ser menos impulsivo e desenvolver o autocontrole.

 

O signo do excesso, dos 8 ou 80, se alimenta de acordo com sua inspiração e entusiasmo. Embora goste de dietas purificadoras, que alterna com períodos de loucuras gastronômicas, o Sagitário vai mesmo é de alimentos condimentados, até um pouco pesados. Depois, luta contra a balança, acrescentando muito verde nas saladas generosas e muita fruta ao café da manhã. A alimentação matutina é essencial para ele.
O sagitariano não está nem aí com a roupa. Usa uma roupa que ele tinha no armário, a que foi mais fácil de pegar de manhã, e parecerá natural com isso. As meninas capricham um pouco mais, porém os homens não ligam para moda, e acabam se mostrando mais desleixados para se vestir. Mas neles aquela roupa parece tão adequada que ninguém repara. As roupas têm que deixar os sagitarianos à vontade, pois são irrequietos e qualquer roupa que possa restringir seus movimentos certamente vai incomodá-los. Ficam bem com roupas em tons de roxo, violeta ou lilás e, de preferência, bem esportivas.
Pode ter doenças musculares, em especial nas coxas, no nervo ciático, no fêmur e nos quadris. O enrijecimento, tensões musculares e má distribuição sangüínea, além de um fígado sensível, são os pontos fracos deste signo. Como conseqüência, vem a impossibilidade de se concentrar numa só idéia, de ficar com o corpo quieto, relaxado, e pode nascer uma tendência a excessos alimentares e emocionais.
Aventureiros, desbravadores, destemidos, extrovertidos, justos, otimistas, confiantes, exagerados, extravagantes, cultos, intelectuais, entusiasmados Dê presentes extravagantes, exuberantes e exóticos (de preferência importados). Sagitário adora aventurar-se e sentir que está ampliando seus horizontes, evoluindo e crescendo na vida. Para ele, o que está distante parece sempre melhor do que aquilo que está próximo. Adora ter metas a serem alcançadas. Portanto, dê algo que tenha essa conotação. Um presente deve render: render conversa, assunto, levar a algum lugar. Ser de algum modo uma fonte de conhecimento, Sagitário é apaixonado pelo saber.
Este é o signo da fartura, das coisas grandes e grandiosas, jamais dê a Sagitário algo banal, comum ou insignificante. Seja generoso ao lhe presentear. Coisas muito delicadas não costumam lhe atrair. A menos, é claro que seja algo muito exótico, interessante, ou que tenha algum tipo de valor, não necessariamente um valor material. Sagitarianos gostam de manifestações calorosas e entusiasmadas ao presentear e ser presenteados.

Sugestões de presentes que têm o clima deles:

  • • Uma viagem
  • • Malas de viagem acessórios para viagem de um modo geral
  • • Guias de viagem se possível toda a coleção Michelin
  • • Livros de aventura um bom romance de capa/espada a la Alexandre Dumas, pode ser um delicioso presente
  • • Jantar em um restaurante típico de outro país ou cultura
  • • Um Atlas ou um globo
  • • Assinatura da National Geography
  • • Um colchão king size
  • • Sacos de dormir e material para camping
  • • Sagitário costuma gostar de estamparias de tigre ou onça
  • • Estatuetas exóticas
  • • Colares e bijouterias vistosas
  • • Máquinas fotográficas e filmadoras

 


VIDA AFETIVA

Quando se apaixona, gosta de incrementar um relacionamento e aproveitá-lo ao máximo. Apesar do sagitariano não gostar de sentir-se preso num relacionamento, à medida que o tempo passa, chega o dia em que a experiência da vida e do amor superarão a sua relutância e ele estará pronto para um relacionamento permanente.

No amor, assim como nas amizades, o sagitariano tem necessidades de bastante desafio e comunicação intelectual, pois é muito sensual, de um jeito vivo e entusiasmado, mas pode se cansar de um relacionamento se seu parceiro não tiver imaginação nem espírito de aventura na área sexual ou se o sexo for o único elo entre eles. Depois da empolgação inicial, um relacionamento desses pode se esvaziar rapidamente. Como o sagitariano é versátil e tem mais propensão do que as outras pessoas a se sentir entediado em qualquer área da vida, o tédio sexual de um relacionamento é um dos grandes perigos. Se a atração sexual for realmente forte e os dois, às vezes, tiverem uma vida paralela, podem chegar a um modo de vida satisfatório para ambos. Entretanto, para um relacionamento total e completo, só o sexo não basta para o sagitariano, que tem muito a dar a um companheiro. Se puder encontrar um parceiro animado e sexualmente efusivo, com muitos aspectos em comum, terá mais possibilidades de desenvolver-se, realizar-se e descobrir o seu verdadeiro potencial.

O signo ocupado por Vênus no seu nascimento pode se manifestar de várias formas diferentes quanto a sua atitude e seu comportamento no amor, mas é provável a existência de certa dualidade, que é gostar de ter vários relacionamentos ao mesmo tempo. Esta pode ser uma manifestação indireta e mais sutil da sua independência, mas um dia irá descobrir a pessoa ideal e se apaixonará.

O sagitariano não pode esquecer de que os sentimentos nunca são eternos e seria uma pena estragar um relacionamento promissor, percebendo, tarde demais, que perdeu a oportunidade de uma parceira bonita, gratificante, para a vida toda, e que deixou escapar a pessoa com quem poderia ter encontrado a felicidade, por causa de caprichos e ideologias que passam.

Um traço negativo da personalidade do sagitariano é sua incapacidade de lidar com situações desconhecidas. Aparentemente, a falta de informações o leva a conclusões precipitadas, forçando-o a decisões drásticas que, muitas vezes, estão totalmente fora da realidade. Muitas vezes, o temor de perder sua pretensa liberdade força-o a esse tipo de postura diante da vida e de um relacionamento.

É bom que você esteja em forma, com sua capacidade aeróbica bem treinada, pois vai precisar dela. Para muitas coisas, sim, pois como um signo de Fogo, Sagitário tem uma energia muito ativa, na mente e no corpo. Para impressionar alguém de Sagitário, é bom que você tenha disposição para uma boa corrida e uma bela bagagem cultural.

A imagem que o representa é um centauro, uma figura mitológica cuja metade inferior é de um cavalo e a superior de um homem. Este ser indócil, inconformado com as limitações do tempo e do espaço, que nem cavalo nem homem podem vencer, empunha um arco e lança suas flechas a longas distâncias, buscando nada mais que o divino.

Sagitário, o arqueiro, é motivado por altos ideais e aspirações. Mesmo sob condições extremas de paixão, não seja um alvo fácil de alcançar. Se for assim, logo perderá a graça e ele irá em busca de outro ideal. Precisam conquistar, viver as atrações e emoções da jornada. Se há algo que não consegue suportar é o tédio - tome as devidas providências. Quais? Ora, use sua imaginação.

Quer enlouquecê-lo? Convide-o para viajar - quanto mais longe melhor. Mas se for só um final de semana e sua grana estiver curta, ir ali em Timbiruva pode servir. O que importa é que você possa suprir ou, ao menos, acompanhar seu desejo de aventura e de expansão de horizontes.

Se pensa em amarrar ou obrigar um sagitariano a ficar na cocheira por muito tempo, pode ir tirando seu cavalinho da chuva - ele preza muito a sua liberdade. Talvez as únicas maneiras de mantê-lo em casa sejam:

a) no caso do Sagitário tipo pensador, as atividades intelectuais o atraem, pois valoriza o conhecimento e a cultura e gostam de filosofar e falar sobre o que pensam - recomenda-se que você seja um bom ouvinte, pois talvez não tenha chance de dar sua opinião, a não ser que consiga fasciná-lo com seu bom papo;

b) o tipo festeiro gosta de receber os amigos em casa e generosamente proporcionar boa comida e bebida, nas quais ele próprio também se fartará - e não vai ser você o desmancha-prazeres, não é?;

c) o tipo desportista, bem, esse geralmente prefere fazer sua ginástica em espaços abertos, mas você pode convidá-lo para ver sua nova bicicleta ergométrica, pedir que ele lhe ensine uma série especial de exercícios. Eles adoram ensinar.

Para evitar cair do cavalo, não leve suas tantas promessas muito a sério, tampouco as cobre. Além de chato, você pode passar por mentiroso, pois pode nem se lembrar que ontem, no calor da hora, pediu você em casamento.

Vai beijar alguém de Sagitário? Recomenda-se todo cuidado e concentração: o beijo dessa gente que fala com as mãos e derruba objetos à sua passagem pode terminar com vocês dois atracados, rolando pelo chão. Até aí, tudo bem, se for isto mesmo que você quer, mas o problema é se não for pelo motivo certo, e sim porque o sagitariano, naquela afobação toda, se enrolou nas próprias pernas e caiu por cima de você, depois de derrubar uma estante e algumas cadeiras junto. Evite esses desastres amarrando sua presa: prenda seu amor sagitariano bem preso, diga pra ele se calar e não se mover. Aí você vai poder curtir um beijo atirado, quente e bastante empolgado, empenhado em agradar você.

O sagitariano, como já demonstra o símbolo do signo - o centauro arqueiro - adora lançar suas flechas em direção a alvos impossíveis. Como um autêntico Don Juan mantém-se um eterno conquistador inconquistável. Despreza quem se entrega fácil ao seu charme aventureiro e parte do princípio de que o que vem fácil, vai embora fácil. Gosta mesmo é do desafio. Tem muito medo de perder a liberdade. Portanto não tente prendê-lo, nem torne-se dependente de um sagitariano. Extremamente sincero, pode demonstrar uma total falta de tato fazendo comentários diretos e por vezes inconvenientes. Gosta de variedade e estímulo mental. Busca relacionamentos casuais. Dotado de uma sorte acima da média, encara a vida de um modo otimista. Para ele, sexo é prazer e divertimento. Se sente atraído e sexualmente estimulado em situações alegres, programas divertidos, que envolvam muitas gargalhadas e brindes. Introspecção, baixo-astral, problemas fazem Sagitário se afastar. Possui um profundo sentido ritualista. Adora experiências sexuais preparadas e vividas dentro do ritual adequado à ocasião. Aventureiro convicto, é atraído por situações onde haja certo risco e o verdadeiro sabor da conquista do desconhecido. Não seria difícil encontrá-lo fazendo sexo em um lugar público, ou na cama do parceiro oficial! O lugar comum, a rotina e a repetição não fazem parte do roteiro sexual de um sagitariano.

O homem de Sagitário tem duas metades e isso não é apenas mito: ele é parte homem civilizado e refinado, parte animal. Isso significa que oscilará sempre entre seguir seu impulso e seu instinto e a busca do desenvolvimento de sua parte humana. Sagitário preza a liberdade, único meio de descobrir mais a respeito de si e do mundo. Não lhe peça constância, não amarre suas mãos e pernas em uma relação absorvente, pois seu instinto morre e mais dia menos dia ele estará de parceira nova, descobrindo o lado divertido, leve e aventureiro do sexo. Curioso, amante do prazer e fiel aos princípios éticos ou espirituais que apenas ele compreende.

A Sagitariana se destaca entre todas as outras do zodíaco por seu espírito esportivo até na hora do sexo. Não é de se esperar que ela colecione casos engraçados, e saiba dizer adeus sem fazer alarde quando chega a hora. Se isso é um descanso para quem não agüenta cobranças e cenas passionais, também é um sinal de que ela detesta relacionamentos absorventes. Dê à sagitariana o direito de explorar as mil formas da arte do amor e você será o mais felizardo do zodíaco. Mas experimente comandá-la, convencê-la, mesmo no sexo ela exige a camaradagem franca que dispensa mesuras e floreios. Tem uma sexualidade forte e descomplicada, sabendo com muita graça contornar as maiores saias justas do planeta neste setor. Dê atenção à sua necessidade de movimento, de contato com a natureza e capriche nos carinhos nas pernas e coxas.

 

O sagitariano não permite que o casamento o imobilize. Suas necessidades são intensas e por ser prático costuma se relacionar com a vida de casado, de um modo que não se sinta sufocado dentro do relacionamento.

Geralmente chega à conclusão de que necessita de uma pessoa que seja tão ocupada e versátil quanto ele ou, se não for versátil, que pelo menos tenha um grande interesse por alguma coisa em comum ao seu gosto. Isso é muito importante porque, se ele se entediar com os interesses do seu companheiro, em breve vai se entediar com o próprio companheiro e isso levará ao fim do relacionamento.

Uma ótima coisa em favor do sagitariano é que tem muito menos propensão a sentir ciúmes dos interesses externos do seu parceiro que qualquer outra pessoa. Na verdade, não suporta o ciúme, mesmo se tiver Vênus em Escorpião, mas você detesta, principalmente, que seu parceiro sinta ciúmes dele. É bom deixar isso claro desde o começo: seu parceiro precisa entender que ele necessita de certa liberdade dentro do casamento e não tolera condições sufocantes. Para retribuir essa atenção, deveria tentar se moderar, não trabalhando até tarde no escritório, nem saindo muitas vezes à noite com seus colegas ou clientes, para não deixar que a outra pessoa sinta-se abandonada. O preço do amor é a atenção que terá que ter com seu parceiro.

A mãe sagitariana deseja ter uma família e ama os filhos. Mas, depois de superar a agitação do período inicial, costuma reservar ao menos algumas horas toda semana para algum tipo de atividade longe dos bebês. Se viver uma vida alternada entre os interesses pessoais e os da família, a sagitariana aceitará prazerosamente a maternidade, sem se sentir frustrada com as limitações impostas pelo cuidado aos filhos. Quanto maior o nível de conhecimento, maior a necessidade de um interesse externo.

O pai sagitariano é excelente, principalmente quando as crianças crescem um pouco. Nessa época, ele se esforça por estimular os interesses dos filhos, de todas as maneiras possíveis. O desafio constante da paternidade lhe dá muito prazer. Para ele, não é difícil acompanhar a evolução dos filhos, e a diferença de gerações, mais tarde, não deve trazer muitos problemas.
O sagitariano está sempre às voltas com considerações intelectuais, querendo descobrir o por quê dos problemas. Uma traição o(a) faria parar e refletir para entender os motivos que levaram seu(a) parceiro(a) a agir dessa forma. Um diálogo entre vocês seria bastante proveitoso e esclarecedor, mas não alimente expectativas. Ele(a) colocará um ponto final no relacionamento.

FAMÍLIA

Os pais de Sagitário são divertidos e agem como crianças. Eles darão a seus filhos toda a educação que eles puderem providenciar. Eles, felizmente, compram livros, equipamentos e levam sua prole para sair para verem alguma coisa interessante. Eles podem não estarem sempre disponíveis para eles, mas procuram compensar isso fazendo surpresas para suas famílias com inesperados ingressos para algum jogo ou cinema ou compram um animal de estimação para as crianças.

Muitos Sagitarianos são solteirões, nascidos e criados e se sentem livres para eventualmente santificar um casamento. O homem Sagitariano sempre está se esforçando para coisas melhores, eles são tentados por viagens e a idéia de visitar os quatro cantos do globo os excita eternamente.

Quando ele chega a ser um pai, não aceita isso muito bem. Muito freqüentemente, ele não será dedicado com bebês, mas uma vez que as crianças começam a crescer, ele mudará seus conceitos e desfrutará mais de seus filhos. Ele poderá participar de conversas com seus filhos e ele conseguirá pensar mais sobre o significado da vida e outros assuntos filosóficos. Ele irá sempre mostrar seu irresistível lado jovial e sempre divertido e dará boas risadas com eles agora e sempre. Pois suas crianças, serão sempre uma experiência e apreciará com honestidade tudo isso e descobrirá que nunca perderá sua liberdade. As crianças devem estar preparadas, pois ele precisará de um descanso mental sempre, viajar freqüentemente, e estará sempre com elas também.

Os filhos provavelmente a adorarão. Ela será uma amiga e montará um verdadeiro circo com eles. Assim que superar o medo inicial da responsabilidade, vai se ocupar das fraldas e dos banhos diários, como se fosse uma enfermeira segura e eficiente.

Como os adultos, as crianças receberão uma boa dose de animado otimismo e de franqueza. Se conseguirem sobreviver à sua rude sinceridade, crescerão achando que ela é a mais formidável das irmãs mais velhas que já houve. Ela lhes lerá histórias engraçadas que sempre acabam bem. Os filhos provavelmente estarão bem vestidos, mas nunca espalhafatosos, e terão bons modos.

Sua honestidade marcará o caráter deles. A mãe de Júpiter pode revelar certa tendência a relaxar na disciplina, exceto quando está cansada ou zangada.

Esta é uma criança do signo de Fogo. É exuberante, extrovertida e cheia de energia. Quanto mais atividades ao ar livre, espaços amplos e abertos, melhor. Não confine o pequeno sagitariano em berços, quartos apertados, salas de aula, ou banco traseiro de um carro. Eles não gostam disto.

Preferem liberdade, ambientes grandes, janelas e . horizontes.

São, desde pequenininhos apaixonados por atlas, globo terrestre, mapas, documentários sobre regiões distantes, enciclopédias, coleções de Geografia, História etc. e tudo que mostre o tamanho do mundo. Para eles, enorme.

Vão adorar as viagens, para qualquer lugar. E, não precisa vir junto papai, mamãe ou vovó. Pode mandá-los em excursões, com a turma do colégio, com a família do vizinho etc.

São, desde criança, desapegados e independentes.

Apreciam todo e qualquer tipo de esporte. De preferência ao ar livre. Os velocípedes, as bicicletas, os skates, patins, kart , esqui serão sua paixão. Terão também uma outra fulminante paixão os cavalos. Adorarão montar a cavalo. Mas os velozes, que saltem obstáculos. Esqueceram-se que no símbolo do Sagitário, metade deles é cavalo? Foram feitos para viverem a galope e percorrerem grandes distâncias.

Não os queira quietos, sentados, compenetrados, obedientes, enclausurados. Não são eles. Preferirão passar a maior parte do tempo fora de casa. Na rua, no clube, na praia, nos parques. A casa é muito apertada para eles.

Uma saúde de ferro. Comem de tudo, o que pode acabar atacando o seu ponto fraco o fígado. Detestam o controle, as ordens, a rotina, os limites. Isto não rima com o fogo de Sagitário, nem com a seta do arqueiro (símbolo de Sagitário) voltada para o infinito.

Não têm medo de nada. Nem de escuro, nem de ficar sozinho, nem dos bichos, nem de injeção. São fortes e corajosos.

São crianças extremamente alegres e, com uma capacidade extraordinária de se divertir com qualquer coisa, em qualquer lugar. Fazem amigos com facilidade e se enturmam em qualquer lugar.

Adoram os livros, os museus, as exposições e tudo o que guarde algum tipo de conhecimento. São curiosos e ávidos para aprender. Vale à pena investir numa boa educação. Podem ter um dom especial para as línguas.

O pai deve ser alguém suficientemente culto e, bem informado, para responder às insaciáveis perguntas dos pequenos sagitarianos. Às vezes, perguntas que exigem alguma reflexão e capacidade de filosofar. Para eles, o pai deve ser alguém que sabe. Mas, deve ser também alguém alegre e, com um espírito otimista e, que tenha uma visão positiva da vida e do mundo.

As férias e os lugares de lazer, para esta criança, devem ser ao ar livre, onde, ela possa ser deixada solta, podendo ir e vir a hora que quiser. Lugares onde reunam muitas atividades esportivas, como os clubes de férias, também serão excelentes. Como adoram aventura, vão querer acompanhar os adultos ou, o irmão mais velho, nas trilhas, acampamento, escaladas, passeio de helicóptero etc. Nem passa pela cabeça deles, que eles precisam pedir autorização para fazerem o que querem. Nasceram assim, com essa alma livre, independente e, sem nenhum tempo para deixar de viver a vida, com o entusiasmo e alegria que ela merece. Eles não conseguem compreender como não se pode fazer alguma coisa que se queira. Quem disse? Não têm a menor tolerância para limites.

Expansivos, como o seu elemento - o Fogo - precisam de tudo, muito. Um quarto grande, uma cama enorme para se esparramarem, um armário de muitas portas para guardar seus muitos brinquedos e, suas muitas roupas, uma grande mesa de estudo para espalharem seus muitos livros. Muitas folhas de papel em branco, para fazer seus muitos desenhos.

Nada em Sagitário é pouco ou pequeno.

Não precisam de chamegos, dengos, excesso de atenção, mimos e paparicos. Não gostam de que agarrem eles, abracem eles ou os beije muito. Trocam tudo isso por espaço, autonomia e liberdade. Esta não é uma criança frágil, nem carente.

É insaciável sim. Mas, de brincadeiras, estímulos, curiosidade e ação.

Logo, logo, aquele brinquedo ou carrinho bárbaro com o qual eles passavam horas se entretendo, ficam desinteressantes e, passam a querer algo novo, para substituir aquilo que perdeu a graça. Não se deve alimentar esta tendência sagitariana a essa insatisfação, causada pela perda rápida de interesse, pelas coisas já conquistadas e adquiridas. Precisam aprender a dar mais valor aquilo de que possuem e de que já está na mão. Caso contrário, reforçaremos esta má tendência dos sagitarianos de ir sempre em busca de alvos distantes e, de desprezar o que está próximo. Deve-se criar algum desafio para eles conquistarem as coisas, em vez de lhes dar tudo, o que eles pedem e querem. Eles não valorizam o fácil.

O adolescente de Sagitário parece estar sempre interessado em alguma coisa melhor e maior do que a que está vivendo aqui e agora. E está mesmo!

Tem horror a se sentir estagnado, sem oportunidade de crescer, de se expandir e desenvolver seus conhecimentos.

Destemido e heróico, gosta de enfrentar as coisas e encará-las abertamente.

Tem facilidade de conseguir as coisas que quer, o que o torna bastante autoconfiante.

É capaz de perseguir suas metas com afinco. Mas basta conseguir alcançá-las para já estar querendo outra coisa mais adiante, mais difícil, mais distante.

Pode achar que tudo é pouco e ser insatisfeito.

Dono de um temperamento otimista, ele sempre acredita que tudo, sempre pode melhorar.

Acredita que as coisas devem ser fáceis e costuma ver o lado bom de tudo.

Costuma ser extrovertido, curioso e interessado em conhecer mais a respeito de qualquer coisa.

Às vezes pode ter uma tendência a ser o dono da verdade, podendo ser autoritário no seu ponto de vista. Mas, na maioria das vezes é bastante justo e honesto consigo mesmo e com os outros.

Tem um temperamento aventureiro e desbravador.
Sua extroversão, alegria e conhecimento, fazem com que ele seja uma companhia agradável.

Faz amizades com enorme facilidade e onde vai sempre acaba conhecendo alguém.

Mas "de-tes-ta" ambientes pouco espaçosos, escuros, e intimistas.

Vai sempre preferir estar em grandes festas, onde role muita comida, bebida e muita animação.

Pode contar com ele em grandes eventos, shows internacionais, lançamentos, feiras de produtos nessas situações ele se sente "em casa".

Não se intimida com multidão.

Quer enlouquecer um sagitariano? Basta colocá-lo sentado e obrigá-lo a conversar com alguém negativo e pessimista! Situações tipo "sala de espera de consultório médico" são terríveis para o positivo adolescente de Sagitário.
Duas coisas incomodam muito o adolescente sagitariano nos relacionamentos a falta de entusiasmo e os problemas.

Foge de histórias complexas e enroladas.

Não suporta controle, ciúme e possessividade. Não quer relacionamentos que o limitem.

Também quando sente que a coisa está ficando banal, ou que está marcando passo, ele dá um jeito de escapar.

Quando gosta, gosta muito e faz a pessoa com quem está se sentir o máximo!

Mas também, como está sempre em busca de algo melhor . pode ser que encontre, ou ache que encontrou e aí . vai trocar com facilidade.

E ele não fica "chorando sobre o leite derramado", ou seja, se não deu certo, parte pra outra.

Detesta lamúrias, queixas, arrependimentos.

Não faz o tipo carinhoso e meigo mas encanta e conquista com as suas manifestações sempre grandiosas de afeto.

Seus namorados(as) costumam fazer o tipo esportivo.

Viajar é sem dúvida a opção preferida por esse adolescente.

Se não puder estar de fato viajando, com certeza ocupará boa parte de seu tempo livre projetando uma viagem, ou se informando sobre os lugares que deseja conhecer.

Muito interessado no que se passa no resto do mundo, em conhecer outras culturas e outras línguas, é difícil encontrá-lo de papo pro ar … há muito a aprender sobre tudo, o mundo é cheio de coisas intrigantes demais e é vasto demais pra que ele perca seu tempo.

E também não vai perder tempo freqüentando lugares sem graça, desanimados ou conversando com gente desinteressante.

Adora festas e dançar.

Filmes de aventura, RPG (role playing games), jogos do tipo master (que envolvem conhecimento) e fazer programas que contenham algum tipo de competição ou aventura (acampar por exemplo), são um ótimo passatempo para esse inquieto e versado adolescente.

Para um adolescente sagitariano dar uma voltinha pode significar ir até Petrópolis! Ele prefere sempre o que está mais distante.

Passar fins de semana fora e assistir a documentários do tipo "National Geography" são bons divertimentos para o sagitariano.
Esportista por natureza, tem muito prazer com competições, jogos e principalmente com esportes que envolvam aventura alpinismo, trilhas, ralis.

Ele precisa sentir que está se superando e evoluindo.

Hipismo ou pólo são esportes que chamam a sua atenção porque os cavalos têm esse ar de imponência, liberdade, bravura e solidez que o sagitariano tanto admira.

Além disso, costuma gostar de esportes de certo modo "de elite", ou com algo de "nobre" como esgrima, críquete, squash e, por que não? Tiro ao alvo! Afinal, aquela seta do centauro que representa este signo parece estar sempre apontada para uma mira.

VIDA PROFISSIONAL

O despreocupado Sagitariano é uma boa pessoa para ter na sua equipa de vendas - eles provavelmente manterão o pedido de compra, esperançosamente antes de eles insultarem o cliente sem querer! Sagitarianos gostam de se divertir, sorrir e gargalhar com colegas de trabalho e sentem-se como se a Sra. Sorte estivesse do lado deles sempre. Eles também estão apaixonados no qual acreditam e trabalharão obstinadamente nestes objetivos. O Sagitário é um bom membro de equipe o qual pode delinear o curso à frente com passadas largas e convencer todo o mundo ao redor que este é o melhor caminho a seguir.

A mais importante qualidade do Sagitariano é a esperança. Se você esta em um navio afundando, reze que um Sagitariano esta a bordo! Estas pessoas positivas e otimistas podem fazer maravilhas com quaisquer coisas que eles acreditam, as quais fazem dessas os seus ideais para quebrar a rotina ou situações de caráter público. Eles também precisam de liberdade e bastante espaço para atuar. O Sagitariano é um adepto a situações sociais e curiosas. Conhecimento é poder para aqueles nascidos sobre este signo, da qual os fazem excelentes pesquisadores. O que fazer com toda essa informação? Por isso na prática, é claro! Há muito a ser feito onde o Sagitariano esta trabalhando.

Viagem é o nome do meio de um Sagitariano, e isto não é restrito a uma mente criativa somente. Enquanto Sagitarianos amam filosofar, eles também gostam de colocar o pé na estrada, visitando lugares excitantes cheio de habitantes exóticos e desconhecidos. Eles não serão desconhecidos por muito tempo, pois o Sagitariano conecta pessoas com facilidade e aprenderá rapidamente ao redor delas também. Isto pode ser uma faca de dois gumes, pois o Sagitariano tende a olhar em um grande quadro e não perceber os detalhes importantes. Uma eficiente ajuda de campo é essencial para o bem equipado Arqueiro.

O escritório do Sagitariano é sempre em mais de um endereço, pois o Sagitariano dificilmente fica em um só lugar por muito tempo. Portanto, eles conquistarão o país todo em uma Brasília amarela ou um Fuscão preto que para eles estará sempre tudo bem. E alguns colegas de trabalho o acompanharão nestas viagens para fazer alguma churrascada em algum boteco de esquina em alguma cidade qualquer.

Chefes de Sagitário podem ser difíceis de descrever. Demasiadamente otimistas, eles podem ter a tendência de esperar muito mais de seus colegas de trabalho. Isto pode não funcionar porque eles estão tentando trabalhar com pessoas de mesma base; só que estas suas grandes visões é para adquirem o melhor deles às vezes.

Eles visualizam grandes resultados e não sempre entendem os detalhes de trabalho que são necessários para atingi-los dentro do projeto. Empregados podem achar pouco prático e igualmente indiscreta esta natureza e também um pouco dura de engolir.

Quando eles elogiam seu trabalho, contudo, é sempre honesto e sincero. Mas quando eles criticam pode ser desconfortante, pois eles tendem a falar primeiro e pensar depois. Eles podem também ser bastante arrogantes, enquanto ostentam e sorriem durante as maiores encrencas no ambiente de trabalho.

E quando você os odeia e você quer sair de suas presenças, eles irão fazer algo para conquistar você - provavelmente por demonstração de sua exuberante juventude ou sua generosidade bem intencionada. Estas características pessoais podem ajudar os empregados a se sentirem melhor sobre seus empregos e sua empresa.

Com suas curiosidades intelectuais e entusiasmo, eles podem motivar empregados a dar o melhor de si. Quando empregados mostram iniciativa e independência, eles ganharão o respeito do Chefe de Sagitário. Quando você faz o que é necessário a eles, eles estarão sempre com você. Eles são rápidos para oferecer conselhos. Quando você estiver em dificuldades, você pode contar com seu suporte. Se você der tudo de si em seu trabalho, você certamente ganhará sua confiança.