Tudo sobre Aquário (21/Jan a 19/Fev)


Aquário
Elemento:Ar    Qualidade:Fixo
Regente:Urano    Símbolo:Aguadeiro
Modo:Pensamento    Lema:Eu universalizo
Atrações:Áries, Gêmeos, Libra
Cores:Azul elétrico, Cinza prateado, Cores fluorescentes
Plantas:Dente-de-Leão, Resinas: Olíbano e Mirra
Partes do Corpo:Parte inferior das pernas e tornozelos, sistema circulatório

PERSONALIDADES

O imaginativo "Capriaquariano" certamente não leva uma vida monótona. Os mais extravagantes muitas vezes levam a diversão consigo e são capazes de provocar grande euforia onde quer que estejam. A fonte dessa energia pode ser encontrada em um mundo interior, onde o Mistério e a Imaginação disputam a supremacia. Mesmo a minoria dos nascidos sob esta cúspide que são calmos ou comedidos têm uma vida de fantasia e de sonhos extremamente vívida e ativa; é provável também que sua vida privada seja muito estimulante.

Toda personalidade de cúspide encerra elementos conflitantes, sendo influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes. No caso da personalidade Capricórnio-Aquário, a estabilidade conferida pelo elemento terra de Capricórnio pode desvanecer-se em um instante diante da mentalidade rápida e errática de Aquário. Assim, podem surgir conflitos entre influências conservadoras e radicais, com poucas chances de reconciliação plena. Tipos sensação-pensamento, os nascidos sob a Cúspide Capricórnio-Aquário às vezes carecem de sentimentos de empatia e ficam à mercê de seus impulsos.

Os "Capriaquarianos" são particularmente propensos a experiências incomuns e ao cultivo de imagens visuais vívidas. Abençoados ou amaldiçoados com uma vida onírica ativa, muitos, quando dormem, habitam um mundo que faz a vida de vigília parecer comparativamente insossa. Os indivíduos mais desenvolvidos nascidos sob esta cúspide usam sua fértil fantasia como base para a criatividade, comercial ou artística, e podem traduzir sua imagens particulares em símbolos ou idéias que têm significado para amigos e associados ou para o mundo como um todo.

ATRAÇÕES : As pessoas nascidas sob a Cúspide Capricórnio-Aquário sentem-se em geral mais atraídas por pessoas de outras cúspides, sobretudo as de Câncer-Leão (19 a 25 de julho) e Escorpião-Sagitário (19 a 24 de novembro).

Conselho: Encontre uma saída para sua energia criativa. Comunique sua experiência. Procure não se sentir desestimulado por falta de compreensão, ignorância ou críticas negativas. Não se irrite, mas encontre quem o compreenda e aprecie.

Pessoas de Aquário I muitas vezes são precoces. Como crianças, os nascidos neste período podem se distinguir pela rapidez de suas percepções e processos de aprendizado, embora, naturalmente, sua inteligência relativa pode variar exatamente como os nascidos em outras épocas do ano. O outro lado do Aquário I é que se entedia facilmente, perdendo o interesse se incapaz de captar um conceito ou de fazer algo funcionar rapidamente; portanto, em geral não se ajustam a tarefas repetitivas que requerem determinação obstinada. A paciência, de qualquer modo, não é o seu forte.

Devido à sua rapidez e descomplicação de raciocínio os aquarianos I muitas vezes entram em conflito com personalidades mais controladoras, que desejam "ensiná-los" a ser mais "responsáveis" ou forçá-los a aceitar uma vida de trabalho sem desafios e sem estímulos. O espírito livre dos nascidos neste período raramente submete-se a tais disciplinadores e infelizmente a punição, emocional ou física, pode ser a conseqüência de sua rebeldia. Com toda a honestidade, alguns dos indivíduos mais metódicos que cruzam com alguém de Aquário I são motivados pelas melhores intenções e desejam guiá-los para uma abordagem mais significativa da vida. Às vezes a atitude inaceitável vem do próprio aquariano I - rejeitando colegas que não os apóiam mentalmente e pessoas mais velhas dispostas a ajudá-los a trazer para o chão sua energia volúvel e muitas vezes brilhante.

Dificuldades podem surgir também para os nativos de Aquário I quando se tornam objeto de ciúmes ou adulação, emoções que muitas vezes inspiram devido à insistência em viverem sua própria vida e serem eles mesmos. Na verdade, quando seus traços de caráter, estilo de vida ou hábitos incomuns repetidamente viram notícia, tendem a cansarem-se da atenção. De fato, com exceção daqueles com quem se preocupam profundamente, a maioria dos nascidos neste período não é talhada para lidar com as complexas necessidades emocionais e exigências dos outros.

Conselho: Tenha clara uma imagem realista de si próprio. Uma certa interação pessoal indesejável sempre é necessária; procure ser um pouco mais insensível, e se necessário, completamente insensível. Cultive a calma, a paciência e a persistência em vez de seguir sempre seu próprio modo de ser. Aprenda a lidar com a frustração e seja forte o bastante para exigir silenciosamente o melhor para si.

Pessoas de Aquário II preferem quando as coisas correm de forma tranqüila. No trabalho e no dia-a-dia realizam atividades com uma facilidade e graça que impressionam profundamente os outros. Tal orientação esconde a enorme prática e aplicação com que os nascidos neste período alcançam sua técnica, aparentemente sem esforço e sem defeitos. Além disso, esta sensação de despreocupação também pode encobrir os conflitos e problemas dos relacionamentos humanos, invariavelmente vivenciados pelos nascidos em Aquário II. Seja como for, levar bem a vida é sua especialidade.

Como o nativo de Aquário I, o Aquário II é mental e fisicamente ágil. Ao contrário dos nascidos em Aquário I, entretanto, seu espírito não é de gênio, mas de virtuoso. Quer dizer, em geral, distinguem-se pelo seu comando do meio e por sua capacidade de produzir e realizar consistentemente e não por processos mentais abstratos ou originais. Como seu virtuosismo vem em geral associado a seu charme e aparência, podem criar uma dependência da admiração, ou mesmo da reverência que despertam nos outros, e assim podem sofrer com seu retraimento.

De uma forma ou de outra, parece que o tema da juventude manifesta-se em tudo o que fazem os nascidos em Aquário II. De fato, os nascidos neste período podem revelar uma ampla medida de seus plenos poderes por volta dos vinte anos de idade. Isto, associado com sua aversão a discussões ou dificuldades (e muitas vezes a correspondente falta de luta intensa que se evidencia em seu trabalho), pode dar-lhe uma reputação de ser superficial ou carecer de profundidade. Embora essa acusação possa de fato carecer de fundamento, não há dúvida de que certa criancice acompanha o nativo de Aquário II por toda a vida.

Conselho: Procure entrar em contato com seus sentimentos mais profundos. Às vezes é melhor encarar os problemas de frente. Um pouco de dor agora pode prevenir muito mais adiante. Não seja tão dependente da opinião dos outros sobre você. Tenha coragem para ser você mesmo e não sinta que deve agradar ou entreter a todos.

Os nascidos em Aquário III são pessoas ligadas ao mundo das idéias, muitas das quais dotadas de consciência social profunda e duradoura. Podem ser visionários, cujo senso moral é forte e capaz de compreender situações cotidianas em termos universais. Alguns têm poderes paranormais e prevêem com precisão eventos futuros. Talvez sua característica mais proeminente seja aceitar idéias, pessoas e situações que outros achariam estranhas, pouco atraentes ou esquisitas.

Entretanto, muitos nativos de Aquário III não são necessariamente assim desde o princípio. De fato, sua abertura mental aumenta com a idade, pois na juventude tendem a ser um pouco inflexíveis e intransigentes demais, não aceitando bem argumentos contrários aos seus. Ao longo dos anos, em grande parte devido à experiência, ficam menos propensos a julgar e muito mais dispostos a considerar vários pontos de vista antes de tomar seu curso.

Os nativos de Aquário III defendem destemidamente suas crenças. Nenhuma crítica, oposição ou menosprezo consegue fazê-lo desdizer suas afirmações. Embora permaneçam frios sob fogo cruzado, podem reagir mal quando atacados pessoalmente. Nesse ponto são muito vulneráveis, e os que desejam magoá-los podem descobrir como e quando atingi-los.

São indivíduos incomumente alegres e animados, cuja personalidade tende a ser aberta e positiva. Divertir-se, contar piadas e fazer comentários íntimos e expressivos são características de sua personalidade. Se deixados livres sem muitas responsabilidades, podem permanecer relaxados e felizes por longos períodos de tempo. Entretanto, sua extrema sensibilidade os torna propensos a mudanças rápidas de humor, quando podem se exasperar e reagir a ações insignificantes, provavelmente não intencionais ou até mesmo completamente fantasiosas. Nessas ocasiões, podem ficar sujeitos a demonstrações apaixonadas de emoção e raiva e até mesmo exibir grande instabilidade. Os nativos de Aquário III precisam aprender a ser um pouco menos sensíveis e deixar passar pequenas provocações.

Conselho: Aceite sua necessidade de outras pessoas e cultive interações sociais significativas. Permaneça aberto e receptivo, mas também exija que os outros o aceitem como é. Suas habilidades paranormais são valiosas - use-as construtivamente. Cuidado para não permitir que a rejeição diminua seu amor-próprio.

As almas sensíveis nascidas sob a Cúspide Aquário-Peixes gastam a maior parte de sua energia no âmbito de duas esferas: o pessoal e o universal, muitas vezes ignorando a esfera mundana. De fato, os "Aquapeixes" podem ser vistos como exploradores, que têm coragem suficiente para mergulhar fundo dentro de si, mas também anseiam por sondar o além. Talvez a síntese definitiva que estes indivíduos devem realizar seja reconhecer os extremos do interno e externo, subjetivo e objetivo, pessoal e universal como simplesmente dois lados da mesma moeda. Além disso, como o meio termo (em termos simbólicos, o ego operante e sua expressão social) é o caminho mais difícil para os nascidos nesta cúspide trilharem, talvez tenham de focalizar mais de sua energia em lidar com as ocupações da vida.

Toda personalidade de cúspide encerra elementos conflitantes, sendo influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes. No caso desta cúspide específica, a natureza dinâmica, universal de Aquário é moderada ou desafiada pela natureza altamente subjetiva e pessoal de Peixes. Pessoas mais bem-sucedidas nascidas sob esta cúspide são capazes de integrar estes dois lados de seu caráter, não se perdendo em sonhos irreais, nem submergindo nas profundezas de seus próprios interesses.

Os "Aquapeixes" têm fome de experiência. Para muitos, impressões do mundo exterior são como alimento ou combustível que dão potência ao seu motor criativo. Mas como são sensíveis ao extremo, é difícil permanecerem objetivos em seus contatos com o mundo. Essa dificuldade é parte da razão pela qual suas tentativas de encontrar um equilíbrio para sua vida diária são altamente problemáticas.

ATRAÇÕES : Pessoas nascidas sob a Cúspide Aquário-Peixes em geral sentem-se mais atraídas por pessoas de outras cúspides, sobretudo as nascidas em Câncer-Gêmeos (19 a 24 de junho) e Leão-Virgem (19 a 25 de agosto).

Conselho: Não se entregue ao mundo ou se esconda em uma trincheira. Se necessário, destrua as obstruções para redescobrir seu eu sensível. Aprender a confiar pode levar à ausência de medo. Sem negar sua necessidade de explorar as profundezas e as alturas, tome o caminho do meio com maior freqüência.

tendÊNCIAS

POSITIVO

É liberal, inteligente versátil, bom amigo e muito original. Preza demais a própria liberdade, e por isso respeita os direitos dos outros.

NEGATIVO

É imprevisível e muitas vezes age irresponsavelmente. No amor, costuma se mostrar frio e racional ao extremo. Precisa desenvolver a afetividade.

 

Este é um signo que se alimenta preferencialmente de poucas quantidades de comida, ao longo do dia e tem digestão, um tanto lenta. Um certo gosto suspeito por comidas frias e muito ácidas pode comprometer sua digestão. Mesmo assim, é difícil ver um Aquário se empanturrando de comida, mesmo a que ele mais aprecia. Grãos e cereais são bem recebidos, assim como raízes e vegetais cozidos, fechando com uma sobremesa gelada com cobertura quente de fruta.
O aquariano não se liga em moda e gosta de ser diferente. É capaz de ir de terno e gravata a uma festinha de criança ou de bermuda e tênis a um casamento. Mistura terno com chinelo ou vestido com tênis e abusa das combinações incomuns de cores. Mas nem sempre se veste assim e, no dia-a-dia, acaba adotando roupas simples e práticas. Gosta de roupas modernas e de tecidos sintéticos, mas, se quiser parecer extravagante, certamente vai conseguir.
Está sujeito a doenças nos calcanhares, nas pernas, nas extremidades e na circulação venosa. A baixa vitalidade, a anemia, os distúrbios circulatórios - principalmente nas pernas - podem aparecer no aquariano. O cansaço, sonolência, fácil excitabilidade mental e nervosa, esquecimento das necessidades físicas podem advir num estado fragilizado.
Independentes, livres, autênticos, ousados, mentais, racionais, desapegados, indiferentes, surpreendentes, elétricos, originais, irreverentes. O signo do desapego realmente tem um modo muito solto de lidar com os presentes. Não se incomode se o presente que você lhe deu desaparecer depois de algum tempo. Deve estar por lá, em algum lugar e ele vai usar de vez em quando. Isso não significa que não tenha gostado, é que os aquarianos são assim mesmo, não costumam se apegar muito às coisas. De qualquer modo, procure escolher sempre algo diferente, inusitado, fora de padrão. A originalidade é um fator fundamental em um presente para este signo. Sua mente rápida, sua grande capacidade de raciocínio abstrato, faz com que sejam fãs dos computadores e da tecnologia. Aquário é acima de tudo um signo mental. Outra característica aquariana é o horror ao compromisso. Por isso deixe para resolver na hora o que vão fazer, não tente combinar com antecedência.

Sugestões de presentes que têm o clima deles:

  • • Computadores (hardware/software) e tudo associado a isso
  • • Mouse pads meio "maluquetes”, novos modelos de mouses e acessórios
  • • Notebook
  • • Câmeras digitais
  • • Assinatura de revistas de informática
  • • Camisetas com estampas interessantes e originais
  • • Vídeo games, jogos de computador, game boys
  • • Ficção científica (Livros, DVD's, qualquer coisa sobre o assunto)
  • • Qualquer objeto com um design arrojado
  • • Um cactus ou planta exótica
  • • Roupas indianas e modelitos hippie ou década de 70
  • • Botas, tênis e sapatos diferentes, coloridos ou meio grandões do tipo que salta aos olhos
  • • Surrealismo - qualquer coisa relacionada ao tema: gravuras, livros (o livro do Salvador Dali "O Diário de um Gênio", uma espécie de autobiografia cheia de comentários interessantíssimos, é uma boa idéia)

 


VIDA AFETIVA

O aquariano possui um senso romântico muito forte, o que pode ajudá-lo a tornar realmente memoráveis as ocasiões especiais. Gosta de cortejar a pessoa amada, criando a atmosfera certa, apropriada e excitantemente original. Esse talento vivo e envolvente que tem para intensificar os momentos de paixão costuma ajudá-lo a curtir a sua vida amorosa e conjugal, quando se decidir casar.

Não deve se censurar por ser ocasionalmente sentimental e romântico, devendo se deixar levar, só para variar. Sob muitos aspectos, as suas características enfatizam a necessidade de dar liberdade de expressão às suas emoções. Por isso, nada de sacrifício desnecessário nessa esfera da vida nem se deixe inibir pela relutância em mudar seu estilo de vida.

No amor, as estrelas brilham de verdade para o aquariano. É extremamente encantador e quando está apaixonado transforma o mais sombrio dos dias de inverno em um lindo dia de Sol, com as flores da primavera desabrochando em campos verdes.

Curte suas experiências e ama sua independência, mas quando se depara com a possibilidade de uma vida a dois definitiva costuma analisar com cuidado e refletir sobre as seguintes questões: será que realmente quer mudar de estilo de vida e se envolver num relacionamento emocional que poderá castrar a liberdade que tanto ama? Será capaz de lidar com um compromisso constante, compartilhando a vida com alguém em todos os níveis?

É importante que qualquer parceiro seu tenha uma boa cabeça e interesse com os quais simpatize e que possa estimular. Não precisam ter todos os mesmos interesses, mas uma base comum ajuda a comunicação no dia-a-dia e pode ser tão importante como uma compreensão sensível e completa da personalidade do outro, num relacionamento pessoal profundo.

Na maioria dos casos, o resultado é, na verdade, um compromisso cauteloso. O parceiro reconhece que ele é um tipo independente e amante da liberdade e aceita esse fato como parte da sua personalidade. Se for uma pessoa inteligente e sensível, respeitará a sua individualidade. Se achar que não é possível adaptar-se às necessidades de alguém ou modelar sua vida para que o outro possa sentir que ocupa um lugar adequado nela, talvez seja o caso de reavaliar todo o relacionamento.

Não grude, não aperte, não force, não pressione. Como um signo de Ar, Aquário precisa de muito espaço: deixe o aquariano respirar. Sua liberdade (de pensamento e de ação) é seu bem mais precioso, nem pense em tirar isso dele. Regidos por Urano, o planeta da eletricidade e das tempestades, podem ser fascinantes e imprevisíveis - nunca se sabe onde o raio vai cair.

Não é difícil se aproximar de alguém de Aquário, pois geralmente adoram conhecer pessoas - ser íntimo, entretanto, é algo do tipo missão (quase) impossível. Se você gosta de desafios e não desanima diante de algumas manobras frustradas, ótimo, mas se é daqueles que por qualquer coisa correm para o divã do analista, então você terá um problema.

Tornar-se amigo de um aquariano é um bom começo, porém não espere nenhuma deferência especial, pois tem amigos em todas as esquinas do mundo e, quem sabe, da galáxia. Algo que pode chamar sua atenção, sim, são idéias e ideais. Coisas que ele tem de sobra, mas sempre cabe mais um. A possibilidade de realizá-los e antes de tudo, conversar sobre eles com alguém pode ser muito estimulante e, acredite: Excitante, em vários sentidos. Você nem vai precisar dar corda, pois ele tem baterias próprias, e das alcalinas.

Como os ideais são sua prioridade, deduza em que posição ficam as emoções. O que não quer dizer que sejam frios, sem sentimentos, não é isso. O que acontece é que os aquarianos não sabem muito bem como se movimentar no terreno emocional. O plano das idéias e dos conceitos é seu chão e o mundo dos anjos o seu habitat natural, ambientes em que paixão, possessividade, ciúmes, ira e outras coisas de humanos são só abstração. Na verdade têm dificuldade em contatar com suas próprias emoções, das quais, muitas vezes, não têm a menor noção. Você pode ajudá-los, contribuindo para seu processo de autoconhecimento e despertar da consciência. Só não esqueça: sem pressão. Além de detestarem qualquer coisa que os prenda, sob sua aparência de racionalidade e calma, podem ser bastante estressados. E não vai ser você que vai querer levar choques de no mínimo 220 V.

Não fique chateado(a) se as técnicas habituais de sedução como aquele implacável perfume que mexe com os instintos, aquele vestido com o infalível decote ou a declaradora calça de couro justíssima não surtirem o resultado esperado. Para seduzir o ser de Aquário, o melhor é ser tão excêntrico quanto ele: seja criativo e invente alguma coisa diferente, de preferência algo meio maluco, insólito, que o surpreenda. Às vezes algo simples como uma sessão no planetário pode resultar em uma noitada inesquecível.

Chiiiii, você gosta de alguém de Aquário. Bom, vamos por partes: primeiro essa gente maluca gosta de originalidade, o que inclui, é claro, o beijo. Portanto, escolha um cenário absurdo e aflitivo, se possível, algo como uma sala de espera do dentista, ou a porta de um metrô se fechando. Ele ou ela vai adorar. Outra coisa: respeite a sua excentricidade. Se ele ou ela lhe disser que gostaria de ser beijado na dobrinha interna do joelho muito mais do que na boca, fazer o quê, né? Você gosta dele ou não gosta? O beijo aquariano é assim: esquisito, surpreendente, bizarro, experimental, lúdico. Eles adoram chocar. Depois de ter feito um estágio beijando dobrinhas de joelho, pupilas, narizes, omoplatas, talvez você conquiste um pouco de "normalidade" dessa gente excêntrica, e aí será a sua vez de dizer onde quer ser beijado. Mas só depois de ter experimentado novas e absurdas fórmulas de beijar.

O aquariano gosta de todo mundo igualmente e é difícil saber quando ele está interessado em você. Distribui atenção e gentileza sem discriminação. Para impressioná-lo, é preciso primeiro intrigá-lo. Ser diferente, de certo modo excêntrico, ter um ponto de vista original sobre algum assunto. Adora novidade e está sempre a procura de algo inusitado. Lida com sexo de modo "experimental" e está disposto a tentar de tudo! Trata seus parceiros com extrema liberdade e espera o mesmo. Não conte com demonstrações de ciúmes. Isso não o sensibiliza. Jamais faça qualquer tipo de cobrança, ele se sentirá imediatamente pressionado. Invente algo diferente, surpreenda, faça algo que ele nunca esperaria. Anti-convencional, procura pessoas que fujam do padrão. É atraído por um lado extravagante da personalidade, por detalhes que demonstrem criatividade e por opiniões polêmicas. Ao lado dele nada é monótono, rotineiro, sempre igual. A qualquer momento tudo pode revirar. O futuro é sempre incerto, o passado não existe e o presente é instável. Jamais um aquariano continua um relacionamento que já perdeu o interesse apenas por hábito ou por compaixão. Ele precisa do novo, e da liberdade para ir e vir. Seus argumentos são de tal modo lógicos que chegam a ser desconcertantes!

O Aquariano é aquele ser que faz sexo oral, mas não no sentido banal: ele conversa e troca idéias de como criar mundos melhores e isso é o que importa. O contato físico acontecerá depois, se e quando não se desinteressar ou se distrair. Sua sexualidade é um tanto arredia e nervosa, ele sofre de irritações passageiras e terá de dar muito espaço para ele. Ele precisa relaxar e baixar a guarda, ou seja, jamais toque na palavra compromisso. Terá um amigo, um irmão e um camarada, tudo ao mesmo tempo. Pode falar de suas experiências sexuais passadas e do que gosta de fazer; ele não irá se abalar com nada disso. É mais provável que queira saber mais detalhes, não para repetir a dose com você, mas para aprender mais sobre a humanidade. Aposte na ousadia, na variedade e na mudança. Este é o signo da paz e do amor, e não do drama e da complexidade afetiva.

A mulher de Aquário é um ser difícil de agradar: faça o que quiser, acendê-la é um pouco complicado, principalmente se você não tiver imaginação o tempo todo. Ela gosta de conversar e trocar idéias; isso é que dá prazer a esta mulher. Por isso, atrai pessoas variadas e experiências igualmente diferentes. Em seu afã de encontrar algo diferente, é capaz de se meter em enrascadas e a memória delas a torna mais arredia. Aquariana é sempre uma amiga com quem você pode esquecer alguns cuidados impensáveis com outras mulheres. Se você está interessado em uma aquariana, informe-se sobre o mundo, tenha o que dizer e deixe-a comandar a transa, para que ela se sinta o mais livre possível.

 

O aquariano, quando dentro de uma vida a dois, torna-se um companheiro extremamente fiel e gosta de ter sua casa onde possa receber os amigos para almoços e jantares. É muito improvável que se case ou assuma um relacionamento de longo prazo sem antes avaliar cabalmente a situação e decidir se deverá abrir ou não mão de sua independência.

Esse tipo de cuidado e respeito pelo parceiro é algo muito especial. Respeita totalmente os princípios do parceiro, por mais que sejam diferentes dos seus. Também é muito consciente deles como pessoa e provavelmente nunca pensa na pessoa amada como um objeto que é possuído.

A influência do planeta Vênus tem forte impacto na sua reação numa parceria e seu posicionamento influencia em sua atitude. Mesmo que as reações e necessidades aquarianas variem muito de pessoa para pessoa, dependendo da posição de Vênus e, em certa medida, de Marte, todos os elementos mencionados são de fundamental importância para ele no seu relacionamento, onde é muito importante conservar a individualidade e não perder sua identidade.

Como mulher, pode ser que tenha de sacrificar uma carreira gratificante e bem-sucedida durante vários anos, enquanto desempenha o papel de mãe. É importante que consiga aceitar esse papel sem amargura. Até que ponto essa aceitação será difícil é, basicamente, uma questão de personalidade, mas, com certeza, no momento certo sentirá que chegou à hora de reassumir sua carreira. Também será bom, mesmo enquanto as crianças forem pequenas, reservar algumas horas por semana para sair de casa e talvez entrar num curso noturno ou num grupo de estudos. É bom ter meios de se envolver intensamente com algo que não tenha nada a ver com o seu casamento e a família.

Esse tipo de problema pode ser menos importante para os homens que, em geral, ainda não precisam interromper a carreira indevidamente ou fazer sacrifícios semelhantes pelo bem dos filhos ou mesmo pelo bem das esposas. Para o chefe de família aquariano, porém, existe uma exceção. Se reconhecer o potencial da esposa, é muito provável que ele renuncie temporariamente à carreira para cuidar dos filhos.

As crianças de aquário não ficam sentados, de olhos fixos na televisão o dia inteiro. Costumam ler, desenhar e conversar animadamente. A atitude dos pais aquarianos com os filhos é admirável e esplêndida. Não acham nem um pouco difícil manter alerta e ativa a mente de seus filhos.
A amizade caracteriza os relacionamentos do aquariano, que procura levar tudo na base da camaradagem. Diante de uma traição, este nativo tenta entender a atitude do(a) parceiro(a) e talvez, até se proponha a perdoá-la(o) no futuro.

FAMÍLIA

Os pais Aquarianos cooperam melhor quando seus filhos forem razoáveis e inteligentes. Mas, se não forem, não se concentrarão neles chegando a ignorá-los. Alguns homens Aquarianos não tem nenhum desejo em serem pais mas eles fazem um trabalho razoável caso isso ocorra. Alguns Aquarianos irão reservar horas inventando jogos e brincadeiras para seus filhos enquanto todos eles valorizam a educação e tentarão incentivar isto em seus filhos. O pai Aquariano é tradicionalmente o mais atrativo homem do zodíaco.

Todos os homens nascidos sobre este signo tem carisma e magnetismo e atraem pessoas a eles como imãs. Ou você ama ou você odeia um homem Aquariano. Ele é um extremista nato, e se divertirá nesta sua habilidade para chocar a todos. O auto-conhecimento foi inventado pelos Aquarianos e profissões poucos usuais os atrairão, onde os trabalhos não tem uma rotina regular. Aquarianos procuram por um lar harmonioso, e como pai ele providenciará para que isto aconteça.

O homem Aquariano ama as crianças mas quer que elas fiquem independentes logo. A aproximação não ortodoxa dele para a vida destacará sob todos os aspectos, e suas crianças amarão ele por isso. O papai Aquariano é também um incrível observador e que seus filhos tenham feito que fugiu a seus olhos muito pouco . Ele amará jogar futebol com seus filhos, mas adorará jogar algo com eles que usem suas mentes como xadrez. Seus filhos terão liberdade mas o pai é que dará sempre a última palavra, e se ele não puder, se tonará muito volátil e nervoso mas depois de tudo, viver com ele sendo pai nunca será tedioso e sempre aparecerá algo para ser celebrado.

No início, pode se assustar com a maternidade. Ela tem que se ajustar a devotar toda sua atenção e energia exclusivamente a um ser humano por um período de tempo, quando está habituada a se difundir por toda parte, e isto pode exigir uma certa prática.

A mulher aquariana típica é devotada ao filho, porém, ao mesmo tempo, um tanto alheada dele. Mas ela se sentirá feliz em falar durante horas com os amiguinhos dos filhos numa linguagem própria para suas idades, sem querer se mostrar superior, e abrirá mão de suas tardes para se dedicar a um projeto da escola.

Observando-a, as crianças aprenderão lições de fraternidade e humanidade.

Esta é uma criança extremamente inteligente. Acima da média. Sua mente é curiosa, inquieta e muito acelerada. Aprende com muita rapidez e, pode ter um desenvolvimento mental e intelectual prematuros. Isto é, constrói frases e raciocínios que só uma criança de mais idade seria capaz de fazê-lo. Isto pode lhes custar alguns pequenos distúrbios; de fala ou de locomoção. Quem manda ter uma cabeça tão privilegiada, num corpinho de criança?

Mal terminamos de concluir metade da frase, e ela já entendeu tudo e, já nos deu a resposta. Não precisa repetir, nem insistir nada com esses pequenos aquarianos.

Eles entendem rápido.

Eles têm, desde cedo, uma personalidade incomum. Não adianta tratá-los como as outras crianças. Muitas vezes, o que os agrada, não tem nada a ver com o que as outras crianças adoram. Não adianta também tomá-los pela média. Eles não são a média. Nem compará-los com os irmãozinhos. Eles são diferentes, criativos, imprevisíveis. Únicos.

Não crie uma regra para eles. Eles a quebrarão. Esta é uma criança livre, inteligente e cheia de surpresas. Deixe-as mais soltas, para que possam desenvolver e expressar esse lado aquariano tão especial que é a originalidade. Portanto, não a trate como uma criança igual a todas, para não enfraquecer esse traço.

Independentes, desde cedo, vão adorar ter o seu próprio quarto, dormir sozinhos e fazer a maior parte das atividades com total liberdade. No próprio ritmo e, da maneira que acharem melhor. Desde pequenos, gostam de dormir tarde e custam a apagar. Para eles dormirem bem e, pegarem no sono, é necessário que haja absoluto silêncio e, total ausência de claridade. Como são muito excitados e ligados, qualquer estímulo os desperta.

Por falar nisso, esta criança precisa de um ambiente doméstico mais calmo e menos ruidoso, caso contrário, ela ficará excessivamente estimulada. Lembre-se de que se trata de uma criança inquieta. Principalmente mentalmente. Quanto mais livre e desimpedido forem a casa ou o quarto dela melhor. Precisam de uma ampla área de circulação. De arejamento. De portas desobstruídas. De grandes janelas. Nada de tetos rebaixados, cortinas encorpadas ou tapetes pesados. De rococós e cacarecos. Ela não precisa de aconchego. Precisa de espaço.

Rebelde, desde muito pequeno, não tolera as ordens, os controles, a submissão.

Nem na família, nem na escola. Na cabecinha dela, ninguém, ninguém mesmo, está autorizado a mandar ou controlar ninguém. Se quiser que ela faça alguma coisa, argumente. E tenha argumentos inteligentes. Esta é uma criança boa de raciocínio.

Vai adorar os amigos e conviver em grupos e turmas. Sociável, tem vários coleguinhas, de turmas diferentes. Mas detestará que alguém grude nele ou, fique dependente. Esta criança dispensa mimos, cuidados, afagos e proteção. Ela quer, isto sim, que a deixem solta, que respeitem a sua maneira tão própria e individual de ser e, forneçam um ambiente estimulante.

O pai para ela deverá ser inteligente, diferente, uma personalidade muito própria e, que deixe cada um viver a sua própria vida. É mais um amigo, do que uma autoridade.

Os pequenos aquarianos, muito acelerados, podem ser um pouquinho estabanados e, com uma tendência a torcer tornozelos e fraturar ligamentos e calcanhares. Ele não sabe pisar no chão. Parece que tem rodinhas nas pernas.

Por falar em rodinhas, adoram a velocidade. Bicicletas, patins, skates, serão adorados.

Andar na garupa de uma moto, sentindo o vento lhes abraçar, é um delírio. Também adorarão as máquinas, os computadores, os vídeo-games, os robôs e todos os brinquedos eletrônicos ou movidos a laser. Eles gostam desta coisa meio futurista, espacial e, que tenham aquela cara de nave e de personagens de ficção científica. Brinquedos supersônicos e os de última geração.

Os pequenos aquarianos são fascinados pelo Céu e pelo firmamento. Levá-los ao Planetário ou ao Observatório Nacional será um excelente programa. As lunetas, binóculos e todos os demais objetos de observação celeste serão muito apreciados e curtidos.

As meninas só vão gostar de bonecas se, elas falarem, andarem ou fizerem alguma coisa incomum. Gostam de novidades, de programas diferentes, como nenhuma outra criança.

Nada de levar esta criança sempre ao mesmo parquinho, lanchonete ou lugar de férias.

Ela gosta de variar, mudar os horários e trocar de coleguinhas.

Do contrário se cansa daquela atividade, daquela comida ou daquele amiguinho.

É melhor para eles, freqüentar as aulas e, aprender tudo na própria sala de aula.

Não terão muita paciência para dever de casa ou para revisar matéria.

O aquariano é o mais independente e o que mais ama a liberdade, entre todos os outros signos do zodíaco. É impossível controlá-lo ou tentar mandar nele.

Avesso a comprometer-se com alguma coisa, prefere ir resolvendo as coisas em cima da hora e à medida que sente vontade de fazê-las. Planejamento não é com eles. E muito menos decidir as coisas com muita antecedência. Gostam de se sentir soltos para mudar de idéia e, se saem muito melhor no improviso.

Nada o excita mais do que a novidade programas novos, lugares novos, pessoas novas. Criativos e originais, perdem muito do seu brilho e gás em situações repetidas e rotineiras. Eles enjoam com facilidade e precisam mudar sempre.

Espontâneos, extrovertidos, sociáveis, seu lema é, viva e deixe viver.

Respeitam o jeito de ser de cada um, não se metem na vida de ninguém, mas também não dão espaço para ninguém se meter em suas vidas.

Gostam de ser diferentes e de fazer tudo ao contrário de todo mundo.

Seus horários são fora de hora e imprevisíveis.

Inteligentes, rápidos, a cabeça deles funciona na velocidade de um computador. E, aprendem tudo com muita facilidade.

Muito mentais e liberais são capazes de compreender e aceitar as mais inusitadas situações da vida ou, o modo de ser das pessoas, mas tem-se que ser franco com eles e explicar tudo de maneira racional.

Elétricos, inquietos e até mesmo ansiosos, estão sempre se antecipando no tempo e, vivendo as situações antes de elas acontecerem.
Os aquarianos, como todos dos signos de ar, são super sociáveis e adoram viver em grupos e em contato com muitas pessoas.

No caso dos aquarianos, este comportamento ainda é mais radical.

Gostam de conviver com vários grupos diferentes entre si e, com todo tipo de pessoa. Quanto mais turmas, mais estimulantes para ele!

Gostam de freqüentar lugares diferentes, aqueles que seus colegas de idade ou de faixa social dificilmente se interessariam.

Tem sempre um toque excêntrico e inconvencional nesses jovens aquarianos.

Muitas vezes descobrem lugares que ninguém conhece e que só tempos depois ficam na moda.

Aí, eles já se encheram e, já migraram para outras descobertas.

Avesso à idéia de exclusividade e posse, as amizades são o tipo de relação favorita para os aquarianos, pois, nela, é permitido liberdade, descompromisso e multiplicidade.
Inteligentes, cerebrais, esses adolescentes se ligam na cabeça da outra pessoa. Eles gostam de alguém pelo que a pessoa pensa, seus ideais principalmente sua conversa.

Um bom papo é um fator fundamental na conquista de um adolescente aquariano.

Gostam mais de conviver com a pessoa querida em meio aos amigos, do que só a dois.

Precisam de espaço num relacionamento afetivo, senão acabam cansando.

Não são muito de grude, romantismo e nem muito agarramento.

Preferem os amores sem muita paixão, com mais cara de companheirismo e amizade.

Mesmo gostando muito de alguém deixarão a outra pessoa solta para fazer o que quiser e ir onde quiser e, esperarão a mesma atitude de volta.

Para uns isso pode parecer frieza ou indiferença, mas não o é. é respeito à liberdade - sua e alheia.

Preferem o lazer desprogramado, e em lugares onde a surpresa e o inesperado podem acontecer.

Geralmente procuram lugares cheios de gente onde possam encontrar muitas pessoas, mas que cheguem sozinhos e saem a hora que quiserem.

Ambientes informais, aonde todo mundo vai à vontade, com quem quer, como quer, são os seus favoritos.

Lugares da moda, muito caretas e para onde vão sempre as mesmas pessoas nunca serão a sua primeira opção.

Gostam de se misturar na multidão, ser mais um, e gozar de liberdade do anonimato.

Ambientes que reúnem pessoas de várias tribos são onde eles se sentem mais a vontade.
Qualquer que seja a atividade física, que um adolescente deste signo escolha praticar, é melhor que seja em espaços amplos, abertos, arejados e de preferência ao ar livre.

Também, são mais adequados para eles os esportes que não exijam muita disciplina, horários rígidos e repetição.

Ginástica, onde esses exercícios são repetitivos não lhes atrai.

Já falamos que esses adolescentes detestam mesmice.

Gostarão de acampar, voar de asa delta, saltar de pára-quedas, andar de moto, bicicleta, motocross, esqui de neve e de água e tudo o mais dê vazão ao seu anseio de liberdade e amor pela velocidade.

VIDA PROFISSIONAL

Para um lobo solitário, o Aquariano até que gosta de ter muitas pessoas ao seu redor. Aquarianos são humanitários sobre tudo senão, idealistas em suas convicções e perseguidores ardentes de causas. Organizações sem fins lucrativos e sindicatos seriam o ambiente natural de trabalho para eles - qualquer coisa que possa ajudar aos outros é uma grande coisa. Este inconvencional rebelde sem causa cuida tão profundamente deste sentimento que sua busca por conhecimento e respostas é algo sem fim.

O rápido no gatilho Aquariano curte um desafio e qualquer coisa para ser solucionada de modo rápido, pode ser uma reunião de equipe ou uma batalha de sagacidades. Aquarianos são firmes em suas crenças - eles reservam muito tempo para pensar sobre elas - e as usa para fazer um bom trabalho. Sua natureza inquisitiva sempre considera o que é novo, diferente e misterioso e como estas coisas podem ajudar as pessoas no futuro. O Aquariano é um pioneiro ou renegado? Talvez um pouco de ambos, mas não há dúvida que eles vêem o mundo de seu próprio jeito!

O velho molde de "homem de negócios" é determinado por uma postura firme pelos Aquarianos. Para eles, o mundo é inconcebível, uma total perda de recursos! O Aquariano não quer nenhum limite e estará sempre pronto a despachar o envelope - e estará vivendo e trabalhando, desde que isso seja parte do plano. Aquarianos gastarão incontáveis horas ponderando as possibilidades de um projeto e poderá até mesmo propor algumas conclusões surpreendentes, mas isto tudo em um único dia de trabalho. E ele nunca se cansará! Um dia desperdiçado é um pesadelo para o energético Aquariano.

O escritório do Aquariano é provavelmente no estilo "Zen", com uma baixa mesa de trabalho e almofadas ao redor para seu ocupante e convidados (lembre-se, todos tem um valor igual dentro de sua equipe). Aquele relógio futurista no canto da sala foi provavelmente feito por um Aquariano. Um carro sofisticado ou o mais novo "Fiat Idea" providenciará horas de diversão para levá-lo até o seu local de almoço que será provavelmente cheio de Árvores frondosas e pássaros ao seu redor.

O Chefe de Aquário nunca se encaixa dentro de 9 para 5 normas corporativas. Eles têm naturezas não convencionais e não têm desejo em ganhar um senso de poder para dominar os outros.

Fora isso, eles ainda podem ser chefes bem sucedidos. Sua natureza humanitária permite-os se esforçar por igualdade para todos na organização. Eles têm conhecimento e simpatia para gerenciar.

Eles são também intuitivos e extremamente inteligentes, capazes de pensar além das coisas comuns. Seu pensamento progressivo vai aos limites da genialidade e também insanidade.

Sua personalidade pode ser extremamente inconsciente e única - usualmente oscilando entre excentricidade e conhecimento pacífico. Eles parecem poder sentir o quadro geral da organização e saber quem está sendo desonesto, quem precisa de ajuda e quem precisa mudar.

Infelizmente, eles tendem a ter falta de paciência com as pessoas que se opõem as suas visões, e Aquarianos também são obstinados em suas causas, não importa quão radical elas possam ser. Eles podem agir com incoerência no seu trabalho dependendo do estado de humor deles - eles passarão por períodos hiper-ativos e mais tarde eles não farão mais nada.

Se você trabalha com um Chefe Aquariano, esteja certo de pensar nas coisas antes de apresentá-las e tenha certeza que seus argumentos são interessantes - eles adoram uma discussão inteligente. Nunca deixe que o lado excêntrico dê a você a impressão que eles não sabem para onde estão indo - o Chefe de Aquário não perde o ritmo. Não os julgue por seu comportamento fora de padrão porque eles nunca pensarão em julgar você.