Tudo sobre Capricórnio (22/Dez a 20/Jan)


Capricórnio
Elemento:Terra    Qualidade:Cardinal
Regente:Saturno    Símbolo:Cabra
Modo:Sensação    Lema:Eu domino
Atrações:Touro, Escorpião, Leão
Cores:Todas as nuances de Marrom, Laranja
Plantas:Cicuta, Papoula negra, Bardana
Partes do Corpo:Dentes, Sistema esquelético, Joelhos

PERSONALIDADES

Os nascidos sob a cúspide Sagitário-Capricórnio não apenas demonstram talento para apreender o estado futuro das coisas, mas também ajudam a moldá-lo. Uma razão pela qual o futuro, com tanta freqüência, "pertence" a determinados indivíduos nascidos nesta cúspide é que eles se preparam completamente para isso. Os "Sagicapricornianos" são também grandes iniciadores de projetos, capazes de fazer as coisas funcionarem de forma eficiente em um período de tempo excepcionalmente curto. Não são conhecidos, entretanto, por sua paciência com os que não apreciam ou endossam seus planos. Diante da falta de cooperação, estão preparados para seguir em frente sós - decididamente e com toda a gana.

Toda personalidade de cúspide encerra elementos conflitantes, sendo influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes. Essa característica é particularmente verdadeira para os nascidos sob a Cúspide Sagitário-Capricórnio de fato, o lado ardente, impulsivo do sagitariano pode colidir com as características mais lentas, práticas e calculistas do capricorniano. Além disso, podem surgir conflitos entre as influências expansivas de Júpiter (regente de Sagitário) e as tendências restritivas de Saturno (regente de Capricórnio). Tipos intuição-sensação, os nascidos sob esta cúspide podem carecer da leveza conferida pelo elemento ar e da sensibilidade da água.

Os "Sagicapricornianos" são muitas vezes indivíduos profundos, solenes, que reconhecem o poder do silêncio. Muitos nascidos sob esta cúspide também têm a capacidade de utilizar este poder como uma extensão eficaz de sua personalidade. Devem tomar cuidado, no entanto, para não alienarem aqueles com quem convivem e trabalham ou cortar linhas de comunicação.

ATRAÇÕES : As pessoas nascidas sob a Cúspide Sagitário-Capricórnio sentem-se em geral mais atraídas por pessoas de outras cúspides, sobretudo as nascidas em Touro-Gêmeos (19 a 24 de maio) e Leão-Virgem (10 a 25 de agosto).

Conselho: Aprenda a moderar seu temperamento. Ao compreender-se melhor estará menos à mercê de seus humores. Esforce-se para melhorar seus relacionamentos sociais e continue auxiliando os outros. Cuidado com a tendência para fechar-se em si mesmo. Permita que seu lado carinhoso e amoroso exerça pleno controle e mantenha seu coração aberto.

Quando se trata de um Capricórnio I não há dúvida de quem é o chefe. Personalidades autoritárias, tendem a falar com muita segurança - mesmo quando estão errados. Seu forte não é tanto a liderança, mas o domínio, estabelecendo leis e afirmando seu poder.

Raramente os indivíduos corajosos nascidos neste período recuam de uma posição apreciada. Da mesma maneira, uma vez que tomam uma decisão na vida diária, sobretudo alguma em que entra a palavra "não", é realmente muito difícil fazê-los mudar de idéia. Entretanto, mesmo os nativos de Capricórnio I menos interessados em dominar por dominar, devem tomar cuidado para que a lealdade a uma idéia ou a um comportamento responsável não se transforme em inflexibilidade ou mesmo em uma rígida recusa a mudar por razão alguma.

Os nativos de Capricórnio I em geral orgulham-se de conhecer bem suas áreas de interesse. Como tendem a limitar-se a muito poucas áreas, a compreensão total que adquirem de qualquer campo lhes dá base sólida para suas opiniões. Conseqüentemente, demonstram forte antipatia por afirmações volúveis ou infundadas e, com freqüência, uma antipatia ainda maior pelas pessoas que fazem estas afirmações, sobretudo as que atuam no mesmo campo, que vêem como fraudes.

São admiráveis em sua prontidão para opor-se a injustiça de forma destemida. Não apenas lutam por seus direitos, mas também pelos dos oprimidos. Em sua juventude, tais atitudes podem marcá-las como rebeldes, mas à medida que ficam mais velhos, tendem a adotar uma postura mais conservadora. Parte disso deve-se ao saudável respeito que nutrem pela tradição; preferem melhorar uma determinada situação a destruí-la. Pragmáticos, os nativos de Capricórnio I em geral apóiam uma abordagem razoável que pareça funcionar e não rejeitam facilmente uma solução testada pelo tempo. No entanto, ao mesmo tempo, sua curiosidade intelectual os mantêm atualizados com os novos desenvolvimentos da sociedade, sejam políticos ou culturais, e tendem a estar em contato com
avanços em seu campo de atuação. Os nascidos neste período em geral não demonstram carinho especial pelo sentimentalismo, patriotismo cego ou círculos fechados, que consideram refúgio da fraqueza e da ignorância.

Conselho: Deixe os outros comandarem com mais freqüência. Você pode ser sábio, mas lembre-se de que sábios aprendem mais com os tolos do que os tolos com os sábios. Não há mérito especial em agarrar-se a um credo ultrapassado ou a uma idéia obsoleta.

Mais do que a maioria das pessoas, os nativos de Capricórnio II parecem conseguir o que querem a maior parte das vezes. De fato, os indivíduos determinados nascidos neste período sabem como tirar proveito de uma situação e como ampliar suas habilidades ao limite. Muitos dotados de talentos modestos podem fazê-los render muito mais do que os abençoados com dotes naturais. Compreendem plenamente a máxima que diz: "a genialidade é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração". Mesmo os idealistas exibem um forte lado prático que os leva a construir e manter sistemas que realmente funcionam. Os nascidos neste período, de fato, são muito pragmáticos e estão menos interessados nos motivos subjacentes a uma ação do que nos resultados.

Este último fato pode criar problemas na esfera ética para alguns nativos de Capricórnio II. Como podem ser práticos o bastante para medir o sucesso de um dado empreendimento através dos resultados, podem às vezes ser vulneráveis ao uso de métodos algo desleais ou inescrupulosos, sobretudo quando lidam com dinheiro ou poder. A parte de correrem o risco de serem rejeitados ou punidos quando descobertos, tal comportamento pode, em casos extremos, minar sensibilidades morais e criar problemas psicológicos ou anti-sociais.

Os mais idealistas podem colocar sua energia à serviço de uma organização ou causa elevada, mas em geral se sentem mais à vontade quando assumem um papel visível e desafiador do que uma atitude de devoção altruísta nos bastidores. Não obstante, sua ambição ainda pode ser maior em relação à organização do que a si próprio. Nesse sentido, são realmente comprometidos e generosos. Entretanto, não há garantia de que o que chamam de "moral" seja objetivamente moral e podem ficar tão estimulados com empreendimentos idealistas (como os apegados ao poder mencionados acima) que acabam utilizando métodos questionáveis, neste caso justificados por uma causa elevada ou "sagrada".

Os nativos de Capricórnio II são lutadores, como a cabra da montanha que procura os rochedos íngremes mais altos. No entanto, determinados como são, podem acabar fracassando se forem incapazes de manter firme controle da realidade que tanto prezam.

Conselho: Reconheça suas limitações - elas existem. Ceda, ocasionalmente, e até mesmo fracasse reconhecendo-o. Mostrar seu lado vulnerável não deve ser algo ameaçador. Procure manter seus ideais ligados ao chão e certifique-se de que sua "realidade" não seja uma ilusão.

Pessoas nascidas em Capricórnio III são tipos fortemente dominadores. Em casa ou no trabalho, tendem a mandar e dirigir, achando difícil desempenhar um papel secundário. Como irmãos ou filhos, em geral, apóiam e complementam os que estão em posições superiores na hierarquia familiar, mas podem acabar envolvendo-se em disputas de poder nas quais, com o tempo, devem sair ganhando. Da mesma maneira, os nascidos neste período são particularmente aptos em demarcar seu território e em cuidar para que ninguém o invada.

A firmeza dos nativos de Capricórnio III muitas vezes exerce enorme influência estabilizadora nos grupos aos quais pertencem. Muitos exibem forte desejo de liderar, enquanto outros ficam mais satisfeitos em permanecer em uma posição inexpugnável de poder. Esses indivíduos preferem a segurança de tal posição à incerteza, visibilidade e vulnerabilidade decorrente, dos que estão no topo. Não apenas no trabalho ou nos negócios, mas também nos relacionamentos pessoais e atividades sociais restringem severamente sua expressão, recusando-se a arriscar. Assim, seu temor à vulnerabilidade e à abertura pode fechá-los em uma postura fatalista e isolada.

Muitos comportam-se muito melhor do que o esperado, e se vêem lutando heroicamente contra grandes adversidades, sejam suas desvantagens uma formação deficiente, incapacidade física ou até mesmo falta de beleza, inteligência ou talento. No melhor dos casos, conseguem em sua corajosa ascensão não comprometer seus ideais elevados ou perder contato com suas raízes. O que muitos de fato conseguem é construir um nicho particular, grande ou pequeno. Neste "império" indiscutivelmente são o chefe. Entretanto, os nascidos neste período devem precaver-se para que sua insistência na supremacia não os deixe em uma situação em que são o único patrão e o único criado.

Conselho: Não tema correr riscos. Se tiver medo do fracasso pode não alcançar os verdadeiros desejos de seu coração. Sua insistência na segurança às vezes pode ser imprópria. Procure ser mais flexível com os sentimentos dos outros. Não parta do princípio que seus valores têm aplicação absoluta ou universal.

O imaginativo "Capriaquariano" certamente não leva uma vida monótona. Os mais extravagantes muitas vezes levam a diversão consigo e são capazes de provocar grande euforia onde quer que estejam. A fonte dessa energia pode ser encontrada em um mundo interior, onde o Mistério e a Imaginação disputam a supremacia. Mesmo a minoria dos nascidos sob esta cúspide que são calmos ou comedidos têm uma vida de fantasia e de sonhos extremamente vívida e ativa; é provável também que sua vida privada seja muito estimulante.

Toda personalidade de cúspide encerra elementos conflitantes, sendo influenciada por dois signos adjacentes muito diferentes. No caso da personalidade Capricórnio-Aquário, a estabilidade conferida pelo elemento terra de Capricórnio pode desvanecer-se em um instante diante da mentalidade rápida e errática de Aquário. Assim, podem surgir conflitos entre influências conservadoras e radicais, com poucas chances de reconciliação plena. Tipos sensação-pensamento, os nascidos sob a Cúspide Capricórnio-Aquário às vezes carecem de sentimentos de empatia e ficam à mercê de seus impulsos.

Os "Capriaquarianos" são particularmente propensos a experiências incomuns e ao cultivo de imagens visuais vívidas. Abençoados ou amaldiçoados com uma vida onírica ativa, muitos, quando dormem, habitam um mundo que faz a vida de vigília parecer comparativamente insossa. Os indivíduos mais desenvolvidos nascidos sob esta cúspide usam sua fértil fantasia como base para a criatividade, comercial ou artística, e podem traduzir sua imagens particulares em símbolos ou idéias que têm significado para amigos e associados ou para o mundo como um todo.

ATRAÇÕES : As pessoas nascidas sob a Cúspide Capricórnio-Aquário sentem-se em geral mais atraídas por pessoas de outras cúspides, sobretudo as de Câncer-Leão (19 a 25 de julho) e Escorpião-Sagitário (19 a 24 de novembro).

Conselho: Encontre uma saída para sua energia criativa. Comunique sua experiência. Procure não se sentir desestimulado por falta de compreensão, ignorância ou críticas negativas. Não se irrite, mas encontre quem o compreenda e aprecie.

tendÊNCIAS

POSITIVO

É dotado de sabedoria, responsabilidade e bom senso. Determinado, luta com garra pelos seus objetivos. Tem muita autoconfiança.

NEGATIVO

Tem dificuldade para lidar com imprevistos e se descontrola emocionalmente quando sua vida material está instável. Precisa ser menos rígido e viver de maneira mais prazerosa.

 

Sensual e amante dos prazeres da vida, o Capricórnio no fundo tem um estômago resistente e gostos estranhos, como alimentos duros de mastigar e chás amargos. Afinal, o bichinho desse signo é a cabra da montanha! Sabe preparar e saborear alimentos requintados e bem preparados, mas prefere os alimentos que possa ver nitidamente, sem a confusão de cores, molhos e aparências. O chocolate (amargo) e a batata são seus grandes aliados na luta contra a depressão.
O capricorniano é formal para se vestir. Homens usam calça e camisa. Mulheres usam saia ou vestido. Usam uma roupa até que ela esteja quase rasgando porque detestam desperdício e guardam as roupas mais novas para usar só em ocasiões especiais. Por isso podem estar às vezes fora de moda. Por isso, a melhor opção na hora das compras são as roupas mais clássicas, que nunca saem de moda. Não gostam de gastar dinheiro com roupa, mas curtem grifes. Gostam de roupas em tons de cinza, o que pode dar-lhes uma aparência meio "para baixo".
Tem sensibilidade às doenças nos joelhos e nas demais articulações, nas cartilagens, tendões, peles e dentes. Reumatismo, dificuldades com as calcificações articulares, enrijecimentos são outros problemas dos capricornianos. A contenção de emoções. O rigor excessivo, a melancolia, as atitudes secas e rígidas são os reflexos decorrentes destes problemas.
Sérios, maduros, responsáveis, controlados, tradicionais, confiáveis, econômicos, profissionais, competentes, exigentes, disciplinados, práticos, racionais, discretos. Capricórnio costuma ter uma relação muito prática com os presentes. Adora que você diga o que quer ganhar para tornar o processo mais simples e objetivo. E costuma fazer o mesmo. Dê para ele coisas de fato úteis, que ele esteja mesmo precisando. Não se incomode com cartões ou embrulhos e pode mandar entregar na casa dele se for mais fácil. Esse signo realmente não se importa com esses detalhes. Não espere dele manifestações de entusiasmo ao receber seu presente, mas pode ter certeza que ele irá adorar e ficará muito grato por você ter lhe poupado o trabalho de providenciar aquilo que estava precisando.

Sugestões de presentes que têm o clima deles:

  • • Materiais de escritório arquivos, escrivaninhas, cadeiras (os modelos mais anatômicos- Capricórnio costuma sofrer de problemas de coluna)
  • • Massageadores
  • • Pastas de documentos
  • • Secretária eletrônica e Fax
  • • Ternos ou tailleurs
  • • Camisas e gravatas
  • • Assinaturas de jornais
  • • Despertadores
  • • Cartões de vista
  • • Um par de alianças seria realmente encantador!
  • • Um relógio de pulso ou um par de brincos discretos (pequenos diamantes ou pérolas)
  • • Caderneta de poupança ou mesmo um envelope com dinheiro para ele comprar o que precisa. No caso de Capricórnio não tem nenhuma indelicadeza nesse tipo de presente.
  • • Necessaires

 


VIDA AFETIVA

Na tentativa de agradar e impressionar a pessoa amada, pode se tornar solene de uma forma um pouco exagerada. Tudo tem limites, por isso deve tomar cuidado para não passar uma falsa imagem ou assustar a outra pessoa, tendo consciência de seus limites e não os ultrapassando. Como grande planejador que é, não deixa de verificar, com antecedência, se o que tem em mente agradará sua parceira para não cometer gastos desnecessários ou exagerar na hora de impressionar. Existem pessoas que acham que ostentar é desagradável e tendem a se afastar.

Mesmo quando quer se apaixonar; costuma relutar em reconhecer o fato ou diante de um momento romântico, o que pode ser a cautela capricorniana mostrando sua presença.

Com relação ao sexo, gosta de encontros íntimos de curta duração; mas na hora de tomar uma decisão sobre o compromisso de um relacionamento permanente ou de um casamento, costuma ser muito exigente, por isso deve cuidar-se, pois a sua praticidade, de certa forma, pode atrapalhar o lado romântico da sua vida, aparecendo até nos momentos mais sentimentais. Poderá expressar seus sentimentos calorosamente, se conceder a si mesmo a liberdade emocional necessária.

O signo ocupado por Vênus no momento em que nasceu tem grande influência na sua atitude, mas deve procurar se lembrar, porém, de que as suas reações com a pessoa amada podem tender para a frieza, o que é um fato negativo num romance. Isso pode ser particularmente verdadeiro quando se é jovem e relativamente inexperiente, quando a atitude distante funciona como um disfarce para a timidez, a incerteza e a dificuldade de ser tão caloroso e afetuoso quanto ele, na realidade gostaria. A rejeição pode feri-lo profundamente e essa perspectiva o aterroriza.

Descobre logo que seu desejo é poder olhar sua companheira com respeito e admiração, por isso escolhe alguém que queira progredir e se desenvolver tanto intelectual quanto financeiramente com ele, que se interesse pelos mesmos assuntos e queira ajudá-lo na sua trajetória para o sucesso, com amor e carinho. Mas, se encontrar alguém assim, antes de aprofundar o relacionamento, perguntará a si mesmo se está realmente apaixonado e quais as táticas que usará quando partir para a conquista.

Todo mundo, até certo ponto, quer um parceiro especial, mas um parceiro assim é difícil de se encontrar. Quando isso acontecer, convém tratar o relacionamento com carinho e sinceridade e não simplesmente usá-los como um degrau na escala do sucesso. Tudo na vida tem seu retorno. Um relacionamento baseado em interesses tende a acabar, abalando a auto-estima e o moral.

Não fique esperando que um capricorniano faça loucuras por você. Em se tratando de Capricórnio, Maomé, ou seja, "você" tem que ir à montanha, pois certamente a montanha não virá até Maomé. Para conquistá-lo, você vai precisar fazer um curso de alpinismo e munir-se da mesma determinação e paciência das cabras. Mostre o seu empenho, isso vai contar muitos pontos a seu favor. O desempenho, bem, fica para a "hora h", mas saiba que esta hora poderá demorar um pouco pra chegar.

Cabreiros, a maior parte dos Capricornianos desconfiam de todos, até que se prove o contrário. Essa vai ser uma importante missão para você: provar que é alguém confiável. Se só o que está querendo é se divertir um pouquinho, desista, capricornianos não fazem bem esse tipo. A não ser que isso fique claramente negociado, contratado e autenticado em cartório. Mas se você quer um relacionamento estável e precisa de segurança emocional, com direito a um bônus de segurança material, escolheu bem, são o típico bom partido. Extremamente reservados e cautelosos, não se mostram e, embora gostem de dar as cartas, você é que vai ter que abrir o jogo, mas devagarzinho, pois precisam de tempo para ruminar.

Mesmo que lhe pareça um osso duro de roer, saiba que lá dentro tem tutano. Profundos, anseiam por confiar em alguém e poderem se abrir. Por baixo de tudo, lá está um romântico e sensual capricorniano. Sim, sensual - os signos de Terra conhecem bem o mundo dos sentidos. Capricórnio é eficiente, valoriza a qualidade e busca a excelência, portanto não vai decepcioná-lo. Além disso, mantém o nível, é constante e, salvo exceções, é fiel. Como ele se compromete, comprometa-se você também. Quer que tudo com que se envolve seja um sucesso e obviamente o relacionamento se inclui na sua imensa lista de tarefas. Costumam trabalhar muito para chegar onde querem. Se você tem muito tempo livre, evite ficar pensando bobagens enquanto ele faz hora extra e, melhor, ajude-o nos seus projetos. Capricornianos admiram aqueles que, como eles, sobem montanhas e, nos dias de folga, carregam pedras.

Nem tudo precisa ser tão sério, contudo. Regidos por Saturno, aquele planeta com anéis de gelo, apesar da aparência de "mantenha distância", estão loucos pra se derreter. Capricornianos precisam se divertir, ajude-os a descontrair e brincar - a soltar a criança que existe dentro deles. Convença-os a tirar férias com você e providencie tudo. Mesmo que eles relutem até a última hora e arranjem mil razões e impossíveis, insista. Isso vai lhes fazer muito bem e a você também - satisfação garantida.

Este signo de Terra não é como os outros. As pessoas de Capricórnio parecem quietinhas, tímidas, um pouco assexuadas. Até você ficar a sós com elas. Aí você vai ter oportunidade de comprovar o ditado que diz que as aparências enganam. O beijo capricorniano é contido, porém calculado: ele sabe aonde quer chegar, ele sempre sabe. Portanto, não se iluda com aquele jeitinho sóbrio e super-educado: Capricórnio não perde a sua chance, e encanta você primeiro pelas palavras, pela sensatez, e quando você percebe, já está sendo beijado! Portanto, ele não é lento, é oportuno, estratégico. Ah, e de preferência deixe que ele ou ela tome a iniciativa ou, avise que vai beijá-lo. Faz parte de seu jogo de sedução ter certo controle da situação, e os de Capricórnio, principalmente os de ascendente, detestarão ser pegos de surpresa.

Capricórnio pode se revelar uma agradável surpresa nesta área. Aquela pessoa tímida, discreta, reservada, de quem é difícil arrancar mais de poucas palavras nos primeiros encontros, acaba por se mostrar um amante experiente. A reserva é uma defesa utilizada até que ele sinta-se suficientemente seguro da atração que exerce. É o típico parceiro que se entrega progressivamente na medida em que o relacionamento vai avançando. Ele precisa de tempo e não pula etapas. Ao contrário do ariano, seu jogo é lento. Ele não "acende" fácil. Em compensação, leva também muito tempo para apagar. Seu desejo não é passageiro, mas estável e consistente. Não espere dele palavras de amor, ternura, carinho e romance. Ele acha tudo isso um tanto "ridículo" e não vai perder tempo com demonstrações "açucaradas" de afeto. Jamais faça demonstrações eróticas em público, ele odeia se expor. Mas pode contar com um parceiro fiel, firme e constante. Nada lhe faltará sexualmente, ele sabe dos seus desejos. Racional e calculista pode tentar viver experiências sexuais onde não se sinta emocionalmente envolvido. É muito realista sobre esse fato e também se preocupa em fazer escolhas discretas. Ninguém ficará sabendo o quê, com quem, aonde e como. Ambicioso, pode usar critérios bastante particulares na escolha de um parceiro - valores materiais e sociais costumam estar acima de atributos como beleza, graça e jovialidade. Ele não faz declarações, mas espera que você perceba seu afeto e costuma usar o argumento de "se eu não gostasse de você, não estaria aqui". E isso é verdade no caso do capricorniano. É uma pessoa prática e se interessa pelo lado físico do amor.

O homem de Capricórnio é alguém remoto, controlado, ocupadíssimo. Parece que a ele só interessam os resultados práticos de suas elaboradas estratégias. Não é verdade, pelo menos, não na hora de extravasar o lado sensual e instintivo – poderoso e determinado – deste signo que tem a cabra como animal emblemático. É verdade que ele se controla. Que teme a força avassaladora das emoções, mas também, como sabe caprichar na hora de seduzir. Conte com uma dose extra de resistência e ponha-se sempre bonita, aprumada e não caia na besteira de perder as estribeiras. O capricorniano não se interessa por quem se ajoelha diante dele, embora seja esta exatamente a parte de seu corpo tida como altamente erógena. Para conquistá-lo, vá devagar e sempre. Ele se amarra em roupa de baixo fina, de classe. Para satisfazê-lo, é preciso tempo e uma dose de música, intimidade e muito carinho físico.

A mulher de Capricórnio pode ser distante, fria e tudo o mais que recheiam os manuais de astrologia. Mas se você está realmente interessado nela, capriche na aparência, e não tema exibir sua virilidade. Ela se excita com homens vitoriosos, independentes, mas que saibam se controlar. Nada de infantilidade na hora do sexo: ela se desinteressa dos muito afoitos, dos inexperientes e dos que se recusam a saborear com tempo os prazeres requintados. Para ela, cheiro e pele são fundamentais. Lembre-se que seu lado animal e sensual é forte e ela resiste a tantas paqueras quanto agüenta ficar com você dias em um local romântico a sós, apenas ganhando intimidade. Seus joelhos merecem destaque, assim como nuca e massagens relaxantes.

 

Os capricornianos dos dois sexos devem tomar cuidado para não se sobrecarregarem de trabalho, o que poderá trazer alguns problemas no lar e na família. O instinto capricorniano de mergulhar no trabalho é capaz de dominá-los, o que pode fazer mal aos nervos. As mães capricornianas querem voltar ao trabalho logo que possível, para ganhar dinheiro e comprar roupas boas para os filhos, dando a eles a melhor educação e opções de lazer. O homem pode voltar para casa trazendo do escritório uma gorda pasta cheia de trabalho, para impressionar seus superiores e progredir na firma. Tudo isso é admirável, mas pode destruir um casamento e as pessoas dos dois sexos deveriam pensar se estão dando atenção suficiente aos companheiros e filhos, além do dinheiro que gastam com eles. Tempo, afeto e energia, nos relacionamentos humanos, são tão importantes quanto o dinheiro e não há fortuna capaz de consolidar um casamento ou recuperar um tempo que se deixou de estar perto dos filhos.

Os capricornianos são excelentes pais, porém às vezes adotam uma linha disciplinar mais dura que o necessário. Não costumam ver as qualidades, somente os defeitos, devendo ter cuidado com a crítica condenatória ou a falta de interesse. As crianças são muito sensíveis e podem se desinteressar pela vida. O tempo gasto generosamente e o entusiasmo trazem muitas recompensas em termos de solidariedade familiar. A longo prazo, seus esforços se transformarão em orgulho pelas realizações deles.

O capricorniano sempre está disposto a se esforçar muitíssimo pelo casamento ou por seu companheiro permanente. Quer que o relacionamento se desenvolva e à medida que os anos passam, adquirem certa fascinação especial, fazendo de vez em quando uma reavaliação, repassando mentalmente as realizações conjuntas, os fatos e as mudanças que o ajudam a vencer o teste do tempo. O casamento, para ele, significa mais do que para a maioria das pessoas, sendo uma parcela de sua vida da qual ele quer se orgulhar.

Sua necessidade de qualidade aumenta no casamento. Quer um parceiro requintado, inteligente, socialmente bem educado e capaz de lidar com qualquer situação, mas pode se esquecer de desfrutá-lo. Não perder o seu senso de humor em relação à outra pessoa, quando ela não corresponder às suas expectativas, é recomendável, bem como manter abertas e ativas as linhas de comunicação com o seu parceiro, para não ter problemas na vida conjugal.
O capricorniano se dá muito valor e dificilmente se entrega por inteiro. Por isso, se o(a) parceiro(a) o(a) traísse, não teria dúvidas em tirá-la de sua vida. Mas a força aparente é no fundo, um escudo para esconder sua extrema fragilidade em lidar com esse tipo de situação. Magoado(a), disfarça o sentimento fingindo total indiferença.

FAMÍLIA

Dedicados e cuidadosos, os pais Capricornianos não fogem com "a outra" ou deixam sua família esperando por eles. Estes são verdadeiros homens de família que cooperam com os afazeres domésticos e educação dos filhos, mas algumas vezes eles estão tão envolvidos no emprego para dedicar algum tempo para o lar. Portanto, eles podem ser sufocantes ou sem nenhum tato com a geração mais jovem. Eles encorajam seus filhos para fazerem o que é certo e se comportarem bem. Pais Capricornianos tem uma aura de respeitabilidade e muitos deles virão a ser as colunas da sociedade. O homem Capricorniano tem sempre antecipado todo o seu trabalho fora de casa. Eles sabem exatamente o que eles podem fazer e como fazer para se darem bem.

Pais são extremamente importantes para o homem Capricorniano e eles procuram seguir os passos deles. Ele pode ser um "workaholic" às vezes sacrificando as necessidades de sua família, mas sua necessidade por segurança dará preferência ao "experimentado e testado", no lugar de qualquer coisa nova e pouco conhecida. Como pai, bem, ele não será o mais dinâmico dos pais e pode haver uma sugestão de aspereza sobre ele.

Ele pode achar dificuldade em descobrir porque as crianças fazem tanto barulho - mas quando ele está se sentindo espontâneo ele brincará com eles e os fará rir incontrolavelmente, e a outros momentos ele será maravilhosamente sábio, mas se ele achar que os filhos estão ficando preguiçosos e relaxados, ele baterá o pé firmemente e tomará a rédea deles, até que eles tenham feito todos os seus deveres de casa e trabalhos corretamente.

Ela inspirará nos filhos o sentido da economia e o respeito pela qualidade. Ela lhes ensinará "Coma, use, aproveite ou passe sem isso".

No entanto, eles terão os melhores pedaços de carne, e ela lhes comprará os melhores sapatos. Para ela, economia não significa necessariamente comprar coisas baratas.

Ela há de querer que os filhos sejam gentis para com os parentes e os mais velhos, e é provável que eles tenham modos excelentes. Não serão mimados, nem deliberadamente desobedientes.

Se você lhe der um livro sobre psicologia infantil, ela pode usá-lo para dar umas palmadas num guri rebelde, e depois pegá-lo para ler. Talvez ela não goste de beijos melosos, porém poucas mães são mais devotadas do que a mulher do signo de Capricórnio.

Seus filhos ouvirão com muita atenção o que ela tem a lhes dizer. Ela pode ser um pouco severa e indiferente às crescentes queixas deles, mas ouvirá fascinada os seus feitos. A criança que sai da escola e chega em casa correndo e grita: "Imagine o que eu aprendi hoje?" não será ignorada pela mãe de Capricórnio, que nunca estará por demais ocupada para que não possa dar aos filhos interesse e atenção.

Depois que eles se tornam adolescentes, pode haver algumas barreiras quando o conservadorismo de Saturno entrar em choque com o liberalismo da juventude. Neste ponto ela pode precisar de algum auxílio para compreender os sonhos entusiásticos dos filhos. Talvez aprenda a duras penas que pode impor suas amizades sem confiná-los ao círculo de pessoas "aceitáveis". Mas é inteligente o bastante para se ajustar e recolher, se lhe parecer que vai sair perdendo mais do que ganhando.

Os pequenos capricornianos nunca foram crianças. Nasceram adultos, maduros, sérios e compenetrados. Pode-se deixar uma criança deste signo tomando conta do irmão mais novo, do irmão mais velho e, até de um adulto doente. Eles darão remédio na hora certa e, a comida no horário adequado. Não dão o menor trabalho. Muito pelo contrário, poupam e tiram trabalho dos adultos. Costumam cumprir tarefas e, fazer favores para diminuir os encargos deles. Respeitam o tempo e o dinheiro dos outros. Apesar de pequenos, sabem que os pais precisam trabalhar para sustentá-los e pagar as contas da casa. Têm um absoluto respeito pelo dinheiro e, sabem perfeitamente o custo das coisas. São capazes de começar economizar mesadas, moedas e trocos desde cedo. Sabem barganhar para ganhar algum desconto aqui e ali. São capazes de escolher o tênis mais barato ou, o brinquedo em promoção, para sobrar algum dinheiro para o cofrinho.

Têm uma absoluta noção do tempo. Acordam na hora certa para ir ao colégio. Tomam banho no horário combinado. De modo, que estão sempre prontos, quando chega a hora. Uma criança pontual, podem acreditar? Cumprem todas as suas pequenas tarefas, como dever de casa, estudar para prova, levar as tarefas que a professora pediu. São até capazes de lembrar os adultos das obrigações e dos compromissos deles. Detestam adultos irresponsáveis e sem palavras.

Uma criança de Capricórnio pode ser a pessoa mais adulta de toda família. Desde pequenos, são determinados, disciplinados, e capazes de fazer sacrifícios para conseguirem o que pretendem. Como bons filhos do elemento Terra, têm uma noção inata de quantidade, porção, tamanho, preço e distância. É comum ver uma mãe de uma criança de Capricórnio, perguntando a ela sobre a quantidade certa de sanduíche para o lanche, de metros de tecido para um estofamento, de quanto tempo se leva para se chegar a algum lugar etc. Ela sabe.

É uma crueldade exigir muito desta criança. Aliás, exigir qualquer coisa. Esta é uma criança que já se auto exige demais. Que detesta errar. Que detesta falhar. É necessário livrar esta criança de suas culpas, censuras e autocrítica. É necessário amar as suas imperfeições. De algum modo, a criança de Capricórnio, acredita que só se ama a quem é perfeito. Precisamos tirar isto da cabeça dela. Às vésperas de qualquer prova, exame, concurso ou apresentação, esta criança sofrerá muito. De ansiedade. De preocupação. De medo.

Pode ser um pouco tímida e retraída em relação às outras crianças. Na realidade, ela é muito séria para brincar com as outras crianças, que parecerão infantis e bobas para ela.

Talvez, os seus melhores coleguinhas venham a ser mais velhos do que elas. Acostumada a controlar suas emoções, suas dores e suas necessidades - não se pode confiar no que ela diz que precisa ou quer. Ela sempre esconderá suas fraquezas e vulnerabilidades. Há que se ultrapassar o que ela demonstra, e dar lhe carinho, atenção e afeto. Ela jamais pedirá por isso. E, parecerá que não precisa. Não se engane, é apenas uma pequena criança tentando evitar frustração.

O pai para elas deverá ser sério, trabalhador, responsável, confiável, de palavra e, acima de tudo um provedor. Esta criança não precisa de autoridade. Ela já sabe o que tem que fazer. E faz.

As suas férias favoritas serão na montanha e no campo, em contato com a natureza.

Na infância, os capricornianos podem ser mais isolados e pouco sociáveis. Terão um ou dois amiguinhos e, ponto! Não é recomendável colocá-los em situações onde sejam desafiados a vencer a timidez e, conviver o tempo todo com novas crianças. Eles levam tempo para se aproximar. Dê tempo a eles.

A saúde deles é na maior parte do tempo, forte. O aparelho digestivo pode ser frágil. Não é qualquer coisa que comem que lhes faz bem. Também têm as articulações (joelhos, tornozelos, pulsos) fáceis de dar mal jeito. Os dentes e a vista devem ser checados com regularidade. A pele sofre quando ficam nervosos. Lembrem-se, esta é uma criança contida e sente tudo para dentro.

Os meninos vão gostar de brincar de engenheiro construir pontes, prédios, e montar todos os tipos de forma.

As meninas não apreciarão tanto as bonecas e as panelinhas, como s outras crianças. Também gostarão, como os meninos, de brincadeiras mais úteis, que sirvam para alguma coisa.

Tudo deles é conservado, guardado com muito cuidado e, pode durar por muito tempo. E, ser aproveitado para outras crianças.

A piada que corre no meio astrológico é que Capricórnio nasce velho e vai ficando jovem, à medida que envelhece. Partindo desta teoria, pode-se dizer que os adolescente deste signo são precocemente adultos.

Sérios, responsáveis, compenetrados e retraídos, os capricornianos quando adolescentes tendem a se fechar e a viver no próprio mundo. Muito exigentes e críticos esperam sempre o máximo de desempenho de si próprios, o que os deixa permanentemente inseguros, quando têm que enfrentar qualquer desafio ou qualquer nova situação.

Claro, não era por menos, do jeito que eles se cobram, sempre excelentes resultados, só podiam se sentir inseguros mesmo! Precisam melhorar a autoconfiança, a auto-estima e aprender a levar as coisas um pouco menos a sério.

A vida ficará mais leve e, os obstáculos menos desafiadores. A exigência de perfeição é a sina de Capricórnio. São jovens muito sensíveis à desaprovação e à censura. É uma maldade criticar, ou pôr defeito, naquilo que eles fazem. Eles já fazem isso com eles mesmos.

Precisam na realidade de uma carga maciça de estímulos, aprovação e reconhecimento. Mas cuidado, eles desconfiam de excesso de elogios, e vão achar que é só bajulação. Não merecimento.

Retraídos, auto-suficientes, detestam depender dos outros ou, pedir favores.

Orgulhosos, preferem fazer as suas coisas sozinhos e com seus próprios meios.

Controlados, nunca se sabe o que eles estão realmente sentindo, desejando ou pensando.

Racionais, tudo é muito pensado e calculado antes de ser dito ou, feito.

Têm horror de antecipar algum resultado e, depois aquilo não dar certo.

Fazem qualquer coisa para não pagar mico, pois, dão excessiva importância ao que os outros vão pensar deles.

Ambiciosos, mais do que nenhum outro adolescente, pensam no futuro, na estabilidade econômica e numa forma precoce de ganhar dinheiro.

Almejam mais do que nenhum outro jovem o sucesso profissional.

Desde a adolescência se atormentam com uma definição profissional e, com a idéia de arrumar um trabalho. Logo.
Tímidos, seletivos e acostumados a ficar muito bem sozinhos, os adolescentes deste signo não são exatamente aquilo que se chama de sociáveis.

Escolhem a dedo seus amigos e, se relacionam com eles por muito e muitos anos.

Pragmáticos, esses jovens não gostam de perder tempo com pessoas que não lhes acrescentam nada.

No entanto, antes que esses colegas tornem-se seus amigos, são severamente avaliados por esses sérios e exigentes jovens, que não gostam nada de gente boba e fútil.

É muito comum os adolescentes deste signo, por causa de seu temperamento maduro, se relacionarem com pessoas bem mais velhas do que eles, e, se sentirem melhor assim.

Também é comum encontrar esse jovem numa festa, sentado em outro cômodo da casa, conversando com os pais ou os tios de seus colegas.

Têm mais assunto com eles.
É possível que os adolescentes capricornianos só comecem a namorar mais tarde, quando já tiverem saído da adolescência.

Tímidos e com verdadeiro pavor da rejeição, custam a perceber que alguém está dando a maior bola para eles. Ficam na deles. E a não ser que alguém mais atirado venha explicitamente na direção deles, eles próprios não darão o primeiro passo.

De novo, tudo por medo de pagar mico.

Acabam muitas vezes se apaixonando por pessoas de um pouco mais de idade, com quem se sentem mais seguros.

Muitas vezes passam por frios e indiferentes. Mas é tudo defesa. Por dentro, estão fazendo a maior força para segurar os sentimentos.

Fiéis e estáveis, quando encontram alguém de quem gostam, permanecem por um longo tempo com essa pessoa.

Precisam se encontrar muitas vezes com a pessoa por quem estão interessados, antes de demonstrar o seu próprio interesse.

Não acreditam em amor à primeira vista e ficam muito mais seguros, quando vão sentindo o afeto e desenvolvendo o relacionamento aos poucos.

Os capricornianos, mesmo quando jovens não gostam de perder tempo, e, muito menos de ficar à toa.

O divertimento para eles têm que trazer algum benefício ou utilidade.

Ler um livro ou ir ao cinema, só fará sentido se trouxer algum enriquecimento cultural, por exemplo, não tão somente uma forma de passar o tempo.

Aproveitar o tempo livre, normalmente dedicado ao lazer para pôr as coisas em dia, adiantar uma matéria, consertar um equipamento, por incrível que pareça, para eles é um genuíno prazer.

Passar um fim de semana fora, na montanha, é uma outra grande opção de prazer para esses jovens.

Ficar sozinho em casa, quando a família toda saiu ou, foi viajar, é um privilégio e, um luxo que o jovem capricorniano jamais rejeita.
Não se trata de uma personalidade atlética ou esportiva, mas, o adolescente deste signo p-r-e-c-i-s-a praticar uma atividade física por vários motivos.

Vamos tentar convencê-los

Primeiro - ele pode ser um pouco chegado ao desanimo e a desmotivação e, as atividades físicas produzem naturalmente endorfina, um agente altamente estimulante.

Segundo - eles costumam ter uma tendência a problemas de coluna, articulação e, pela timidez de postura.

Exercícios que corrijam a postura e aumentem a flexibilidade serão um grande benefício.

Terceiro - qualquer atividade física aumenta o contato e a confiança no corpo, o que acaba influenciando positivamente na segurança e na auto-estima.

Fundamentais para eles.

Caminhadas próximas às montanhas são inspiradoras para esses jovens capricornianos.

Lembre-se qualquer exercício que escolham fazer, não deve prejudicar as juntas e articulações, sempre tão frágeis nos capricornianos.

VIDA PROFISSIONAL

Prático e conservador, os Capricornianos gostam de trabalhar duro e fazer as coisas bem feitas, e a paciência e esperteza deles ajudarão a perseverar naquilo onde os outros já desistiram. Aqueles nascidos sobre este signo estão confortáveis como líderes e atualmente preferem este encargo, desde que lhes dê a medida certa de controle, para que isso os acalme. O Capricorniano é totalmente responsável e com grande habilidade em reunir a equipe, extraindo o melhor de cada um dos seus membros. Eles também almejam independência.

O sólido Capricorniano não precisa de cortejos em seu local de trabalho - uns poucos verdadeiros colegas será sempre o melhor para ele. Tradicionalistas como eles são, Capricornianos também valorizam a imagem e provavelmente insistirão que seus colegas de trabalho os olhem com respeito assim como eles os olham desta forma também. Capricornianos são altamente organizados, então sua equipe é um estudo interessante de eficiência. É improvável que sua equipe se dissolva desde que, o Capricorniano saiba fazer a coisa certa (de novo para todos) e estará feliz em carregar um grande fardo.

Todo este trabalho duro pode ser muito exaustante, e é por causa disso que o Capricorniano deva relaxar de tempos em tempos. "Descanso? É apenas um conceito!" dirá o nativo de Capricórnio, como poderíamos esperar. Bem, deveria ser desde que Capricórnio se lembre de ter cuidado dos egos internos deles e deixar que outros assumam algum fardo que será muito melhor no final das contas.

O escritório de Capricórnio é sólido e previsível como deveria ser, cheio de mobília de madeira robusta e resmas de arquivos que facilitarão o bom e duro trabalho. O almoço para ele também é de muita importância - uma churrascaria por perto trará a mensagem certa a clientes e amigos.

Capricornianos podem ser fortes e bem sucedidos chefes, pois gerenciamento é o estado natural de Capricórnio. Eles não estão satisfeitos enquanto não estão no topo. Muitos Capricornianos no topo sentem que precisam de estabilidade e segurança e então apóiam fortemente a ordem e autoridade.

Eles são rápidos para lançar novas idéias, bem como inibir empregados ambiciosos, que pressentem que estão invadindo seu território. Eles não distribuem elogios devido à natureza reservada deles, mas eles são ouvintes simpáticos.

De fato, eles procurarão ouvir a todos ao seu redor. Isto é importante a eles no sentido de manter seus dedos no pulso dos negócios de todos dentro do escritório. Com seus olhos fixos em seus objetivos, o Capricorniano procura sempre trabalhar duro e pode sentir quando as pessoas estão reduzindo a velocidade.

Eles são muito rápidos para detalhar pedidos e demandas, assim, evita o tempo perdido durante os processos. Eles dependem fortemente das experiências passadas - resistir a divergências das experiências pode ser historicamente verdadeiro e próspero. Esta verdade tipicamente inclui honestidade, trabalho duro e ordem, como caminhos para o sucesso.

Se você está tentando se relacionar melhor com seu Chefe Capricorniano, tente entender que por baixo daquele sério e determinado exterior é alguém que pode aproveitar alguma liberdade por uma vez ou outra. Infelizmente, se seus medos podem extrair o melhor deles, eles irão ter períodos de mau humor quando este conflito interno está atingindo o ápice. Este entendimento ajudará você a tolerar a flexibilidade e natureza autoritária deles por muito tempo.