Tudo sobre Câncer (22/Jun a 22/Jul)


Câncer
Elemento:Água    Qualidade:Cardinal
Regente:Lua    Símbolo:Caranguejo
Modo:Sentimento    Lema:Eu sinto
Atrações:Peixes, Escorpião, Aquário
Cores:Cores pálidas, Creme, Branco
Plantas:Lírios-d´água, Juncos
Partes do Corpo:Seios, Diafragma, Estômago, Pele

PERSONALIDADES

Em certo sentido "Cangêmeos" pode ser visto como um indivíduo inspirado. Não importa se sua inspiração é mais privada ou mais pública, os nascidos sob esta cúspide têm uma veia altamente devocional, por onde manifestam-se impulsos de proteção em relação aos seres amados, uma ocupação ou uma causa. Assim, os nativos deste período provavelmente são modestos pois seus egos são postos a serviço de um poder superior. Por isso, sobretudo em um primeiro contato, raramente impressionam como indivíduos brilhantes e dinâmicos, mas ao contrário, como pessoas profundas e pensativas, com um brilho suave que irradia-se de seu interior.

Toda personalidade de cúspide compreende elementos conflitantes, por ser influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes entre si. No caso da personalidade de Cangêmeos, entretanto, os traços etéreos. Leves e energéticos de Gêmeos complementam os aspectos fluidos, sentimentais e sensíveis de Câncer, emprestando-lhe graça e encanto etéreos. O principal conflito surge entre a lógica e a precisão mental de Gêmeos e as características mais emocionais, difusas e sutis de Câncer. Além disso, como tipos pensamento-sensação, os nascidos nesta cúspide podem carecer de mundanidade e ardor ou impulsividade intuitiva. Os nascidos nesta cúspide sentem-se atraídos por estados extáticos (em êxtase) e felizmente são capazes de encontrar qualidades inspiradoras até mesmo nas atividades cotidianas mais comuns. Mas suas vidas apenas encontram pleno significado quando o amor e o romance têm espaço para florescer.

ATRAÇÕES : Pessoas nascidas na Cúspide Gêmeos-Câncer sentem-se em geral mais atraídas por outras pessoas de cúspides, sobretudo as nascidas nas Cúspides Aquário-Peixes (16 a 22 de fevereiro) e Escorpião-Sagitário (19 a 24 de novembro).

Conselho: Exercite seus poderes mágicos com cuidado. Pode precisar ser um pouco mais enérgico consigo mesmo. Fique de olho em suas metas e resista a todas as tendências de desviar-se delas. Não se perca tão facilmente em experiências extáticas (em êxtase) ou pode ter problema para encontrar-se novamente. Cuidado para não reprimir seus sentimentos ou permitir que emoções destrutivas o controlem.

Pessoas de Câncer I são engenhosos para conseguirem o que querem. Isto deve-se em boa medida ao fato de compreenderem as necessidades e as motivações dos outros. Apesar da imagem que os cancerianos em geral têm de sonhadores e pouco práticos, pessoas de Câncer I são capazes muitas vezes de tornar seus sonhos realidade. De fato, os nascidos neste período podem ser surpreendentemente bem-sucedidos no difícil mundo dos negócios e impressionantemente proficientes em lidar com o dinheiro. Sua natureza fluida revela-se no trato do papel moeda corrente como mercadoria com liquidez, em razão de compreenderem instintivamente que um fluxo constante de caixa é tão necessário para as finanças como os movimentos da maré para o oceano. Além disso, um dos pontos fortes do canceriano I são as vendas. Mestres da psicologia humana, são capazes de convencer o comprador potencial de que o produto é o artigo "certo" para ser comprado.

O lar é muito importante para o canceriano I. Selecionar, projetar e mesmo construir uma casa é uma prioridade para o Caranguejo. Mas como seu xará, certas pessoas deste período carregam a "casa" nas costas, no sentido de se sentirem seguros e protegidos onde quer que estiverem. Os nascidos neste período tendem a ser defensivos, mas novamente, como o caranguejo, também podem mostrar instintos marcadamente agressivos. Quando necessário, o nativo de Câncer I pode fazer uma rápida transição de uma postura tímida ou retraída para uma de ataque.

De fato, os nascidos em Câncer I devem tomar muito cuidado para que seus instintos agressivos não provoquem distúrbios em certas situações. Outro perigo é que neguem sua agressividade e tentem ocultá-la. Para alguns cancerianos I, esta negação pode finalmente levar à depressão, acompanhada de explosões periódicas de raiva.

Aqueles que se envolvem em um mundo de sentimentos altamente pessoais podem realmente viver torturados. Tais indivíduos, entretanto, sem saber, podem ter dado o primeiro passo para o desenvolvimento evolucionário por terem lutado contra seu lado emocional envolvente e complexo. Se forem capazes de ganhar a batalha, podem se tornar indivíduos altamente positivos e bem-sucedidos.

Conselho: Não se arme tanto - por outro lado, mantenha seu discernimento. Dê aos outros liberdade para correrem riscos. Embora sua capacidade para venda possa ser excelente, nem sempre é apreciada. Não apenas desafie seus medos - supere-os por meio da autolibertação e da ação.

Pessoas de Câncer II nem sempre são o que parecem ser. Não importa se apresentam uma imagem "normal" ou não, pode-se ter certeza de que uma vida fantasiosa, incomum e até bizarra esconde-se logo abaixo da superfície. Talvez porque os nascidos neste período estejam em contato com seu inconsciente, o misterioso e o estranho não são necessariamente misteriosos e estranhos para eles. Não apenas sentem-se atraídos por pessoas incomuns, mas também pelo lado mais excêntrico e idiossincrático de pessoas normais.

Muitos gostam de observar, discutir e talvez até narrar detalhadamente o comportamento humano e os aspectos extraordinários da natureza e da arte. Ao fazê-lo, o humor muitas vezes figura com proeminência em seu modo de expressão. Sobretudo quando voltam sua atenção para as falhas e peculiaridades dos outros, podem ser extremamente perspicazes. Para conhecer uma pessoa não há como outra que faça o mesmo tipo.

Naturalmente, muitos cancerianos II funcionam bem em ocupações comuns e não dão a impressão de serem particularmente estranhos. Muitas destas pessoas "ponta de iceberg" mantêm suas vívidas fantasias e idéias incomuns para si, depois de terem durante anos encontrado recepção pouco entusiástica. Os nascidos em Câncer II às vezes decidem ser melhor não atrair muita atenção e dão vazão a suas fantasias em seu tempo livre, levando uma espécie de vida dupla.

Outros menos despreocupados e indiferentes, podem realmente expressar sua imaginação sem problemas. Carismáticos, encontram uma maneira de tocar áreas ocultas das pessoas que poucos percebem e não se preocupam em explorar. No entanto, ao abrirem um canal para tais locais secretos, talvez soando um acorde comum, o canceriano II lança luz naquilo que muitos estão pensando mas não ousam expressar. Ao captar a imaginação dos outros, podem angariar o respeito em seu círculo social ou mesmo no mundo do comércio. Entretanto, tais cancerianos sofrem muito quando não atraem um público com quem possa compartilhar seus pensamentos e podem tomar tal falta de apreciação como rejeição pessoal.

Conselho: Esforce-se para expressar-se no mundo. Fortaleça sua postura e tente não ser sensível demais. Desenvolva seu senso financeiro e cultive seus talentos para a manutenção e a continuidade. Mantenha contato com quem se preocupa com você. Canalize sua fantasia e imaginação para algo produtivo.

Pessoas de Câncer III sabem como convencer os outros de seu valor e fazê-los aceitar suas propostas. Manipuladores poderosos de seu ambiente, pessoas deste período muitas vezes manifestam grande desejo e determinação. No entanto, raramente são vítimas da ambição cega. Mesmo quando recebem recompensas financeiras por seus esforços, preferem investir em si mesmos do que entregar-se a exibições materialistas ou usar do poder para obter favores.

Embora possam ser habilidosos no debate, muitos cancerianos III convencem os outros menos por seus argumentos do que por sua simples presença. Personalidades fortes, os nascidos neste período não hesitam, quando necessário, em aplicar pressão de forma silenciosa e eficaz. De fato, os detalhes intrincados da política e da rivalidade social são bem conhecidos por estes indivíduos astutos.
Devido à sua natureza altamente persuasiva, devem evitar impactar demasiadamente os outros, para não sufocar aqueles com quem interagem. Sobretudo para com os filhos, pais de Câncer III devem tentar não ser muito dominadores ou, pior ainda, opressivos. Tal comportamento pode incapacitar o senso de individualidade e de independência de um jovem, enfraquecendo sua capacidade de sobreviver como adulto autônomo

Consciente ou inconscientemente, muitos cancerianos III são capazes de manipular sutilmente os sentimentos dos outros, por meio de seu senso empático altamente desenvolvido. Os nascidos neste período podem, assim, provocar muita irritação, mas quando se convencem de que estão trabalhando para o melhor de sua família ou organização é difícil opor resistência a eles. De fato, quando estão no caminho certo, seu poder de representar os outros como porta-vozes ou representantes é considerável e podem obter benefícios significativos para as pessoas envolvidas.

A sedução e algumas formas de manipulação não são necessariamente atividades ruins ou imorais. Intensificar o processo de atração e desejar mais ação é natural. A maioria dos cancerianos III compreende estes fatos da vida e valoriza, assim, a percepção e o refinamento em si e nos outros. Alguns chegam ao ponto de implantar sutilmente idéias nas mentes das pessoas, para que elas elaborem estas idéias pensando ter surgido delas. Como tais instrumentos sociais ao seu dispor, são capazes de impactar muito os outros, e até mesmo de levar grupos e organizações a um estágio totalmente novo.

Conselho: Não tenha tanta certeza de que sabe o que é certo para as pessoas. Se esforce para manter a sua própria casa em ordem. Permita que os outros se expressem livremente. Provavelmente ninguém duvida de suas boas intenções, portanto, talvez não seja necessário justificá-las. Tenha confiança em sua profunda capacidade.

Os nascidos sob a Cúspide Câncer-Leão tendem a ter personalidades versáteis, capazes de passar rapidamente de um extremo ao outro. Na verdade, muitas formas de movimento, mudança e fluxo caracterizam estas pessoas. São característicos desta fase não apenas movimentos físicos (viagens, mudança de endereço, aventura, esportes etc.), mas também oscilações na esfera do pensamento e da emoção. "Canleões" podem parecer tímidos e retraídos em um momento e no outro dinâmicos e ativos, refletindo um conflito da sensibilidade fluida de Câncer com a afirmação ardente de Leão. Uma tarefa evidente para os nascidos sob esta cúspide será refrear os extremos de suas flutuações, nivelando sua atividade curva em uma linha mais reta, para reconciliar e integrar tendências conflitantes.

Os nascidos sob esta cúspide tendem a ser indivíduos vibrantes, energéticos, animados, que sentem necessidade de procurar desafios e de superá-los. Muitas vezes, disciplinas físicas e o domínio do corpo desempenham papel importante em seu desenvolvimento. Não apenas a força, mas também a graça de movimento podem ser relevantes para eles.

ATRAÇÕES : Pessoas nascidas na Cúspide Câncer-Leão sentem-se em geral mais atraídas por pessoas de outras cúspides, sobretudo as nascidas sob as Cúspides Libra-Escorpião (19 a 25 de outubro) e Capricórnio-Aquário (17 a 22 de janeiro).

Conselho: Nivele os altos e baixos; as recompensas da estabilidade são grandes. Cultive a autodisciplina, mas não perca a espontaneidade. Construa um centro calmo que estimule sua confiança e permaneça no âmago de seu ser. Concentre-se mais em viver o momento, livre de problemas passados e expectativas futuras. Controle seu ritmo para a dura caminhada.

tendÊNCIAS

POSITIVO

Sensível e meigo, faz o possível para tornar felizes as pessoas a quem ama. É dócil e compreensivo. Valoriza muito a vida familiar e costuma ser fiel no amor.

NEGATIVO

Conservador demais, tem dificuldade para abrir mão de crenças e valores e de se adaptar às novidades. Precisa se equilibrar emocionalmente, pois tende a se desesperar diante de qualquer dificuldade.

 

Signo da infância, dos hábitos alimentares arraigados e difíceis de remover, Câncer se alimenta conforme seu estado emocional. Às vezes é frugal, outras é excessivo. Amante das sopas delicadas, dos purês exóticos e dos peixes (rio e oceano), e de outros frutos do mar, também aprecia sabores adocicados e não se dá bem com alimentos muito condimentados ou pesados. Na sobremesa, frutas frescas ou bolo de chocolate.
O canceriano se liga muito no passado e é um pouquinho mais convencional para se vestir. Se não prestar atenção, vai usar alguns modelinhos fora de moda, pois acaba se apegando às suas roupas preferidas e não aceita o fato de que elas já possam estar um pouco ultrapassadas. As meninas gostam de bordados, estampas pequenas e jóias ou bijuterias em prateado. Já os garotos não se ligam muito em moda e usam aquilo que gostam, sem serem extravagantes.
Problemas no estômago, no pâncreas, nas glândulas mamárias, no diafragma e no útero. A indigestão, gastrite, irregularidade do fluxo das secreções são outros problemas dos cancerianos. Isto afeta o humor do canceriano, e ele fica muito sensível e inseguro emocionalmente.
Sonhadores, românticos, emotivos, instáveis, caseiros, maternais, acolhedores, protetores, afetuosos. Para um canceriano, um presente é acima de tudo uma demonstração de afeto. Por isso, seja muito carinhoso (a) e afetuoso (a) ao lhe dar algo e procure dar presentes que tenham um valor afetivo. É um signo muito caseiro, que dá grande importância à intimidade e adora sentir-se acolhido, protegido, perto das pessoas que ama. Câncer tem um gosto mais romântico, ou mais tradicional. É um signo muito vinculado ao passado e às suas raízes. Feiras de antiguidade são um bom lugar para lhe comprar um presente. Adora coisas que possuam uma história, que já estejam há muito tempo na família ou que tenham um valor sentimental para alguém. No universo deste signo, a palavra "presente" assume o verdadeiro sentido de "lembrança", um bem material carregado de memórias e que vai fazê-lo "lembrar" de você para sempre.

Sugestões de presentes que têm o clima deles:

  • • Álbum de fotografias, porta-retratos
  • • Câmeras e filmadoras
  • • A Árvore Genealógica da família
  • • Uma cadeira de balanço
  • • Bijouterias de prata, colar de pérolas, enfeites de madrepérola (esses materiais estão associados à Lua, regente de Câncer)
  • • Baús, caixas de vários tipos e tamanhos
  • • Livros de culinária, de poesia ou romances
  • • Um "baleiro" (daqueles que giram)
  • • Um aparelho de jantar
  • • Um pijama daqueles antigos de listras / uma camisola com rendas e babados ou simplesmente um pijama / uma camisola de seda
  • • Uma foto de vocês juntos emoldurada ou uma colagem com fotos, entradas de teatro que vocês foram juntos, algum bilhete ou recado, pedaços de poesia, a embalagem do chocolate preferido de um dos dois, o logo do restaurante ou bar onde vocês se conheceram ou costumam frequentar, etc. Enfim, as memórias e a história de vocês. (aliás, com um bom scanner dá pra fazer coisas geniais desse tipo! E inclusive scannear pequenos objetos)

 


VIDA AFETIVA

Câncer é maravilhosamente sensual. A pessoa com forte traços cancerianos é considerada uma excelente amante, pois Câncer é carinhoso e dá atenção ao amor, tendo cuidado com detalhes que possam contribuir para uma vida ou apenas uma noite romântica a dois.
Quando se sente atraído por alguém, não parte imediatamente para a ação. Examina cuidadosamente o terreno, mantendo a princípio uma distância razoável e até assumindo atitudes evasivas quando é abordado. Faz isso para poder estar perfeitamente seguro, antes de assumir qualquer tipo de compromisso. Naturalmente o caranguejo tem um par de garras fortes e é capaz de agarrar o que deseja, mas seu sucesso depende em parte do cálculo cuidadoso e de sua capacidade de esgueirar-se cautelosamente até sua presa.

Alguém que queira abordar um canceriano deve ter cautela, pois sua reação psicológica imediata é a defensiva. A forma de derrubar a barreira que surge nos primeiros cinco minutos é uma questão que depende do grau de atração que um sente pelo outro. Câncer é temperamental e pode dar a impressão de que, algumas vezes, estará diferente com relação ao humor do que de outras vezes. Muitas vezes pode não ter consciência desse fato. A maioria das pessoas dá um desconto para as suas mudanças de estado de espírito, mas isto só acontece quando se vem a conhecê-lo melhor. Deve cuidar, quando estiver de mau humor, pois costuma fazer alguns comentários bem picantes e ofensivos, que podem ferir muito mais do que pensa. Quando repreendido, pode até ficar perturbado, mas deve refletir e pensar se aqueles que o cercam não têm um pouco de razão. Controlar os impulsos destrutivos e não deixar que ocasiões memoráveis sejam estragadas por pequenas contrariedades é recomendável.

Muitos relacionamentos bonitos duram bastante tempo, outros a vida toda. Há alguns que parecem ter um ciclo natural bem curto, mas não importa a intensidade desses relacionamentos. Todos eles têm um começo, um meio e um fim. Para Câncer, terminar um relacionamento pode não ser nem um pouco fácil.

É claro que, de vez em quando, pode se permitir o luxo de mergulhar na nostalgia, mas investigar com atenção o ajudará a lidar de fato com o presente, tendo o cuidado de não deixar que isto atrapalhe seu futuro. Não deve entrar num relacionamento, enquanto não tiver se livrado de resíduos do relacionamento antigo. A pessoa que estiver com Câncer não será obrigada a dividir seus sentimentos com lembranças. Portanto, se sentir-se com muita freqüência arrastado para o passado, deve pensar no outro e nos seus sentimentos, no agora, no amanhã, não deixar que o bom tempo de antigamente transforme seu novo romance numa reprise. É melhor viver as novas emoções que todo novo amor traz.

Cancerianos guardam. Guardam tudo: coisas, a si mesmos e a você também, caso esteja sob sua concha. Antes de lhe dar acesso a essa área restrita, porém, nosso(a) amigo(a) caranguejo, deve ter ficado "de guarda" por muito tempo, observando você de longe, dando voltinhas, até ter certeza de que não seria rejeitado, de que você não oferece perigo, para só então permitir aproximações. E isso significa que você deve fazer esse movimento - não espere que um caranguejo venha direto ao seu encontro. Tenha cuidado pra não assustá-lo, ou fugirá correndo para sua toca.

A toca. Sua toca, sua casa, seu lar doce lar, que também pode ser a concha que carrega onde vai. E o que é seu (do canceriano) está guardado, para alguém muito especial. Se você é do tipo que quer casar, ter casa, crianças e aquilo tudo, poderá ter em Câncer um companheiro para a vida inteira, felizes para sempre. E se ele não estiver feliz, é você que vai ter que descobrir e mandá-lo ir embora. Esse bichinho fica com as pinças grudadas em sua velha pedra até que uma onda o arranque dali. Eles guardam tudo - lembranças, memórias, fotografias, bilhetinhos do início do namoro, a primeira música que dançaram e, a pior parte: guardam ressentimentos. Não o machuque, pois ele nunca esquecerá. E talvez você nunca fique sabendo o que fez, afinal.

Signo de elemento Água, ligado ao mundo dos sentimentos, este ser sensível é regido pela Lua e, como ela, está sempre mudando de fase, o que se reflete em suas flutuações de humor - num mesmo dia, hora. Você vai precisar aprender a ler os sinais e entender o que está acontecendo, o que ele está querendo. Não espere que a razão explique. Nem Freud explica. Falando em Freud, há que atentar para uma questão importante: a mãe. Em geral são loucos por suas mães e conquistar a sogra pode ser uma grande estratégia para fisgá-lo definitivamente. Porém isso deve ser feito de coração, se não ele percebe e pode ser pior. Caso haja um daqueles casos mais complicados em que dizem odiar a mãe, bem, aí vai ser muito trabalhoso, mas de qualquer maneira, jamais apóie esse "ódio", ou vai sobrar pra você.

A toca. Também pode ser a sua. Um convite para jantar em casa, principalmente se você preparou a comidinha, com um clima acolhedor e envolvente, pode ser fatal. Mas não tenha pressa, nem apresse o caranguejo. Já que ele gosta de andar pra trás, conte a sua vida (menos os seus romances), as histórias da sua família, mostre seu álbum de fotografias de infância.

Ternos, carinhosos, protetores. Assim são os beijos "básicos" dos de Câncer, que adoram carinho como poucos no zodíaco. Mais passivos do que ativos, eles preferirão dar espaço para que você dite as "normas" do beijo, e marias-vão-com-as-outras no bom sentido, eles seguirão o seu jeito de beijar. Porém, um aviso: nada de brutalidade com eles, hein? Lembra, você está lidando com Câncer, não com Escorpião, então nada de mordidas de tirar sangue, certo? Ou você corre o risco de o seu carangueijinho fugir apavorado, gritando mamãe.

Amoroso, sonhador, sensível, intuitivo, protetor e maternal, o canceriano busca no sexo algo além do prazer físico. Busca aconchego, segurança, proteção e cuidados. Troca tranqüilamente sexo por carinho. Muito romântico, espera palavras de amor e ambientes cuidadosamente criados ou escolhidos para o encontro. Extremamente receptivo, se bem estimulado, acompanhará os desejos e o ritmo do companheiro. O signo de Câncer está associado ao modelo feminino - "a mulher que zela pelo prazer do companheiro", e se entrega de corpo e alma. Sua grande sensibilidade e enorme capacidade de sonhar (só barrada pelos piscianos), costuma "enfeitar" a realidade quando ela não lhe agrada. Submisso à sua vontade, desde que confie em você, é muito fácil de seduzir. Basta lhe dar uma atenção especial, tratá-lo carinhosamente, e ele cederá. No entanto, um tratamento um pouco mais ríspido pode fazê-lo se fechar imediatamente em sua concha. A parte mais sensível de seu corpo é a região dos seios.

O homem de Câncer é, antes de tudo, um sentimental que se preserva das investidas ousadas demais. Portanto, se você está interessada em um canceriano, vá devagar! Não o assuste com cenas públicas, ele detesta demonstrar o que quer que seja diante de olhos que não conhece. Sua sexualidade pede um pouco de mistério e isso acende sua imaginação e é ela que alimenta tudo aqui. Ele recebe bem seus apelos, mas precisa sentir que você vai com ele até o inferno, embora ele se recolha de vez em quando e se mostre frio e distante. Nessa hora, agarre-o pelo cafuné, por um clima de aconchego e compreensão. Comidinhas picantes em um ambiente reservado, muito tempo para descobrir seu corpo e paciência com o timing que ele tem são fundamentais.

A Canceriana é romântica e só se acende mesmo se percebe que está pisando em terreno seguro. A distância emocional é fator de desinteresse sexual para ela. Como sonha acordada, você terá de fazer ginástica de verdade se quiser derrubar suas reservas: flores, perfumes, entrega total é o que ela almeja. Depois disso, no entanto, ela se revela como uma das amantes mais dedicadas do zodíaco. Tenha tempo para explorar seu corpo e descobrir o que ela gosta. Paciência se ela se retrai um pouco no início, não a condene nem cobre nada, pois isso a afugentará. Ela se atrai por homens discretos e bem educados, nada afoitos. Controle um pouco o instinto e vá devagar.

 

Câncer é um excelente parceiro e, naturalmente, um excelente pai ou mãe. Trabalha com afinco em benefício do lar e da família, mas se empenha igualmente no emprego ou na profissão. A sua motivação no trabalho provavelmente está associada ao lar: o seu desejo é chegar ao topo para poder proporcionar à família tudo o que há de bom na vida.

Não há indícios de que se sinta necessariamente insatisfeito, quando vive sozinho, porém as palavras lar e família têm um significado muito especial para ele. Qualquer decisão com relação a constituir uma família é levada em consideração até às últimas conseqüências. Em qualquer situação em que se encontre, o canceriano vez ou outra sente necessidade de possuir uma casa e uma família ao seu redor.

As mulheres cancerianas desde cedo se apegam muito mais às bonecas, do que as outras crianças, mostrando um forte instinto maternal. Até as mais liberadas não conseguem reprimir esse impulso e combinam a criação dos filhos com a carreira.

Seu trabalho pode ser voltado para as crianças. Pode ser professora de jardim-de-infância ou trabalhar num hospital infantil. As mulheres cancerianas muitas vezes têm de chegar a um acordo entre a carreira e o casamento. Muitas delas querem as duas coisas e se esforçam ao extremo para conseguir.

Sendo sensual por natureza, os cancerianos não encontrarão dificuldades em manter a situação sob controle em qualquer área dentro da vida doméstica, principalmente com relação a parte sexual do seu casamento. Existem momentos em que as exigências do lar, da família e também do trabalho podem deixá-lo esgotado, mas nada que não possa resolver com a ajuda do parceiro, antes de tomar qualquer decisão precipitada. Quando deixa que o amor prevaleça dentro de seu relacionamento, jamais terá problemas que não possam ser resolvidos com um bom diálogo.
O mais sensível, emotivo e introspectivo do Zodíaco. Como se entrega de corpo e alma aos relacionamentos, fica bastante deprimido quando descobre a infidelidade do(a) parceiro(a), demorando muito para se recuperar da decepção. Não espere pelo perdão.

FAMÍLIA

Os pais de câncer são verdadeiros homens de família e vão alegremente abraçar cada enteado como se fossem seus próprios filhos. Deixar a família para lá quando eles crescerem é outra história. O mau humor e surtos de infantilidade do canceriano podem confundir e amedrontar algumas crianças, enquanto sua atitude variável para o dinheiro pode fazer deles inseguros quando forem pedir algo para ele.

Este pai gosta da vida caseira e educar os filhos. Ele pode estar contente com uma troca de papéis. Pais cancerianos são realmente maleáveis e sentimentais, não importa se sua aparência exterior bruta aparente o contrário e muitos deles irão chorar em momentos improváveis. Eles seguem seus corações para reger suas cabeças e são emocionalmente expressivos. Basicamente, eles precisam se sentir necessários e saber quem realmente os ama. Filhos são prioridades para o homem canceriano. Ele será mais maternal em seus sentimentos que paternal. Ele cuidará de sua família, levará os filhos para sair nos fins de semana, e sua vida estará envolvida com seu lar e todos que moram nele.

Ele é um pai natural e precisa ter uma conexão emocional com seus filhos. Seus filhos devem tentar nunca machucar seus sentimentos, conscientemente ou rejeitando suas sugestões de maneira alguma. Senão ele pode ser muito antipático e muito áspero, e isto pode levar você a se surpreender algumas vezes. Mas basta se lembrar que por baixo daquilo está um coração de ouro, o qual só está esperando para ser descoberto com as primeiras palavras de amor que vêem de seus lábios. Ele irá ser um papai o qual dará suas pérolas da sabedoria, pois seu conhecimento é inacreditavelmente intuitivo. Preste atenção, pois você tem um tesouro perto de você!

Os filhos encontrarão nela uma fortaleza onde poderão se refugiar. Ela os ajudará a encontrar seu caminho com sensível compreensão.

Eles se agarrarão a ela, e o calor do seu amor, para eles, tornará o lar tão rico, confortável e brilhante quanto um palácio, mesmo que seja uma choupana caindo aos pedaços.

A criança tem de ser muito voluntariosa para lutar contra a solícita proteção do Caranguejo; e também deve ser muito forte para não ficar mimada. Não raro sofre um verdadeiro golpe quando sai para o mundo e vê que não é o centro do universo. Uma dedicação e devoção tão totais podem lhe oferecer um leito de penas de segurança onde ela se aninha quando a vida se torna realista demais, porém, pode torná-la também anormalmente dependente dos laços domésticos e incapaz de reconhecer seus erros.

As mulheres de Câncer relutam em entregar seus filhos aos laços do casamento. Pretendem segurá-los com força e por muito tempo, e acham que ninguém é bastante bom para eles.

Essa é a criança mais sensível do zodíaco. E deve ser tratada como tal. Tem necessidade de segurança e proteção emocional. Tal como o caranguejo que inspira o simbolismo deste signo, essa criança é agarrada as pessoas de quem gosta e, usa a segurança da casa como uma toca para se proteger. A casa, para o pequeno canceriano é um ponto de referência. Deve ser aconchegante, agradável e funcionar como um verdadeiro lar. Esta não é uma personalidade independente, por isso é necessário que tenha sempre gente em casa quando ela chegar e, sempre gente com ela onde quer que ela vá. E mais. gente conhecida.

Essa criança, estranha os estranhos e, leva algum tempo para se acostumar e se afeiçoar às pessoas novas. Leva mais tempo ainda para se acostumar com o afastamento e a ausência das pessoas que lidam com ela. O pequeno canceriano é extremamente envolvido e apegado as pessoas a sua volta e sentirá profundamente a viagem dos pais, ou o afastamento de uma empregada, de uma babá ou mesmo de uma professora. Esta criança renderá o dobro na escola se estiver num ambiente agradável, com coleguinhas e professores de quem ela goste.

Ela é movida por afeto e, todas as escolhas referentes à cursos, estudos e médicos devem levar em consideração o seu afeto. Câncer é um signo de água e os cancerianos são fascinados por esse elemento. Tomar banho pode ser a hora do dia favorita. Brincar com água ( mangueira, tanque, lavar louça) é um grande divertimento para ela.

O pequeno canceriano tem uma relação muito especial com a comida. Comer para ela não é só matar a fome ou um ato de sobrevivência. É um sinal de que ela está sendo cuidada e, portanto tem uma conotação emocional. A hora de comer deve portanto ser relaxante e ser cercada de alguns cuidados. Ela deve comer sempre na hora certa, pois se sente mal se passar da hora de se alimentar. É sempre bom ter um lanchinho a mão se ela for passar muitas horas fora de casa. Se ela for fazer qualquer atividade estressante ( como ir ao médico, fazer uma prova) ela deve ir bem alimentada.

Em compensação, qualquer descompasso emocional, refletirá imediatamente no seu apetite. E ela pode ficar sem comer. Esta criança precisa de uma vida estável rotina, horários e pessoas que ela sinta como seguras e capazes de tomar conta dela. A criança de Câncer é ela própria muito protetora e maternal. Será capaz de cuidar dos irmãozinhos e de outra crianças, se perceber que elas estão sendo negligenciadas por um adulto.

O ponto fraco da saúde do canceriano, desde pequeno, é o estômago e o aparelho digestivo. Qualquer coisa pode fazer essa criança enjoar - até viajar de carro. Qualquer outra doença será possivelmente uma conseqüência de uma contrariedade emocional. Como, com nenhuma outra criança, o corpo reage às emoções.

Esta é uma criança sensível, que se magoa muito facilmente e se recente de qualquer sinal de desatenção ou frieza. Em compensação, ninguém se dá tanto, quando encontra carinho e cuidados. Ela precisa de um ambiente caloroso. O pai da criança canceriana deve ser sensível, amoroso e atento às necessidades emocionais dela.

O adolescente de câncer é emotivo, sensível e sonhador. Entra na adolescência ainda trazendo muitos vestígios da infância e com uma necessidade muito grande de se sentir protegido.

A vida familiar, o ambiente doméstico e o funcionamento da casa têm grande influência sobre o estado de espírito deste delicado adolescente. Tudo à sua vota lhe toca.

Um dos mais instáveis humores do zodíaco, mudam de ânimo a todo instante. Acordam mal humorados, no meio da tarde, estão radiantes e, no final do dia, podem estar tristes e desanimados.

Por que flutuam tanto? São tantas emoções! Isto mesmo, os adolescentes deste signo passam ao longo do dia por uma enorme gama de sentimentos, em função do que acontece com eles a cada momento.

Gostam do que é familiar e daquilo e daqueles a que estão habituados. Estranham as novidades e as pessoas que não conhecem. Têm muita necessidade de privacidade e de ter o seu quarto, o seu canto, a sua toca. Magoam-se com facilidade e, sem querer, qualquer coisa ou qualquer um pode feri-los.

Muito afetivos, solícitos e amorosos. De início, no entanto, podem parecer retraídos, tímidos e até mesmo desconfiados. Porém, depois de se ter conquistado as boas graças deste adolescente, ninguém será mais solícito, prestativo e generoso do que ele. Precisam de tempo, calma e um certo silêncio para digerirem tudo o que lhes acontece. Se faltar isto, poderão se tornar mal-humorados, rudes e até agressivos. Donos de uma extraordinária memória, não esquecem nada que lhes aconteceu ou que fizeram com eles.

Com um pouco de carinho, consegue-se qualquer coisa deste amoroso adolescente. Mas, ele se retrairá e entrará dentro da casca do caranguejo, diante do menor sinal de frieza ou de desatenção de alguém. Gostam de guardar tudo que ganham e usam, até coisas inúteis como entrada de cinema, pequenos bilhetes e qualquer objeto que possa lembrar-lhes eternamente o glorioso passado. Morrem de saudade de tudo e de todos. Jogar qualquer coisa fora é um drama e acabam entulhando o armário de roupas que não usam mais.

Protetores, podem tomar conta dos irmãos, dos amigos e de toda a família e se sentem bem quando podem cuidar de alguém.
Para o adolescente deste signo, a sua casa precisa ser um lar, para que se sinta bem dentro dela. Se assim for, será difícil tirá-lo de dentro de casa e, muitas vezes pode deixar de sair com amigos ou aceitar convites, só para ficar mais tempo em casa. Gosta de chamar os amigos para dentro de casa e prefere sair com eles em pequenos grupos, onde as pessoas se sintam mais facilmente entrosadas.

Os amigos são muito importantes para este adolescente e, muitas vezes, são considerados como parte da família. Quanto mais antigo o relacionamento for, mais preferida será aquela amizade. Sabem conservar os amigos por toda a vida e sofrem muito com o afastamento de qualquer laço afetivo.

Não se dão bem com qualquer pessoa e nem com relacionamentos superficiais. Precisam se sentir íntimos daquela pessoa para considerá-la parte de sua vida.
Os cancerianos, principalmente na adolescência, são muito carentes e têm uma enorme necessidade de se sentir pertencendo a alguém e de que alguém pertença a eles. São capazes de se envolver com bastante profundidade e têm muita dificuldade de se separar de alguém que amam. É um verdadeiro drama quando isso acontece. São românticos, sentimentais, possessivos e precisam de constante demonstração de afeto para se sentirem seguros.

Ninguém se derrete mais com bilhetinhos de amor do que um adolescente canceriano. São capazes de escrever poesias inspiradas na pessoa que amam. Quando estão apaixonados, a exemplo do caranguejo, gostam de grudar em quem amam e não admitem que a outra pessoa possa querer estar em outro lugar ou fazendo qualquer outra coisa. Podem ser bastante absorventes.

O que o adolescente canceriano mais gosta de fazer, não é o que, é com quem. Se ele estiver acompanhado de alguém que gosta, qualquer lugar ou qualquer programa é bom. Coisas de carente: Ficar em casa, arrumando e mexendo nas suas coisas, fazendo uma comidinha, assistindo um filme na televisão, pode ser muito prazeroso para este adolescente que aprecia as coisas calmas e curtidas na intimidade.

Como são muito românticos, assistir filmes de amor, ouvir músicas que tocam as emoções, dançar juntinho também são atividades escolhidas para passarem suas horas de lazer. Lanchonetes, padarias, confeitarias e até ir ao supermercado e à feiras, por incrível que pareça, podem ser um divertimento para esse adolescente completamente fã da culinária.

Tomar banho pode ser considerado para esse adolescente quase um programa. Ficam horas sob o chuveiro, pensando na vida. Se tiver banheira, o prazer será completo! Dormir e sonhar é outra grande opção prazerosa para esses adolescentes. Acordar tarde é uma festa!

Folhear revistas de decoração ou olhar vitrines com objetos para casa pode ser uma delícia para este caseiro adolescente. Freqüentar os mesmos lugares e encontrar os amigos de sempre, é completamente prazeiroso para o adolescente deste signo tão chegado aos seus hábitos. Finalmente assistir a um pôr do sol, apreciar uma noite de luar, ouvindo uma linda música, dão plena vazão ao seu apaixonado espírito e lhe evocam as mais deliciosas emoções.
Qualquer coisa que coloque este adolescente em contato com a água é motivo suficiente para ele ficar feliz; portanto, todos os esportes ligados à água - natação, vela, remo, esqui, hidroginástica - são bem vindos. A água ameniza qualquer experiência para um canceriano, até o esforço dos esportes.

É sempre importante que este adolescente se sinta em casa, portanto o ambiente onde pratica seus exercícios deve ser acolhedor. Academias muito cheias, muito badaladas e muito impessoais podem não ser a melhor opção. Em compensação, uma relação afetiva, gostosa, com os colegas ou professores criará vínculo suficiente para estimulá-lo a praticar esportes. É indispensável o entrosamento com as pessoas para que se envolva com uma atividade física.

Tudo para o canceriano precisa ser muito pessoal. Mais preguiçoso, o canceriano precisa se acostumar com aquela prática e torná-la parte de sua vida, para conseguir se aplicar aos esportes com maior dedicação. É preciso sempre dar tempo para que ele se afeiçoar ao que estiver escolhido fazer.

VIDA PROFISSIONAL

Não confunda um Câncer com um indolente - eles trabalham muito bem, embora de uma maneira sutil, discreta. A natureza sensível do Caranguejo é visivelmente aparente nas tarefas empresariais preferindo uma aproximação sem atritos para quem os protege como também aos que estão ao redor deles. Precaução é o provérbio do Canceriano, para que não eles sejam forçados a se retirar de sua concha protetora.

O Canceriano gosta de conduzir e contanto que eles estejam confortáveis com os seus deveres e também com os seus colegas na realização dos objetivos, eles provavelmente terão sucesso. Contanto que as emoções deles possam ser controladas, Cancerianos podem criar um espaço de harmonia e felicidade para todos. Esta empática e intuitiva qualidade também faz o Canceriano um natural protetor dos demais e é alguém que serve bem ao papel de profissional da área de saúde, pois ele age como o professor, o médico ou protetor para aqueles que estão ao seu redor. Em certos momentos, contudo, o Canceriano pode não seguir este jeito de ser "protetor" e pode bruscamente se beneficiar da criação de uma dura concha ao seu redor - uma que pode levá-lo a praticar muitos abusos!

Aqueles nascidos sobre este signo podem não aparentar como eles estão propícios a conquistar o mundo ao seu redor, mas do jeito deles, eles se esforçam muito para isto. Cancerianos são muito criativos e adoram suas famílias, qualidades que podem conduzir a felicidades no lugar de trabalho se corretamente usadas. Pense em especialistas em arte ou conselheiros de família, e você estará imaginando como um Canceriano fala. Uma palavra de aviso aos colegas de trabalho: Não contrarie o diligente Canceriano. Suas pinças têm mais que afiadas garras!

O escritório de Câncer passa a impressão para todos como sendo sua própria casa, com um sofá por cochilar, uma chaleira de chá para entrar em ação em momentos conturbados para acalmar a todos a seu redor. Cancerianos são os únicos que não estão clamando por um novo carro da empresa - os velhos fuscas são ainda muito confortáveis para eles! O escritório é o local favorito para o Canceriano fazer seu almoço, pois ficará sendo seu lugar confortável para descanso além de sua casa...

Chefes de Câncer administram os empregados como uma mãe em relação a seus filhos. Se você se ajustar dentro do "time de Câncer” vai depender de apoio. Eles tendem a proteger em excesso os empregados, tanto que na realidade, seus subordinados podem se começar a se sentir sufocados.

Se você não faz parte da “família”, você terá que se virar sozinho. Ou está com eles ou contra eles. O preço que os empregados pagam por ser tão bem apoiados é a estabilidade. Porém, chefes de Câncer esperam que aqueles em seu time também cuidem deles também.

Quando os chefes Cancerianos não conseguem o que eles querem, têm tendência a agir de modo infantil – ficar na defensiva e aparentar um humor instável são comuns. Tipicamente, o que eles querem é ser tratados da forma como eles tratam os outros – com proteção e considerável justiça.

Chefes de Câncer não são sólidos como pedra, ao invés disso, podem ser sonhadores. O que difere seus sonhos dos outros, é que os seus são fundamentados em uma base sólida. O sucesso é a coisa mais importante para um chefe de Câncer e é por isso que eles estão em posições de poder em primeiro lugar. Para suprimir qualquer medo, eles precisarão de sucesso na carreira, finanças, na família, amigos e uma vida familiar forte.

É importante saber destas motivações se você estiver tentando se dar bem com seu chefe de Câncer. Não tente ameaçar a sua segurança ou então o lado astuto e defensivo deles aparecerá.

Você não poderá esconder suas emoções para seu chefe Canceriano - eles podem ser inacreditavelmente intuitivos sobre seu humor e sentimentos. Deixe-os em seu lado bom e você estará seguro, sabendo que serão sinceramente compassivos.