Tudo sobre Virgem (24/Ago a 22/Set)


Virgem
Elemento:Terra    Qualidade:Mutável
Regente:Mercúrio    Símbolo:Virgem
Modo:Sensação, Pensamento    Lema:Eu sirvo
Atrações:Gêmeos, Peixes, Touro
Cores:Prata, Índigo, Violeta escuro
Plantas:Gualtéria, Artemísia, Alfeneiro
Partes do Corpo:Abdome, Intestino delgado e grosso, Pâncreas, Baço, Sistema metabólico

PERSONALIDADES

Em alguns aspectos do caráter, os nascidos sob a Cúspide Leão-Virgem são altamente reservados, em outros, extrovertidos. Naturalmente, esses elementos aparentemente contraditórios são apenas dois lados de uma mesma moeda. Para revelar o que se encontrava anteriormente escondido, antes é preciso haver segredos. Além disso, pode-se argumentar que uma razão para que haja algo escondido é para que possa um dia ser revelados com maior impacto.

Felizmente, muitos nascidos sob esta cúspide têm o bom senso do momento propício para agir, isto é, o momento certo para realizar algo. Mestres do efeito, sabem quando manter silêncio e quando falar. Portanto, tanto o que escondem quanto o que revelam pode ser usado como meio, técnica e mesmo arma para ajudá-los a alcançar seus fins de forma muito sutil ou dramática. Toda personalidade de cúspide encerra elementos conflitantes, sendo influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes.

Felizmente aqui, um dinamismo orgânico é estabelecido, onde os elementos práticos e mundanos de Virgem combinam-se perfeitamente com as qualidades intuitivas e explosivas de Leão. Embora tipos intuitivos e abertos à sensação, os "Levirginianos" também se encontram sob a influência de Mercúrio, que promove o pensamento lógico. A mundanidade de Virgem é algo mitigada por essa influência, uma vez que os nascidos sob esta cúspide tendem a ser mais discriminativos e menos abertamente sensuais. O quarto modo, o sentimento, está em falta aqui, e portanto, os "Levirginianos" podem ser algo inacessíveis, tanto em relação às suas próprias emoções profundas quanto às dos outros.

ATRAÇÕES : As pessoas nascidas sob a Cúspide Leão-Virgem em geral se sentem mais atraídas por pessoas de outras cúspides, sobretudo as de Peixes-Áries (19 a 24 de março) e Touro-Gêmeos (19 a 24 de maio).

Conselho: Não acuse o mundo por não reconhecê-lo se você se esconde. Seja mais transparente - deixe as pessoas verem o que você realmente é. Cuidado ao manter segredos até para você mesmo. Permita que os outros o vejam, compartilhando alegrias e tristezas.

Pessoas de Virgem I são em geral francas e diretas. Em geral, os nascidos neste período que são dotados de capacidade de liderança aplicam seu talento e energia servindo de modo prático a algum grupo ou causa. Os que operam em uma esfera mais orientada para o pessoal têm menos chance de alcançar o sucesso. Os nativos de Virgem I são excelentes companheiros, colegas e sócios. Evitando ser o centro das atenções, muitos preferem trabalhar em grupo ou nos bastidores, desfrutando, assim, de uma sensação de liberdade conferida pelo anonimato. Outros optam por trabalhar sós e podem até parecer solitários ou isolados dos outros. Na verdade, fortes mas altruístas, os nascidos em Virgem I são capazes de trabalhar satisfeitos, sem se queixar durante anos, com pouca recompensa material.

Os nascidos no período de Virgem I sabem que sempre há um jeito de se conseguir algo. Muitas vezes, o segredo de sua confiança está em saber como reduzir tarefas a um sistema ou como superar obstáculos técnicos pela prática. Um perigo, naturalmente, é o de sua vida tornar-se muito inflexível devido ao programa rígido que seguem. Nesse caso, o processo pode se revelar mais importante que o objetivo. Como pais, os nascidos em Virgem I devem cuidar para não serem muito severos ao estabelecer regras para os filhos. Por outro lado, quando propensos a dar-lhes liberdade, podem ser igualmente capazes de arquitetarem um sistema em torno desta idéia.

Pessoas nascidas neste período são excelentes amigos que, apesar de não serem particularmente brilhantes ou esfuziantes, podem servir de porto seguro em tempos de aflição. Devido à sua fidedignidade, alguns atraem indivíduos instáveis que alimentam dependência. Assim, apesar de parecerem ser infinitamente capazes de serem úteis e construtivos, os nativos de Virgem I devem proteger-se contra os que exigem demais de suas energias.

Os nascidos neste período adoram elaborar idéias, esquemas e sistemas de pensamento por meio da fala e da escrita. Em geral, encontram centenas de exemplos para abonar suas opiniões, mas podem apresentar a tendência para fixar-se em uma única idéia ou corrente de pensamento, excluindo as demais. Também podem apegar-se a uma determinada pessoa de forma obsessiva, sobretudo quando têm dificuldade para fazer amizades duradouras e profundas.

Conselho: Suavize um pouco sua postura - aceite o que vier e o que se for naturalmente. Procure manter separados seu trabalho e sua vida particular. Recolha-se mais e exija fidelidade dos outros também. Proteja-se de bajuladores e parasitas. Ocasionalmente, seja mais egoísta e não tenha vergonha de exigir benefícios para si.

Pessoas de Virgem II são difíceis de penetrar. Sua natureza paradoxal e muitas vezes misteriosa parece resistir a explicações. Parte da razão disso é que o nativo de Virgem II está com freqüência envolvido em empreendimentos altamente pessoais, difíceis de comunicar ou partilhar. Sua busca e luta pessoal é uma aventura solitária.

O poder do intelecto figura de forma proeminente na personalidade de Virgem II. Os nascidos neste período usam bem a mente em uma variedade de atividades científicas, técnicas e práticas, em geral aperfeiçoando sua arte ou habilidade a um alto nível de perícia. Também dão grande ênfase à manutenção de padrões em seu trabalho. Infelizmente, podem impor os mesmos rigorosos padrões a indivíduos menos capazes ou mais despreocupados, que acham difícil viver segundo tais expectativas. Quando estendem seu sistema de valores para a esfera moral, como freqüentemente o fazem, podem parecer aos outros pessoas algo desagradáveis ou mesmo exigentes. Felizmente, os nascidos neste período raramente operam segundo um padrão duplo e permanecem vigilantes no que se refere à justeza de suas ações.

Assim, a aprovação ou desaprovação desempenha papel importante para eles. Os nascidos neste período que foram rejeitados, tiveram amor negado ou foram criticados indevidamente na infância podem repetir tal comportamento com seus filhos ou parceiros na vida adulta. Embora aceitando várias perspectivas e abertos a novas descobertas, os nativos de Virgem II podem não ser tão abertos a aceitar a personalidade e as fraquezas dos outros. Quando internalizam atitudes paternas, podem ser extremamente exigentes e críticos consigo mesmos, concedendo-se pouco descanso e gerando uma constituição nervosa.

Como muitos nativos de Virgem II apresentam uma aparência externa suave e amigável, pode-se julgá-los acessíveis. Entretanto, quem se opõe a eles jamais esquece a intensidade de sua reação. Tanto homens como mulheres nascidos neste período podem estar entre os mais fisicamente atraentes de todo o ano; se não são dotados naturalmente de boa aparência, em geral conseguem tornar-se atraentes.

Conselho: Procure manter a flexibilidade e a aceitação sem comprometer seus altos padrões. Abra o coração nos relacionamentos amorosos. Esteja ciente de seu lado que condena e não perdoa. Amabilidade, bondade e diplomacia são traços que merecem ser desenvolvidos. Cuidado para não se colocar acima da lei ou à parte da sociedade. Não tenha receio de mostrar sua vulnerabilidade.

Pessoas de Virgem III não são tímidas quanto a exigirem o que precisam. Centram-se no que é adequado para eles e não para os outros. O lado obediente e orientado para o trabalho do virginiano não é tão evidente aqui, o que, entretanto não deve dar a impressão de que os nativos de Virgem III sejam mercenários ou frios. Na verdade, precisam dar e receber carinho e amor como todos nós, mas podem ser muito mais seletivos em relação a como e sob que condições partilhá-los. Também podem ser altamente discriminativos quanto à qualidade de seus sentimentos e a dos outros.

Os nativos de Virgem III especializam-se em utilizar o pleno poder de seus processos mentais para lidar com a situação imediata. Entretanto, podem perder o equilíbrio se seu centro emocional for perturbado. Em geral, têm dificuldade para lidar com as emoções. Como tendem a tomar tudo literalmente e dão grande primazia ao lado intelectual, não demonstram muita simpatia pela condição do outro. Desprezam sobretudo a autopiedade e a falta de autocrítica. Assim, são particularmente severos com os muito permissivos ou que parecem gostar de sua fraqueza. Mas os nascidos em Virgem III reservam seu escárnio mais feroz para os que os traem ou sabotam seus planos - podem ou não exigir retribuição de tais pessoas, mas certamente os ignorarão e os evitarão no futuro.

Além de sua aversão ao caos, os nascidos em Virgem III exemplificam os traços característicos do virginiano de ordem e asseio. Outro traço positivo é sua autoconfiança. Entretanto, podem ser quase cruéis ao implementar suas idéias, muitas vezes empregando uma eficaz combinação de exigência frontal e manipulação sutil. Quando suas paixões se fixam em um indivíduo, sua capacidade de lealdade e serviço é grande, mas também o é sua capacidade de controlar e dar ordens. Devem precaver-se de dominar os menos determinados e obstinados.

Embora os nativos de Virgem III muitas vezes demonstrem uma intensa ambição, seu desejo de ser excepcional raramente manifesta-se como extravagância. De fato, sua aversão ao excesso de emocionalismo, ostentação ou agitação os poupa de muita aflição e complicação desnecessária à vida.

Conselho: Procure ser mais solidário em relação aos sentimentos dos outros. Nem todos possuem uma vontade tão forte e direcionada como a sua. Não se atenha ao intelecto; cultivar o amor pela comida, pelo sono e por atividades sensuais é essencial para firmar sua energia. Não se esconda por trás, tampouco se apóie tanto naqueles que o desejam servir.

Os "Virlibrianos" ocupam-se muitas vezes com a busca da beleza e da sensualidade. Talvez se sintam atraídos por pessoas atraentes, pelas artes, objetos preciosos e afins ou desejam tornar a si, os membros da família, o espaço em que vivem ou seu estilo de vida esteticamente mais atraentes. Não é de se admirar que os nascidos sob esta cúspide, devido à sua atenção e interesse por detalhes, saibam muito bem como manter o funcionamento harmonioso e bem integrado de um negócio, um projeto ou uma atividade da família.

Toda personalidade de cúspide encerra elementos conflitantes, sendo influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes. No caso dos nascidos sob a Cúspide Virgem-Libra, entretanto, as diferenças podem se tornar plenamente integradas em torno do tema central da Beleza. Ambos, Virgem e Libra, estão interessados em assuntos de gosto e ideais estéticos. Contudo, como tipos sensação-pensamento, podem carecer de profundidade nas esferas emocionais e intuitivas, o que pode levar alguns a considerá-las superficiais.

Inegavelmente, os "Virlibrianos" se interessam pela aparência externa das coisas. Mas, muitas vezes, o que estão buscando é uma perfeita representação externa de sua visão interna, que vem de seu interior mais profundo.

ATRAÇÕES : Pessoas nascidas sob a Cúspide Virgem-Libra em geral se sentem mais atraídas por outras pessoas de cúspides, sobretudo as nascidas em Capricórnio-Aquário (17 a 22 de janeiro) e Áries-Touro (19 a 24 de abril).

Conselho: Não se preocupe demais com as aparências. Mantenha-se vivo em sua busca pela beleza - evite perder o interesse, preocupar-se demais com a moda ou tornar-se compulsivo. Cuidado para não negligenciar objetivos espirituais ou cair presa de excessivo materialismo. Mantenha seu sistema nervoso sob controle.

tendÊNCIAS

POSITIVO

É dotado de inteligência ágil, capacidade de organização e senso crítico aguçado.

NEGATIVO

Tende a se mostrar excessivamente crítico e mordaz. Precisa aprender a ser mais cordato e tolerante.

 

Naturalista e atento à qualidade dos alimentos, é um tipo difícil de contentar, pois sempre busca a perfeição, até na hora de preparar a comida. De vez em quando, Virgem se permite uma pequena loucura, quando então se entrega aos vinhos que acompanham massas bem produzidas. Saladas verdes e cruas, frutas não muito ácidas e tempo para digerir o que come são essenciais. Sobremesa: panqueca recheada de fruta cozida e coberta com mel e sorvete de creme.
O virginiano é discreto e vai preferir usar sempre um mesmo tipo de roupa. As mulheres poderão ter vários conjuntinhos parecidos, de corte bem clássico, só mudando a cor. Os homens também terão várias calças e camisas parecidas, com cores bem sóbrias. Ele sempre terá suas roupas impecavelmente passadas e limpas, e sempre anda perfumado. Ele pode ter acabado de sair de um ônibus lotado, mas sempre parecerá arrumadinho, como se tivesse acabado se sair do banho. Adora animais, por isso nem pensar em usar peles!
É sensível a doenças na região abdominal, no intestino delgado e nas mãos. A desnutrição, a má assimilação alimentar e a dificuldade de eliminação são reações tipicamente virginianas. Como resultado, ele pode tornar-se melancólico, irritável, ansioso em trabalhos intelectuais e fixado em detalhes.
Perfeccionistas, seletivos, críticos, ordeiros, trabalhadores, esforçados, detalhistas, meticulosos, despojados, práticos, simples. Apesar de sua aparente modéstia e despretensão, parecendo não fazer questão de receber nada em especial, não é qualquer coisa que serve para um virginiano. Ao contrário, só servem coisas muito específicas. Virgem não trabalha com categorias universais. Ele não quer uma mochila, ele quer aquela mochila, daquela marca, com aquela listra fininha do lado direito, aquele fecho redondo de pressão prateado fosco, aquelas alças de determinada largura e com aquele acabamento em couro escuro na ponta. Não adianta argumentar que essa outra mochila é idêntica àquela só que o couro é um pouquinho menos escuro ou as alças um milímetro mais largas. Não! Essa definitivamente não é igual a outra! Não é essa a mochila que ele quer. Se você quer agradar um virgiano, é melhor tratar de descobrir bem direitinho o que ele gosta e cuidar de todos os detalhes. Nem pensar em presentes de ponta de estoque, seu olhar crítico e aguçado imediatamente identificará as mínimas falhas no produto. Nunca dê a um virginiano algo que não serve para ele, ou seja, que ele jamais usaria, que seja muito diferente do seu estilo ou gosto isso seria um erro de avaliação da sua parte, e Virgem tem horror a erros!

Sugestões de presentes que têm o clima deles:

  • • Dicionários
  • • Palmtops, agendas
  • • Livros técnicos ou do tipo "dicas e quebra-galhos"
  • • Sapateiras
  • • Gaveteiros
  • • Estantes
  • • Ferro de passar portátil
  • • Artigos de higiene pessoal sabonetes, shampoos, bucha, escovinhas de limpeza para a pele, cremes esfoliantes, etc.
  • • Artigos de manicure lixas, alicates, tesourinhas
  • • No caso de roupas (principalmente roupas íntimas) dê preferência aos tecidos de fibras naturais ou o tipo 100% algodão Virgem não costuma gostar de fibra sintética.
  • • Miniaturas
  • • Binóculos ou lentes de aumento
  • • Bichos de estimação

 


VIDA AFETIVA

A modéstia que existe no nativo de Virgem é extremamente atraente e deixa passar um enorme charme, que o ajuda a ter uma vida amorosa gratificante. Este sentimento pode fazê-lo conter-se um pouco e subestimar seus poderes de atração. Se achar que o máximo que pode conseguir de uma pessoa atraente é um aceno da cabeça, está redondamente enganado. Se constatar que esse pensamento é freqüente, é preciso aumentar sua autoconfiança.

É claro que as coisas podem não ser tão simples. Se a sua relutância em se envolver sexual ou emocionalmente parecer de fato estar impedindo o desenvolvimento de um relacionamento, é bom fazer uma auto-análise. Nessa reflexão, descubra se o que está acontecendo é medo do sexo, medo de suas possíveis conseqüências, apreensão, insegurança ou medo da comparação que o parceiro irá fazer da sua atuação na cama, com outras pessoas que possa ter conhecido no passado.

É preciso tentar, se possível, determinar se há alguma área predominante nas suas atitudes ou na sua personalidade que o impede de relaxar num relacionamento. Se houver e se não puder resolver sozinho a questão, é bom conversar com algum amigo compreensivo ou talvez um conselheiro profissional.

Olhar o lado brilhante e supor que superou qualquer timidez infantil que possa tê-lo atormentado é uma ótima terapia, que o levará a descobrir que o seu interesse e seu entusiasmo por sexo são normais. Nesse caso, só é preciso tomar cuidado com uma ou duas coisas, principalmente a possibilidade de seu parceiro se entediar. Fazer experiências, explorar as várias possibilidades do ato do amor e criar novidades é importante para completar. Qualquer parceiro gostará de você, se aprimorar a sua técnica.

O virginiano necessita de segurança e permanência nos relacionamentos pessoais. Como Mercúrio é e seu planeta regente, também precisa de um forte elemento de amizade para completar o vínculo sexual. A comunicação intelectual é essencial, para dar ao parceiro uma qualidade de vida e interesse, o tempo todo em que estão juntos. É preciso que tenha muito assunto para conversar e é bom que o seu parceiro esteja um pouco à sua frente intelectualmente para estimulá-lo sempre com novas idéias, se você se entediar ou se extenuar. Mas, mesmo assim, precisa ser um interlocutor à altura. Virgem é do tipo que faz e responde às perguntas.

Para começar bem, chegue na hora marcada: nunca falhe com um virginiano. Assim agradará aos tipos mais metódicos e também aqueles hipersensíveis que, ou entram em vertiginosos processos de rejeição ou que se desesperam, achando que aconteceu algo grave com você.

O ser de Virgem pode ser um poço de sensibilidade e emoção, mas geralmente faz de tudo para disfarçar que se sente vulnerável ao que acontece ao seu redor. Se você acha que ele é muito crítico e exigente com você, imagine como é consigo mesmo. Leva a autocrítica ao extremo e pode se sentir responsável e culpado por qualquer coisa que sai errado. Costuma ser um pouco tenso e irritadiço - ajude-o a relaxar. Inteligentes e observadores, virginianos apreciam toques de humor e ironia, mas não em cima deles, claro. Muitos são sérios e rigorosos, vai ser bom fazê-los rir e brincar. Questionadores, racionais, podem levar algum tempo para entender uma boa piada. Há também, mais raros, aqueles que são bem ao contrário, os que riem sozinhos (e fazem os outros rirem), se divertindo com os detalhes tão pequenos da vida cotidiana e das pessoas. De uma forma ou outra, estão atentos às sutilezas e vão gostar de ver que você está ligado às suas percepções e é cúmplice de suas idéias.

Como um signo de Terra, é voltado para o universo das coisas práticas e gosta de produzir, de fazer as coisas acontecerem, além de aperfeiçoar e melhorar a qualidade do que já existe. Uma boa maneira de se aproximar ou chamar sua atenção é trabalhar com ele, compartilhando sua necessidade (às vezes compulsiva) de contribuir para o mundo. Adoram se sentir necessários e úteis, enfim, que são importantes pra você. Consertar o seu chuveiro ou costurar suas meias pode ser uma prova de amor como nenhuma outra - saiba reconhecer e valorizar seus gestos de carinho.

E, como é característico do elemento Terra, tem um lado sensual muito forte, só que nem sempre são muito demonstrativos - gostam de saber onde estão pisando. Podem demorar um pouco pra esquentar, mas depois que esquentam, Nossa! Não pense que o nome dado a esse signo corresponde a um padrão. Na verdade, seu simbolismo se origina dos mitos antigos ligados às deusas da fertilidade da natureza, que eram chamadas virgens e não ao sentido comum de "imaculado", etc. Sua relação com a natureza, com as plantas e a terra é muito intensa. Um final de semana longe da cidade pode ser revitalizador e estimulante. Vá fazendo as reservas num hotelzinho aconchegante. O clima romântico e roupas de baixo insinuantes ficam por sua conta - não fique esperando que virginianos se preocupem com isso, ora, são tão ocupados.

Ai, por favor, hein, nada de beijos melados! - o nativo típico de Virgem lhe diria, se não fosse tímido demais para dizer uma grosseria destas. Mas é que ele acha que a quantidade de germes presentes na saliva é um absurdo, como são absurdos quaisquer beijos que passem muito além da "bitoquinha". Portanto, vá com calma se você está de olho em alguém de Virgem. Deixe os beijos eróticos, molhados, perturbadores, para os momentos propícios, quando vocês estiverem bem escondidinhos (Virgem morre de vergonha de cenas públicas). E, por favor, respeite as etapas (Virgem adora "fases", tudo muito documentado com mapas, gráficos, estatísticas). Contente-se com a bitoquinha no começo, e deixe que ele lhe reserve aquele outro beijo para o melhor momento. Com toda aquela precisão cirúrgica que só Virgem tem, podemos garantir que quem topou percorrer as "fases" não se arrependeu no fim.

Se algum virginiano se interessar por você, pode se sentir privilegiado, pois ele é muito criterioso e seletivo em suas escolhas. Tímido, custa a tomar uma atitude e a partir para a conquista. Começa uma aproximação criticando, polemizando e contrariando tudo que você diz . bom sinal! É prova de que se interessa por você. Não espere elogios, mas críticas - construtivas, é claro. Pouco romântico, muito afinado com a realidade, não precisa de climas, disfarces ou artifícios. Vive a situação que se apresenta com grande senso prático. Para cativá-lo, o melhor é ser autêntico, cuidadoso com a aparência e . se possível perfeito! O ambiente deve estar limpo, a cama bem feita, e as coisas arrumadas. Banho é um ingrediente fundamental quando se trata de uma aproximação sexual com um virginiano. Ele vai reparar nos detalhes e espera que estejam todos impecáveis. Dá também muita atenção à saúde de modo que não costuma se aproximar de pessoas que aparentem desleixo e descuido com o corpo. Pode fazer comentários ou perguntas objetivas demais para a ocasião pois tem um modo muito prático de lidar com as coisas. Homem ou mulher, o amor jamais enfeitiça um virginiano o suficiente para impedi-lo de ver as falhas ou deficiências dos outros. Quando cria um hábito, cria mesmo. Faz as coisas rotineiramente, todos os dias na mesma hora, no mesmo lugar! Não é muito pródigo no afeto e no amor. Busca mais qualidade do que quantidade. Exige compromisso nas relações sexuais, por isso não é fácil estimulá-lo emocional ou fisicamente para o sexo.

O homem de Virgem não costuma mostrar suas emoções; ele as esconde bem até de si mesmo! Mas no campo sexual, não há o que temer. Dono de uma incrível capacidade de dar prazer à sua companheira, sensual por natureza e amante de todos os prazeres dos sentidos, terá muito tempo e disposição para satisfazer você e a si mesmo. O jogo da conquista é complicado; ele se torna nervoso, arisco e inseguro, nada é estável aí. Mas se você não deseja estabilidade e sabe manter o sangue-frio nos momentos em que ele se mostra frio e critico, vá em frente! Capriche na apresentação, nas boas roupas, na comida bem-feita, nos bons perfumes e na aparência recatada; ele detesta mulheres ousadas que fazem dramas e chamam a atenção para si mesmas.

A Virginiana é uma das mais requintadas do zodíaco. Instável e arisca, não se entrega às paixões inesperadas; prefere o certo e o conhecido, mas se cansa com a repetição, embora ela mesma não desenvolva muito o lado imaginativo na hora do sexo. Prática, recatada e sensual, sabe usar as mãos e não faz segredo disso. Capaz de doar-se para satisfazer quem a atrai, mesmo completamente apaixonada não perde o prumo. Como a atividade mental é seu forte, um bom papo esquenta se sangue, mas ela tende à repetição de posições sexuais em que se sente mais segura. Não inove demais, de um momento para outro, isso a assustará.

 

Normalmente quando se decide pela vida a dois e se casa, o virginiano costuma encontrar satisfação e segurança num relacionamento permanente. Nesse caso, florescem os sentimentos positivos que tem por seu companheiro e percebe logo que descobriu algo muito gratificante e satisfatório.

É importante relaxar no casamento e não ficar se censurando pelo que deveria ter ou não ter feito. É muito melhor seu parceiro encontrá-lo relaxado e tranqüilo, do que completamente fora de si por causa de algum detalhe insignificante não resolvido.

Enfatizar este aspecto é importante porque é bem possível que a virginiana faça com que a preocupação com as coisas da casa consumam demais o seu tempo. Isso pode fazer com que o parceiro chame a sua atenção por colocar as coisas materiais acima dele. É bom pensar a respeito e não cair nessa armadilha.

Com o marido virginiano acontece a mesma coisa. Costuma sobrecarregar-se de trabalho, com o objetivo de acumular lucros para dar uma vida mais confortável para a família. Quando uma esposa se sente negligenciada pelo marido virginiano, preocupado demais com os negócios, é provável que ela fique impaciente, cobrando assim mais atenção por parte do parceiro. Dentro de um casamento, o virginiano precisa lembrar-se de que o seu ardente interesse pelo que parece ser importante para eles, pode ser muito menos justificável aos olhos da companheira.

Os virginianos são pais motivadores e estimulantes. Costumam incentivar nos filhos interesses por conhecimentos gerais e pesquisa. Com isso espalham pela casa muitos livros de referência para satisfazer a curiosidade das crianças. Todavia, é bom lembrar-se de seu defeito, que é o de usar a critica com muita mordacidade. Não ser muito exigente com as crianças, se algo que fizerem não sair do jeito que queria, é prudente. Tentar ignorar o fato, mostrar um pouco de entusiasmo real e elogiar é bom, tanto quanto manter a crítica em bases construtivas, pois as crianças, por sua vez, desenvolverão atitudes e perspectivas positivas e construtivas em relação a projetos e interesses.
Essencialmente prático. Está sempre no controle da situação e deixa a parte sentimental em segundo plano. Ao se conscientizar de uma traição, descarta o(a) parceiro(a) num piscar de olhos. E não adianta querer se justificar. Ele se ocupará em outras atividades.

FAMÍLIA

Os pais de Virgem podem ser tímidos para fazer declarações de amor e afeição, e acharão dificuldades ao dar abraços e confiança para as crianças pequenas. Ainda assim, eles amam suas proles carinhosamente e irão fazer qualquer esforço para ver que eles têm a melhor educação possível e as melhores atividades externas. Os homens de Virgem podem estar muito ocupados com seu trabalho, esquecendo de reservar tempo de relaxamento e diversão com seus filhos.

Uma das coisas maravilhosas sobre o pai de Virgem é seu incrível talento para organização de tudo que esta abaixo do Sol - começando com eles mesmos. Sua busca por perfeição o faz gastar muito tempo pensando sobre como conseguir as coisas com praticidade. Apesar que algumas vezes podem vir a ser exigentes e enjoados a um nível quase fanático. Roupas são também muito importantes e é provável que ele esbanje o dinheiro dele em ternos sofisticados e gravatas maravilhosas.

O homem de Virgem aparenta ser ligeiramente frívolo e alguns deles são muito distantes, acham duro conviver emocionalmente com seus filhos, e por causa das demonstrações de afeto não ser algo tão natural para ele, pode achar que isso trará dificuldades para ser um bom pai. Ele procurará ser, claro, mas no geral será difícil. Algumas vezes ele pode ser tão disciplinado como pai, e fazer exigências a seus filhos para estudarem arduamente, mas tudo isto só é feito por que ele quer que eles tenham sucesso.

Algumas vezes um papai de Virgem esquecerá que ele não é um líder e perceberá que a educação não é tudo e que as emoções importam mais. E, portanto, ele aprenderá a lição, e colocará isso em prática, e será um pai mais comprometido. Porém, se por acaso seus filhos tentarem fazer algo sem que ele perceba, pode ter certeza que ele saberá. Aceite os fatos, e nunca desafie o domínio mental dele.

É muito provável que você jamais veja seus filhos vagando pela vizinhança com o nariz escorrendo, a cara lambuzada de geléia ou os tênis rotos.

Tão pouco, nenhum dedinho remexerá ou rabiscará seus papéis particulares. Ela manterá uma disciplina firme. As mulheres de Virgem raramente têm mais de um ou dois filhos, e parece que a maternidade não lhes é necessária para satisfazer sua feminilidade.

Uma vez, porém, que o bebê tenha entrado na vida dela, jamais negligenciará sua educação física ou moral. Talvez ela não supra as necessidades emocionais dele, mas se tiver certeza de seu amor e souber que é apreciada, relaxará e dará ao seu rebento bastante afeição.

Não raro os pequeninos acham as mães de Virgem deliciosamente divertidas e delicadas. Elas serão firmes e procurarão instilar bons hábitos, mas possuem um modo terno de tratar que faz com que a criança saiba que é amada com certeza.

Esta é uma criança tímida. Séria. Responsável. Desde pequenininha. Mas, não devemos nos enganar, diante de sua aparência calma. Ela é contida. Não calma. Por dentro, é inquieta, ansiosa e qualquer coisa a tira de seu equilíbrio precário. Extremamente inteligente, sagaz e observadora, nada escapa à sua análise. Isto, porque a sua mente se desenvolve velozmente e, mais rápida do que seu corpo, instinto e emoções. Que cabeça brilhante! Aprendem com extrema facilidade e adoram os livros, desde cedo.

Os jogos que requerem atenção, concentração, principalmente aos detalhes, são executados por eles, em minutos. Gostam de se absorver em equipamentos, aparelhagens e, aprender seu funcionamento e utilização. Os computadores são seus amigos desde pequenos.

Têm um aparelho digestivo frágil e, os intestinos funcionam mal, desde cedo, já quando crianças. Acabam precisando ter uma dieta alimentar sadia, pois, do contrário, passam mal. Frutas, legumes, acabam sendo indispensáveis à sua alimentação.

Adoram a natureza o campo, os pastos, os bosques, o mato. Ir para uma fazenda e, ficar observando as folhas, os frutos e os animais, é um programa incomparável para eles. Adoram os animais e, pensam em ser veterinário quando crescerem. É bom para eles ter bichos de estimação.

São ordeiros, disciplinados e gostam de ter tudo no lugar certo. Muito asseados e higiênicos, gostam de estar limpos e de usar roupas limpas. Sentem nojo à toa e, podem se recusar a usar banheiros, cômodos, pratos e talheres, se acharem que estão sujos e cheirando mal.

Apreciam a rotina, os horários e, as atividades feitas com regularidade e disciplina. Querem que a vida esteja em ordem. Precisam da calma que a ordem gera. Já são suficientemente ativos e inquietos mentalmente, para terem que viver com a bagunça e a confusão externa.

Para a criança virginiana, o pai é alguém confiável, sério, cumpridor dos seus deveres, inteligente, informado e exigente. Esta criança não é rebelde. Mas é questionadora. Ela obedecerá, com facilidade, desde que lhe dêem uma razão lógica, para aquilo que estão mandando ela cumprir.

Adora as pesquisas, as experiências e, brincar de laboratório. Gosta também de brincar de médico ou enfermeiro. Desde cedo, a medicina, a química, as fórmulas e tudo o que envolve a saúde em geral, atraem essa criança. Botânica, Biologia são outros assuntos fascinantes para ela. Técnica, tecnologia e jogos eletrônicos também os interessa. São capazes de passar horas sozinhos, concentrados em um único objeto, brinquedo ou assunto. Geralmente, têm habilidade manual e sabem montar e desmontar qualquer coisa. Podem também ter um talento para o desenho, com um traço bem preciso.

São detalhistas, caprichosos e perfeccionistas. Fazem questão que o arroz fique debaixo do feijão e não vice-versa. Que a fruta seja cortada assim e não assado, que o lápis ou as canetas de cor sejam guardados em ordem crescente etc. São as sua manias desde cedo. Mas, no fundo, tudo obedece a um raciocínio preciso e lógico. Essa criança sabe pensar e argumentar bem. Portanto, não lhe dê qualquer desculpa esfarrapada porque não cola.

Seus brinquedos são guardados em saquinhos, em caixinhas ou em baús. Suas roupas, nas gavetas e, nos cabides. Nada espalhado ou jogado pelo chão ou, por cima da cadeira. Esses desleixos e desordem os deixam nervosos. Podem ser crianças críticas, pois, desde cedo, prestam atenção nos defeitos e nas falhas das pessoas. As outras crianças podem se sentirem ofendidos com isso, e os adultos, desconcertados.

O menino de Virgem gostará de brincar com quebra cabeça, jogos de construção, instalação e montagem. Jogos de ciência, ou brincar de médico e enfermeiro.

As meninas vão adorar os bichinhos, as plantas, as flores e de fazer comidinha. Esta pode ser uma criança tímida e, que quando entra em uma nova turma da escola ou, chega em uma festa, precisa de algum tempo para ganhar o seu espaço.

É capaz de aprender sobre qualquer assunto ou, a fazer qualquer coisa que se proponha. Mesmo pequenininho, costuma ser a pessoa da casa, para quem os adultos perguntam coisas. Se não souberem, sabem como descobrir.

Esta é uma criança prestativa. Por incrível que pareça, ela pode se divertir cumprindo algumas tarefas e favores para os outros. como por exemplo; arrumar os armários, guardar os alimentos na despensa, fazer listinhas de compras, tomar e passar recados, etc.

Acompanhar os pais às compras de super mercado, pode equivaler a um bom passeio. Peça para ela, procurar as promoções, as datas de validade dos produtos, ela adorará. Pode contar com ela. São uma fonte segura de informação.

O adolescente virginiano é muito exigente consigo mesmo e, cobra de si e dos outros uma inalcançável perfeição. É um estressado! Muito atento ao que se passa a sua volta, repara em minúcias que passa despercebida para a maioria.

Críticos, cerebrais, analisam uma situação em todos os seus detalhes antes de se decidirem por alguma coisa ou tomarem uma atitude. Sua cabeça é um verdadeiro computador. Que funciona sem parar. Pesam. pensa. e pensam. Vivem portanto com a cabeça cheia.

Precisam aprender desde cedo a relaxar e a se descontrair. É importante estarem permanentemente ocupados para gastar toda essa energia mental. Não fazer nada os deixa ansiosos.

São normalmente prestativos e se oferecem para fazer favores. Conte com eles para isso. Coisa rara para um adolescente.

Práticos, cheios de critério e bom senso sabem aconselhar seus colegas para resolverem suas questões da maneira mais eficiente e pé no chão. Discretos, tímidos não se incomodam nem um pouco de não ocupar o centro das atenções ou o primeiro plano.

Organizados, gostam de ter a sua volta as coisas ordenadas, os horários bem planejados, os estudos em dia. a vida em ordem. Não se espante se encontrar um adolescente vivendo numa aparente bagunça.

No exterior as coisas podem estar fora do lugar, mas sua mente, raciocínio e foco estão meticulosamente ordenados. É um adolescente preocupado com assuntos de saúde.

Gosta de estar saudável, de ter hábitos saudáveis e de consumir alimentos saudáveis. Observadores costumam ser na família aquele que regula a vida de todo mundo. Treinado para ver defeitos, adora achá-los nas pessoas e corrigi-los.

Extremamente razoável e racional é capaz de entender e suportar qualquer situação - como um bom adulto - mas desde que expliquem tudo direitinho para eles. Muito inteligentes e donos de uma mente aguçada podem aprender qualquer coisa, é geralmente quem toda a família consulta quando se precisa saber de alguma coisa ou se descobrir como se faz alguma coisa.
Tímidos, introvertidos os adolescentes deste signo possui uma vida social mais reservada.

Críticos e seletivos são exigentes com seus colegas e não se dão com qualquer um e, nem gostam de qualquer lugar.

Acabam se dando bem com duas ou três pessoas com quem têm bastante afinidades, interesses comuns, muita conversa e com quem freqüentam rotineiramente os mesmos lugares.
Como são tímidos, principalmente na adolescência, esses jovens têm uma certa dificuldade na paquera. Precisam conviver mais tempo com a pessoa e encontrar várias vezes com ela antes de demonstrarem seu interesse.

São também um pouco inibidos para expressar todo afeto e desejo que sentem por alguém. Seletivos, examinam muito as pessoas antes de se decidir por alguém. Não caem de paixão à toa.

Conseguem analisar e segurar os sentimentos pela cabeça. Não se sentem bem com sentimentos ardentes, ciúmes descontrolados e paixões arrebatadoras. Preferem as emoções mais calmas, onde cada coisa fica no seu lugar e nada sai da rotina.

O adolescente virginiano gosta de máquinas, engrenagens. Pode adorar desmontar e remontar equipamentos para descobrir como funciona ou para consertá-los.

Podem gostar muito de ler, aprender e pesquisar os mais variados assuntos para dar vazão a sua mente tão curiosa. Também podem ter hobby de colecionador. Adoram juntar peças e, fazer coleções.

Jogos que puxem pela cabeça, como xadrez, ou mesmo quebra cabeça são outra área de lazer muito comum entre os jovens virginianos. Computador, nem se fala, é uma paixão.

Adoram a vida ao ar livre e qualquer fim de semana no campo, na fazenda ou passeios próximo a ela são irrecusáveis.

Lidar com plantas, flores e animais também podem ser um divertimento para esses jovens tão ligados as coisas da natureza.
Atividade física não é a coisa que um adolescente virginiano mais gosta de fazer. Mas é extremamente necessária, pois como desenvolvem muito a cabeça precisam de uma atividade que use o corpo e dê uma folga à mente.

Esqueçam os esportes competitivos e prefira as atividades físicas simples e rotineiras, como ginástica ou caminhadas. Todas as atividades físicas feitas junto a natureza terão um efeito muito melhor para esses jovens.

Trilhas, caminhadas florestas, bosques, jardins serão muito mais apreciadas. Os virginianos adoram um verde e se sentem revigorados por ele.

Qualquer exercício que resolvam praticar deve ser rotineiro, regular feitos no mesmo lugar, nos mesmos horários para ter uma cara virginiana, e, por favor dê um refresco para a cabeça e façam esportes que não se precisa pensar. A saúde - física e mental - agradece!

VIDA PROFISSIONAL

Precisa de uma solução rápida? Chame um Virginiano. Aqueles nascidos sobre este signo simplesmente adoram analisar e debater para conseguir algumas respostas. O mental e esperto Virginiano é um falador e auxiliador e gosta de achar soluções como sendo um serviço para os demais. Portanto, Virginianos almejam independência e um espaço do próprio para eles, então não espere que ele mostre todas as suas cartas na mesa - algumas ele manterá em sua mão ainda!

Membros do signo da Terra são sempre realísticos e práticos, com objetivos definidos para eles mesmos e os para os outros de sua própria equipe. Virginianos fazer suas tarefas de forma organizada, um leal colega de trabalho e sempre com a consciência de grupo. Eles conseguirão atingir seus objetivos, mas sempre dispensarão os créditos por isso! O perfeccionismo de Virgem pode sempre causar irritação e perturbações em sua saúde, então um pouco de equilíbrio, o yin e o yang, é uma lição para ser aprendida.

Se há algo que o Virginiano pode fazer (e eles podem fazer plenamente, graças a sua forte ética), é criar uma equipe talentosa. Seus olhos analíticos e estilo discriminante são difíceis de ser superados. Virginianos acham tudo isso fácil, e fazem com satisfação, para ser o pensador, o resolvedor de problemas, organizador e auxiliador da equipe. É importante para eles, contudo, tomar cuidado com eles mesmos! Muito trabalho e pouca diversão podem fazer qualquer um ser um bobão! Então Virginianos lembrem-se de criticar menos e enfatizar mais, e muito pode ser realizado.

O escritório do Virginiano é (como não poderia deixar de ser) muito organizado, com uma frota de computadores e outras parnafernálias eletrônicas para a máxima eficiência. Pessoas desajeitadas definitivamente não se sentem bem nestes ambientes. Quando um carro é solicitado, um Porsche preto e reluzente é sempre a melhor opção para o Virginiano. Se for a hora para falar em negócios, leve o Virginiano para almoçar uma salada light em um restaurante aconchegante, e você saberá em breve os resultados...

A praticidade e foco nos detalhes de Virgem fazem dele um chefe altamente talentoso. Eles não desestruturam o ambiente ao seu redor com as lutas de poder e fofoca de escritório. Eles focalizam, não apenas em ver o trabalho terminado, e sim, que seja bem feito.

Eles não apenas se preocupam com os empregados, são capazes de balancear sua preocupação com a linha de fundo. Porém, chefes de Virgem se preocupam demais com tendência a desenvolver doenças de stress como úlceras.

Eles próprios se colocam em posições de responsabilidade, mas podem sofrer alta dose de pressionamentos que talvez não consigam suportar. Eles pensam que podem administrar tudo e assumir mais coisas, porém, podem perceber que cometeram um erro um pouco tarde demais.

Este é o momento em que eles ficam angustiados, imaginando porque ninguém os está ajudando. Enquanto isso, os colegas de trabalho acham que Virgem tem tudo alegremente sob controle.

Os chefes Virginianos são completamente honestos e não são capazes de fazer rodeios – eles vão deixar você saber exatamente como se sentem. O projeto ideal para um Virginiano é desenvolver um novo escritório.

Eles podem organizar e motivar um novo time até ele se estruturar. Então, eles darão um passo para o lado e deixará outro no papel de “Chefe”. Eles se sentem muito mais felizes na parte prática de um projeto do que no papel de “líder” da companhia.

Se você quer impressionar o seu chefe de Virgem, você deve manter sua atenção no trabalho, não deixe nada parado em sua mesa. Mantenha seus arquivos e o escritório em ordem. Não envolva o seu chefe nas fofocas de escritório e políticas internas, e quando seu chefe estiver naqueles dias de “por quê ninguém me ajuda”, saiba que isso vai passar tão rapidamente quanto veio.