Tudo sobre Aquário (21/Jan a 19/Fev)


Aquário
Elemento: Ar    Qualidade: Fixo
Regente: Urano    Símbolo: Aguadeiro
Modo: Pensamento    Lema: Eu universalizo
Atrações: Áries, Gêmeos, Libra
Cores: Azul elétrico, Cinza prateado, Cores fluorescentes
Plantas: Dente-de-Leão, Resinas: Olíbano e Mirra
Partes do Corpo: Parte inferior das pernas e tornozelos, sistema circulatório

PERSONALIDADES

O imaginativo "Capriaquariano" certamente não leva uma vida monótona. Os mais extravagantes muitas vezes levam a diversão consigo e são capazes de provocar grande euforia onde quer que estejam. A fonte dessa energia pode ser encontrada em um mundo interior, onde o Mistério e a Imaginação disputam a supremacia. Mesmo a minoria dos nascidos sob esta cúspide que são calmos ou comedidos têm uma vida de fantasia e de sonhos extremamente vívida e ativa; é provável também que sua vida privada seja muito estimulante.

Toda personalidade de cúspide encerra elementos conflitantes, sendo influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes. No caso da personalidade Capricórnio-Aquário, a estabilidade conferida pelo elemento terra de Capricórnio pode desvanecer-se em um instante diante da mentalidade rápida e errática de Aquário. Assim, podem surgir conflitos entre influências conservadoras e radicais, com poucas chances de reconciliação plena. Tipos sensação-pensamento, os nascidos sob a Cúspide Capricórnio-Aquário às vezes carecem de sentimentos de empatia e ficam à mercê de seus impulsos.

Os "Capriaquarianos" são particularmente propensos a experiências incomuns e ao cultivo de imagens visuais vívidas. Abençoados ou amaldiçoados com uma vida onírica ativa, muitos, quando dormem, habitam um mundo que faz a vida de vigília parecer comparativamente insossa. Os indivíduos mais desenvolvidos nascidos sob esta cúspide usam sua fértil fantasia como base para a criatividade, comercial ou artística, e podem traduzir sua imagens particulares em símbolos ou idéias que têm significado para amigos e associados ou para o mundo como um todo.

ATRAÇÕES : As pessoas nascidas sob a Cúspide Capricórnio-Aquário sentem-se em geral mais atraídas por pessoas de outras cúspides, sobretudo as de Câncer-Leão (19 a 25 de julho) e Escorpião-Sagitário (19 a 24 de novembro).

Conselho: Encontre uma saída para sua energia criativa. Comunique sua experiência. Procure não se sentir desestimulado por falta de compreensão, ignorância ou críticas negativas. Não se irrite, mas encontre quem o compreenda e aprecie.

Pessoas de Aquário I muitas vezes são precoces. Como crianças, os nascidos neste período podem se distinguir pela rapidez de suas percepções e processos de aprendizado, embora, naturalmente, sua inteligência relativa pode variar exatamente como os nascidos em outras épocas do ano. O outro lado do Aquário I é que se entedia facilmente, perdendo o interesse se incapaz de captar um conceito ou de fazer algo funcionar rapidamente; portanto, em geral não se ajustam a tarefas repetitivas que requerem determinação obstinada. A paciência, de qualquer modo, não é o seu forte.

Devido à sua rapidez e descomplicação de raciocínio os aquarianos I muitas vezes entram em conflito com personalidades mais controladoras, que desejam "ensiná-los" a ser mais "responsáveis" ou forçá-los a aceitar uma vida de trabalho sem desafios e sem estímulos. O espírito livre dos nascidos neste período raramente submete-se a tais disciplinadores e infelizmente a punição, emocional ou física, pode ser a conseqüência de sua rebeldia. Com toda a honestidade, alguns dos indivíduos mais metódicos que cruzam com alguém de Aquário I são motivados pelas melhores intenções e desejam guiá-los para uma abordagem mais significativa da vida. Às vezes a atitude inaceitável vem do próprio aquariano I - rejeitando colegas que não os apóiam mentalmente e pessoas mais velhas dispostas a ajudá-los a trazer para o chão sua energia volúvel e muitas vezes brilhante.

Dificuldades podem surgir também para os nativos de Aquário I quando se tornam objeto de ciúmes ou adulação, emoções que muitas vezes inspiram devido à insistência em viverem sua própria vida e serem eles mesmos. Na verdade, quando seus traços de caráter, estilo de vida ou hábitos incomuns repetidamente viram notícia, tendem a cansarem-se da atenção. De fato, com exceção daqueles com quem se preocupam profundamente, a maioria dos nascidos neste período não é talhada para lidar com as complexas necessidades emocionais e exigências dos outros.

Conselho: Tenha clara uma imagem realista de si próprio. Uma certa interação pessoal indesejável sempre é necessária; procure ser um pouco mais insensível, e se necessário, completamente insensível. Cultive a calma, a paciência e a persistência em vez de seguir sempre seu próprio modo de ser. Aprenda a lidar com a frustração e seja forte o bastante para exigir silenciosamente o melhor para si.

Pessoas de Aquário II preferem quando as coisas correm de forma tranqüila. No trabalho e no dia-a-dia realizam atividades com uma facilidade e graça que impressionam profundamente os outros. Tal orientação esconde a enorme prática e aplicação com que os nascidos neste período alcançam sua técnica, aparentemente sem esforço e sem defeitos. Além disso, esta sensação de despreocupação também pode encobrir os conflitos e problemas dos relacionamentos humanos, invariavelmente vivenciados pelos nascidos em Aquário II. Seja como for, levar bem a vida é sua especialidade.

Como o nativo de Aquário I, o Aquário II é mental e fisicamente ágil. Ao contrário dos nascidos em Aquário I, entretanto, seu espírito não é de gênio, mas de virtuoso. Quer dizer, em geral, distinguem-se pelo seu comando do meio e por sua capacidade de produzir e realizar consistentemente e não por processos mentais abstratos ou originais. Como seu virtuosismo vem em geral associado a seu charme e aparência, podem criar uma dependência da admiração, ou mesmo da reverência que despertam nos outros, e assim podem sofrer com seu retraimento.

De uma forma ou de outra, parece que o tema da juventude manifesta-se em tudo o que fazem os nascidos em Aquário II. De fato, os nascidos neste período podem revelar uma ampla medida de seus plenos poderes por volta dos vinte anos de idade. Isto, associado com sua aversão a discussões ou dificuldades (e muitas vezes a correspondente falta de luta intensa que se evidencia em seu trabalho), pode dar-lhe uma reputação de ser superficial ou carecer de profundidade. Embora essa acusação possa de fato carecer de fundamento, não há dúvida de que certa criancice acompanha o nativo de Aquário II por toda a vida.

Conselho: Procure entrar em contato com seus sentimentos mais profundos. Às vezes é melhor encarar os problemas de frente. Um pouco de dor agora pode prevenir muito mais adiante. Não seja tão dependente da opinião dos outros sobre você. Tenha coragem para ser você mesmo e não sinta que deve agradar ou entreter a todos.

Os nascidos em Aquário III são pessoas ligadas ao mundo das idéias, muitas das quais dotadas de consciência social profunda e duradoura. Podem ser visionários, cujo senso moral é forte e capaz de compreender situações cotidianas em termos universais. Alguns têm poderes paranormais e prevêem com precisão eventos futuros. Talvez sua característica mais proeminente seja aceitar idéias, pessoas e situações que outros achariam estranhas, pouco atraentes ou esquisitas.

Entretanto, muitos nativos de Aquário III não são necessariamente assim desde o princípio. De fato, sua abertura mental aumenta com a idade, pois na juventude tendem a ser um pouco inflexíveis e intransigentes demais, não aceitando bem argumentos contrários aos seus. Ao longo dos anos, em grande parte devido à experiência, ficam menos propensos a julgar e muito mais dispostos a considerar vários pontos de vista antes de tomar seu curso.

Os nativos de Aquário III defendem destemidamente suas crenças. Nenhuma crítica, oposição ou menosprezo consegue fazê-lo desdizer suas afirmações. Embora permaneçam frios sob fogo cruzado, podem reagir mal quando atacados pessoalmente. Nesse ponto são muito vulneráveis, e os que desejam magoá-los podem descobrir como e quando atingi-los.

São indivíduos incomumente alegres e animados, cuja personalidade tende a ser aberta e positiva. Divertir-se, contar piadas e fazer comentários íntimos e expressivos são características de sua personalidade. Se deixados livres sem muitas responsabilidades, podem permanecer relaxados e felizes por longos períodos de tempo. Entretanto, sua extrema sensibilidade os torna propensos a mudanças rápidas de humor, quando podem se exasperar e reagir a ações insignificantes, provavelmente não intencionais ou até mesmo completamente fantasiosas. Nessas ocasiões, podem ficar sujeitos a demonstrações apaixonadas de emoção e raiva e até mesmo exibir grande instabilidade. Os nativos de Aquário III precisam aprender a ser um pouco menos sensíveis e deixar passar pequenas provocações.

Conselho: Aceite sua necessidade de outras pessoas e cultive interações sociais significativas. Permaneça aberto e receptivo, mas também exija que os outros o aceitem como é. Suas habilidades paranormais são valiosas - use-as construtivamente. Cuidado para não permitir que a rejeição diminua seu amor-próprio.

As almas sensíveis nascidas sob a Cúspide Aquário-Peixes gastam a maior parte de sua energia no âmbito de duas esferas: o pessoal e o universal, muitas vezes ignorando a esfera mundana. De fato, os "Aquapeixes" podem ser vistos como exploradores, que têm coragem suficiente para mergulhar fundo dentro de si, mas também anseiam por sondar o além. Talvez a síntese definitiva que estes indivíduos devem realizar seja reconhecer os extremos do interno e externo, subjetivo e objetivo, pessoal e universal como simplesmente dois lados da mesma moeda. Além disso, como o meio termo (em termos simbólicos, o ego operante e sua expressão social) é o caminho mais difícil para os nascidos nesta cúspide trilharem, talvez tenham de focalizar mais de sua energia em lidar com as ocupações da vida.

Toda personalidade de cúspide encerra elementos conflitantes, sendo influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes. No caso desta cúspide específica, a natureza dinâmica, universal de Aquário é moderada ou desafiada pela natureza altamente subjetiva e pessoal de Peixes. Pessoas mais bem-sucedidas nascidas sob esta cúspide são capazes de integrar estes dois lados de seu caráter, não se perdendo em sonhos irreais, nem submergindo nas profundezas de seus próprios interesses.

Os "Aquapeixes" têm fome de experiência. Para muitos, impressões do mundo exterior são como alimento ou combustível que dão potência ao seu motor criativo. Mas como são sensíveis ao extremo, é difícil permanecerem objetivos em seus contatos com o mundo. Essa dificuldade é parte da razão pela qual suas tentativas de encontrar um equilíbrio para sua vida diária são altamente problemáticas.

ATRAÇÕES : Pessoas nascidas sob a Cúspide Aquário-Peixes em geral sentem-se mais atraídas por pessoas de outras cúspides, sobretudo as nascidas em Câncer-Gêmeos (19 a 24 de junho) e Leão-Virgem (19 a 25 de agosto).

Conselho: Não se entregue ao mundo ou se esconda em uma trincheira. Se necessário, destrua as obstruções para redescobrir seu eu sensível. Aprender a confiar pode levar à ausência de medo. Sem negar sua necessidade de explorar as profundezas e as alturas, tome o caminho do meio com maior freqüência.



Publicações mais recentes