Deus existe?

Trecho do Livro: O Poder do Mito de Joseph Campbell

Existe algo em comum nas culturas que criam essa necessidade de existir um Deus?

(Campbell) Eu acho que quem já teve uma experiência de mistério e deslumbramento sabe que há uma dimensão do universo diferente da que vemos em nossos sentidos. Há uma frase maravilhosa dos Upanishads (partes das escrituras Shruti hindus, que discutem principalmente meditação e filosofia), diante de um pôr-do-sol ou de uma montanha, diante de uma beleza natural, você diz: “Ah...”, então, esta é a participação na divindade!

E acho que é isso mesmo, perceber a maravilha, a experiência de um tremendo poder, que as pessoas que vivem na natureza experimentam o tempo todo. Você sabe que ali existe algo muito maior que a dimensão humana.

Em nosso modo ocidental de pensar, Deus é visto como fonte ou causa das energias e do mistério do universo. Mas na maior parte do pensamento oriental, e também no primitivo, os deuses são manifestações e provimento de uma energia que é, na verdade, impessoal. Eles não são a fonte dessa energia. São o veículo dela. E a força ou qualidade da energia por eles representada determina o caráter e a função do deus. Há deuses da violência, há deuses da compaixão, há deuses que unem os mundos do invisível e do visível e há deuses que simplesmente são os protetores de reis ou nações em suas campanhas de guerra. São personificações da energia posta em jogo.

Mas a fonte última da energia permanece um mistério.  

Deus

Queremos pensar em Deus. Deus é um pensamento, uma idéia, mas se refere a algo que transcende o pensamento. Ele existe para além da existência e da categoria do ser ou não ser. Ele existe ou não existe? Nem existe, nem não existe.

Qualquer Deus, mitologia ou religião são verdadeiros como uma metáfora do mistério humano e cósmico. Quem pensa que sabe, não sabe. Quem sabe que não sabe, este sim, sabe.

Há uma velha história ainda válida, da busca espiritual para encontrar aquela coisa interior que você basicamente é! Todos os símbolos da mitologia se referem a você: você renasceu? Você morreu para a sua natureza animal e voltou a vida como uma encarnação humana?

Na sua mais profunda identidade, você é Deus. Você é um só com o ser transcendental.

Compartilhe este artigo

Faça um comentário

Caso tenha um Perfil ativo no site, entre no Perfil antes para facilitar o preenchimento deste formulário